segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Opinião

Lições de Mandela

Neste fevereiro que acaba hoje completou 21 anos que Nelson Mandela foi libertado da prisão.

Passou 28 anos preso, mas conseguiu se manter livre.

Os seus ideais contra o apartheid permaneceram vivo, ultrapassando as fronteiras de uma África do Sul segregada.

“Liberte Mandela”, era o que o mundo gritava.

Mandela foi defensor da luta armada contra o regime da minoria branca, que massacrava a maioria negra.

Atuou como guerrilheiro e sabotador, a ponto de ser considerado um terrorista.

Foi preso e condenado à prisão perpétua por sua postura radical. Poderia até ter sido executado como “traidor da pátria”.

Os anos de prisão, no entanto, não serviram para endurecer o coração do líder africano.

No dia 11 de fevereiro de 1990 ele saiu maior do que entrou.

Quando todos apostavam na manutenção de uma postura radical e de confronto, Mandela voltou pregando a paz e a unificação da África do Sul.

A postura pacifista lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz, conquistado em parceria com o então presidente sul-africano Frederick Willem De Klerk.

Na cerimônia de entrega do prêmio Mandela reafirmou que De Klerk era seu adversário político, mas a premiação tinha importância para todos os sul-africanos.

Mandela chegou à presidência da África do Sul em maio de 1994. Aquela foi a primeira eleição multirracial do país.

Na presidência da República ainda havia quem esperasse que radicalizasse contra a minoria branca, que tanto mal fez aos negros. Não foi isso que fez.

Nelson Mandela sabia que uma postura radical e de confronto que o que os seus adversários esperavam.

Seria a desculpa ideal para os brancos mostrarem ao mundo que os negros não tinham a grandeza para governar.

O presidente lutou pela unificação da África do Sul sempre surpreendendo os adversários. Mostrou-se um líder do tamanho da sua trajetória. Tornou-se um ícone que vai deitar no berço da eternidade.

Aqui no Acre, os políticos parecem ter perdido a capacidade de surpreender. Tudo está sendo muito previsível. O ódio está presente na maioria dos debates.

Seria importante que as lideranças lessem e vissem mais sobre Mandela.

É um bom conselho.


Mandela amava a África do Sul.


Quem ama o Acre deve agir e pensar grande.


Em tempo: Com mais de um ano de atraso, o repórter assistiu ao filme Invictus.

Estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon, o filme mostra como Nelson Mandela conseguiu unificar a África do Sul através do rúgbi, um esporte destinado à elite branca sul-africana.

No filme, Mandela revela a preferência pelo poema “Invictus”, que você pode ler abaixo:

Invictus

(Título Original: "Invictus")

Autor: William E Henley
Tradutor: André C S Masini

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Poronga de hoje

Poderes dialogando
Tião Viana recebeu em seu gabinete o deputado Elson Santiago (PP). O governador e o presidente da Aleac dialogam para afinar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo. O jovem entre os dois é Elson Santiago Júnior, médico que está terminando a especialização em São Paulo. Júnior é apontado como o sucessor político do pai. É um bom garoto.

Modelo a Rondônia
Experiências bem-sucedidas no Acre na área de gestão pública poderão servir de inspiração para o governo de Rondônia. Semana passada, um grupo de assessores do governador Confúcio Moura (PMDB) veio a Rio Branco trocar figurinhas com os acreanos.

Pró-Saúde
Uma das experiências que será levada e implementada em Rondônia é o Pró-Saúde. O projeto da paraestatal rondoniense foi aprovado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.

Enxugada na máquina
A mesa diretora da Aleac terá que dar uma enxugada na máquina administrativa. Serão feitos cortes profundos nas despesas da Casa.

Salário de deputados
Este mês, por exemplo, os salários dos deputados atrasaram dois dias. Tudo porque foi necessário fazer ajustes em razão do aumento salarial dos parlamentares. O risco de superar o percentual da LRF é grande.

Diálogo necessário
Nesses primeiros dias, o presidente Elson Santiago (PP) e o primeiro-secretário Ney Amorim (PT) não vêm se entendendo. Um conselho da coluna: o melhor caminho é o diálogo. Ambos sairão perdendo se não dialogarem.

Obras públicas
O TCE realiza amanhã e terça-feira um seminário com a presença de técnicos do TCU de Brasília. O tema do evento será os custos das obras públicas. É pertinente.

Comunista na Funasa
O comunista Inácio Moreira caminha para ser o comandante da Funasa do Acre. Trata-se de um jovem comprometido e que tem visão que vai além da política. Tem tudo para ser bem-sucedido.

Perto da avaliação
O governo chega ao segundo mês amanhã. Antes de caírem na folia no carnaval, os secretários e assessores não podem perder de vista que serão avaliados nos próximos dias. Quem não corresponde às expectativas, roda.

Indiretas de botafoguenses
Tião Viana pôs um trinca de botafoguenses nas indiretas. Todos são presidentes de partidos. Hedilberto Saraiva (PDT) é subsecretário, José Afonso (PSDC) ficou na extinta Cila e Glaydson Menezes (PTN), na falecida Colonacre.

Confusão do fuso
Quarta-feira tem mais debate na CCJ do Senado sobre o fuso horário do Acre. Os senadores decidirão se os acreanos voltarão ao horário antigo ou se será apresentado novo projeto de lei para modificar a existente. A reunião deve ser transmitida pelo canal 16.

Palpite da coluna
A coluna vai opinar sobre o que vai acontecer na reunião da CCJ: a maioria dos senadores decidirá pela apresentação de novo projeto de lei. Representantes do Acre na comissão, os senadores Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PMN) terão trabalho para fazer valer a vontade da maioria da população acreana.

Carnaval do Lhé
Abrahim Lhé Farhat telefonou ao colunista para explicar o porquê de não ter comparecido ao carnaval da Tentamem ontem: “Não fui convidado!”. Lhé também reclamou dos organizadores por terem, segundo ele, barrado sua mãe, Silvia Maluf, na festa do ano passado. “O meu avô foi fundador da Tentamem.”

Presença nas escolas
Empossado recentemente na Secretaria Municipal de Educação, o professor Márcio Batista demonstra não ser um homem de gabinete. Todos os dias, das 7h30 às 9h30, tem visitado as escolas para conversar com funcionários. É um caminho bem didático para outros gestores.

Rodada de negociação
Trabalhadores municipais e representantes da prefeitura voltam a sentar na terça-feira para uma nova rodada de negociações. No encontro será apresentada nova proposta de acordo salarial pelos assessores do prefeito Raimundo Angelim (PT).

Flagrado no hotel
O zagueirão Manoel, do Atlético Paraense, será multada pela diretoria do clube por uma estripulia na capital do Acre. Após jogar os 90 minutos contra o Rio Branco, na quarta-feira, o atleta quis a prorrogação com uma garota de programa contratada para diverti-lo. A farra custou mais cara do que o jogador previa.

Adversários homônimos
O Atlético Paranaense tem adversários homônimos hoje e quarta-feira. Joga hoje contra o Rio Branco do Paraná e contra o Estrelão acreano no meio da semana.

Deu no Globo

'O grande desafio é

romper a bolha de poder'

O Globo

Dos 15 senadores da nova bancada do PT, Jorge Viana (AC) é um dos mais próximos do ex-presidente Lula. Enquanto seus colegas só falam dos acertos do governo Lula e do início promissor da gestão de Dilma Rousseff, o ex-governador do Acre - que estreia no Senado - aponta tropeços cometidos pelo ex-presidente e amigo, como na relação com a imprensa. E manifesta preocupação com a agenda excessivamente palaciana de Dilma que, para ele, precisa romper o que chama de "bolha que se forma em torno de quem assume o poder".

Qual sua avaliação do início de governo Dilma? JORGE VIANA: É um momento novo. O ciclo de oito anos, pela primeira vez, foi ultrapassado pelo mesmo projeto político. E o PT tem pouca experiência em governar mais de oito anos. O único caso é o do Acre. É muito difícil suceder a um governo como o de Lula. Ela está tomando a medida certa, reduzindo o ritmo de funcionamento do governo neste início. O maior erro seria continuar na velocidade que ia.

Quais os desafios da presidente e Dilma? VIANA: O governo Dilma tem dois desafios grandes pela frente. Primeiro terá de definir como será sua interlocução com o Congresso. Na minha opinião, ela terá de ser diferenciada, até porque seus integrantes mudaram e muitos não querem atuar na base do fisiologismo. Portanto, será necessário mais debate político, depois dessa lua de mel inicial. Após uma ação tão intensa do ex-presidente Lula, será necessário definir como será a relação do nosso governo com as pessoas, a sociedade, nos rincões desse país.

'Em muitas situações (Lula) passou do ponto'

Ela tem ficado trancada no Planalto... VIANA: Essa agenda da presidente Dilma está deixando muitas pessoas contentes, mas eu não estou. Acho que o governo está indo muito bem, mas este ainda não é o nosso governo. A presidente está aproveitando esse momento de calmaria para organizar a maneira dela trabalhar essa relação com o povo.

Mas dificilmente alguém conseguirá repetir o sucesso do presidente Lula nessa relação direta com a população. VIANA: Ainda é cedo para fazer uma avaliação do governo Dilma, mas acho que essa mudança ainda virá. Uma das coisas mais importantes de um líder é a sua agenda, e não acredito que agenda da presidente Dilma será de palácio, mas será junto do povo, dialogando com as pessoas, nos mais distantes lugares do país. Acredito que Dilma vai pôr em prática os ensinamentos deixados por Lula, que são fundamentais. O povo brasileiro quer calor humano. Sem isso, o governo fica frio, se encastela no que chamamos de bolha do poder. O grande desafio de quem governa e assume uma liderança no Executivo é romper essa bolha que se fecha em torno de quem assume o poder. Não é através de assessores e nem de amigos, nem de aliados, que a gente rompe, mas criando canais diretos com a população, para não ficar preso às circunstâncias..

Há quem identifique ciúme de Lula com elogios a Dilma. VIANA: Eles se gostam, se respeitam. Pela paixão que tinha pelo que fazia, acho que o Lula está enfrentando muita dificuldade para lidar com a nova vida. Não dá para misturar eventuais dificuldades de adaptação, com dor de cotovelo ou ciúme, porque o sucesso de Dilma é o sucesso de Lula.

Há como explicar a relação tão difícil que o ex-presidente manteve com a imprensa ao longo de oito anos? VIANA: Acho que, se tem um ponto que merece reparo na posição do presidente Lula, que é o maior comunicador que a gente tem de referência, foi de ter estabelecido uma marcação direta com formadores de opinião, com jornalistas e com veículos de comunicação. É óbvio que o presidente Lula e o nosso governo foi vitimado em vários momentos, mas a presidente Dilma está mostrando o melhor remédio para lidar com isso, quando diz que prefere a crítica que passa do ponto - até mesmo a que beira a agressão -, do que o silêncio que o Brasil já experimentou no passado. Acho que Lula tem apreço sim por quem trabalha nessa área, até sua própria formação de liderança dependeu muito de uma boa relação (com a imprensa). Ele estava vivendo quase no piloto automático durante a eleição e, mesmo depois dela, numa excitação permanente, fazendo dez discursos por dia, e em muitas situações passou do ponto.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Notas da Poronga

Água do Saerb
A água servida aos convidados à inauguração da sede da Amac foi produzida pelo Saerb.

Tudo bem embalado em copinho de plástico.

A embalagem é bonitinha e a água, bem limpinha.

Será que é a mesma que chega às nossas casas?

Casa própria
Comentário de um vereador de Rio Branco sobre a sede da Amac:

- Até eles têm casa própria e nós estamos sem um local para realizar sessões.

Na galera
Crentes que Tião Viana (PT) iria assistir ao jogo do Rio Branco contra o Atlético Paranaense no camarote, o pessoal da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer preparou um farto buffet.

O governador dispensou tudo, inclusive os seguranças, e desceu para torcer junto com a galera.

Está dando exemplo de como quer a sua administração.

A postura do governador obrigou os organizadores a distribuir os doces e salgadinhos para quem estava no anel superior da Arena da Floresta.

A turma que gosta de boca livre adorou os quitutes.

Jornal do Biléu
Prefeito interino de Sena Madureira, o vereador Biléu do Incra (PR) mandou produzir informativo contando os seus 50 dias à frente do Executivo.

O material tem oito páginas.

O republicano aparece em 24 fotos, sendo que na capa há um pôster.

Trabalhar é preciso. Discrição, também.

Consulta jurídica
Suplente do PRP, Cleudo Paiva deve entrar com ação na Justiça pedindo o mandato de Marcelo Jucá (PSB) na próxima semana.

Paiva está primeiro fazendo consultas jurídicas para se fundamentar.

A ação será movida a partir do entendimento de que o mandato é do partido.

Jucá assumiu no lugar do hoje deputado Astério Moreira, que foi eleito vereador pelo PSB, mas foi autorizado a mudar de legenda pela direção socialista.

Secretário amazonense
Secretário de Produção Rural do Amazonas, o comunista Eron Bezerra veio ao Acre ontem.

Trocou figurinha com o camarada Edvaldo Magalhães, que está à frente da pasta de Indústria no Acre.

Eron Bezerra e Edvaldo Magalhães são presidentes do PC do B no Amazonas e no Acre, respectivamente.

Os dois não conseguiram sucesso nas eleições do ano passado, quando concorreram a deputado federal e ao Senado.

As esposas da dupla, porém, elegeram-se. Perpétua Almeida conquistou o terceiro mandato de deputada federal e Vanessa Grazziotin galgou o Senado.

Pedido de Flaviano
O blogueiro Duda Marques (http://dudamarques13.blogspot.com) diz ter provas de que o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) foi ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), pedir para que o resultado do referendo sobre o fuso do Acre passasse a vigorar somente a partir do dia 20 de fevereiro, quando se encerrou o horário de verão. Qual seria o motivo do pedido mesmo, hein?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Assessores

Senadores montam gabinete

Ao poucos os senadores acreanos vão montando as suas equipes.

Há gabinetes que acomodam situações interessantes.

Os salários não são desprezíveis.

Veja abaixo os vencimentos dos assessores.

Se você quiser saber quem foi nomeado até agora, basta acessar aqui.


Assessor técnico (SF02) = R$ 12.881,00.


Secretário parlamentar (SF01)= R$ 10.325,01.


Assistente parlamentar (AP):


AP01 = R$ 9.919,88.

AP02 = R$ 6.958,74.

AP03 = R$ 3.994,40.

AP04 = R$ 5.680,77.

AP05 = R$ 3.341,97 e motorista.

AP06 = R$ 2.095,33.

AP07 = R$ 2.970,54.

AP08 = R$ 2.431,62.


Frase do dia

"Sucesso e insucesso: galhos da mesma árvore", Hans Kasper

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Artigo

A quem interessa enfraquecer

os petistas do Acre?

Usando setores da imprensa nacional, o Ministério Público Federal voltou a ligar as baterias aéreas e jurídicas contra lideranças petista do Acre, como o senador Jorge Viana e o ex-governador Binho Marques.

Os procuradores da República encontraram espaço na mídia para reabastecer o noticiário com a história da compra do helicóptero pelo governo do Estado. Leia aqui.

A denúncia é que o governo acreano favoreceu a Helibras para adquirir a aeronave. A investigação é legítima. O que não é legitima é a condenação sem julgamento.

Essa história do helicóptero precisa de exemplos.

Toda a frota do governo de São Paulo (mais de 20) foi adquirida na Helibras.

A Helibras tem o governo de Minas Gerais como um dos principais acionistas. 25% das ações pertencem aos mineiros.

São Paulo e Minas Gerais são administrados pelos tucanos. O PSDB caminha para 20 anos no poder do maior Estado do Brasil.

Toda essa implicância com o helicóptero começou quando os procuradores exigiram a retirada da estrela vermelha que adorna a aeronave. O então governador Binho Marques se negou a seguir a recomendação.

Agiu certo. A estrela está na bandeira do Acre criada pelo espanhol Luiz Galvez. É um símbolo de todos os acreanos e não de uma sigla partidária, como querem supor os membros do parquet federal.

É um direito dos procuradores querer explicação sobre a boa aplicação dos recursos públicos. Essa é uma das suas principais atribuições constitucionais.

Atribuição constitucional à parte, não dá para deixar de estranhar a sucessão de ações contra os petistas acreanos.

Fica a impressão de que essas movimentações viraram também uma questão de cunho pessoal.

Os políticos-alvos cometeram erros como qualquer ser humano. É normal que haja muita gente que discorde das suas posições. Isso faz parte da democracia.

São seres humanos como qualquer outro. Cometem erros e acertos.

O que não se pode negar é que essa turma simboliza a mudança positiva operada no Acre nos últimos 12 anos.

Sob comando desse grupo político o Acre saiu da ilegalidade. Deixou de ser manchetes nas páginas policiais para ser destaque como um Estado que faz a boa política com respeito à natureza e ao erário.

É um pessoal que fez uma limpeza no Estado, contribuindo para resgatar a autoestima do povo acreano. Isso jamais pode ser desconsiderado.

O escriba pode estar errado, mas há outras coisas bem mais complexas por traz de toda a história.

Parece que estão querendo jogar os petistas acreanos na vala comum dos políticos, para passar à população local, nacional e mundial que eles são igual aos outros.

Igualando-os ficará mais fácil atingi-los porque não terão mais o escudo sagrado da proteção popular, da ética e da moralidade.

Resta saber até que ponto isso vai ajudar ao Acre.

Foi por mostrar ao país políticos do quilate do Jorge Viana, Marina Silva, Binho Marques e Tião Viana que as portas se abriram para o nosso Estado.

Se pessoas como essas forem igualadas ao que há de pior na política nacional as portas podem se fechar. É certo como dois mais dois são quatro.

O Ministério Público Federal é fundamental como guardião da legalidade, mas também erra.

Em meados da década de 1990, chegou ao Acre o procurador da República Luiz Francisco de Souza Fernandes. Foi fundamental para trazer o Estado à legalidade, quando enfrentou o crime organizado.

Luiz Francisco não teve o mesmo desempenho quando fez acusações infundadas contra o hoje vice-presidente nacional do PSDB, Eduardo Jorge Caldeira.

Foi comprovado que o procurador não estava certo e que fez o uso da imprensa para difundir as suas acusações. Foi punido por isso.

Eduardo Jorge, alias, escreveu o seguinte no livro “Era dos Escândalos”, de Mário Rosa:

“A lógica dos justiceiros, que inicialmente ganham simpatia popular, é executar a tarefa de “limpar a sociedade”, é a mesma que faz representantes da imprensa e do Ministério Público deferirem golpes mortais na honra de um suspeito – ou melhor, daqueles a quem consideram suspeitos – antes que o devido processo legal ou mínino de evidências o tenha incriminado”.

Poema

Invictus

Autor: William E Henley
Tradutor: André C S Masini

Do fundo desta noite que persiste
A me envolver em breu - eterno e espesso,
A qualquer deus - se algum acaso existe,
Por mi’alma insubjugável agradeço.

Nas garras do destino e seus estragos,
Sob os golpes que o acaso atira e acerta,
Nunca me lamentei - e ainda trago
Minha cabeça - embora em sangue - ereta.

Além deste oceano de lamúria,
Somente o Horror das trevas se divisa;
Porém o tempo, a consumir-se em fúria,
Não me amedronta, nem me martiriza.

Por ser estreita a senda - eu não declino,
Nem por pesada a mão que o mundo espalma;
Eu sou dono e senhor de meu destino;
Eu sou o comandante de minha alma.

Frase do dia

“Tem poder aquele em quem a multidão confia”, Ernest Raupack

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curiosidade

Pedro Taques

A maioria dos acreanos ficou sabendo da existência de um senador chamado Pedro Taques na reunião de hoje de manhã na CCJ do Senado.


Eleito pelo PDT do Mato Grosso, ele pediu vista do processo que trata da entrada em vigor do resultado do referendo que decidiu pelo retorno do antigo horário do Acre.


Curioso, o repórter foi pesquisar sobre o parlamentar.


Fiquei sabendo que Taques foi procurador da República no Acre durante três meses. Disse que, nesse período, tomou muito tacacá. Atuou também em Rondônia.


Em 2005, foi voluntário no júri que condenou o ex-deputado Hildebrando Pascoal.


Pedro Taques é conhecido no Mato Grosso pela atuação que teve no combate à organizações criminosas, nas quais estavam envolvidos empresários, políticos e diversas autoridades daquele Estado.


Para se ter uma ideia da postura do senador, ele pediu exoneração do cargo de procurador da República em São Paulo, em março de 2010, para concorrer ao Senado.


São poucas as pessoas que têm essa coragem.

Coisa do Acre

Um cliente enjoado

Que tudo acontece no Acre, ninguém duvida.

Semana passada aconteceu mais um desses fatos “acreanês”.

O cidadão estava em uma pizzaria em Rio Branco e, como não encontrou nada que lhe agradasse no cardápio, levou a mão ao telefone e fez o pedido em outro estabelecimento alimentar.


Não demorou dez minutos para o entregador estacionar a motocicleta e adentrar ao recinto com uma embalagem cheia de esfirra.


O leitor, certamente, ficou curioso para saber quem é o freguês tão enjoado.

Vou dizer.


Trata-se do empresário João Batista Badate, que, gentil, pagou os 10% do garçom da pizzaria e acrescentou uns reais para arcar com a taxa de entrega.

Enjoado desse jeito, é capaz de chegar numa festa de aniversário levando o seu próprio bolo.

Crédito premiado

Basa do Acre o melhor
desempenho da Amazônia


A Superintendência do Banco da Amazônia (Basa) no Acre foi escolhida a melhor da região no ano passado em cumprimento de metas.

O pessoal do Acre foi escolhido nas categorias de melhor Superintendência, Superintendência Ouro e Agência Ouro Rio Branco Metropolitana.

O gerente de Agência Metropolitana, José Cordeiro, e o gerente de relacionamento pessoa jurídica de Cruzeiro do Sul, Raimundo Lopes, também serão premiados.

Os números do Banco da Amazônia em 2010 são animadores.

Pela primeira vez na história foi superada a meta de aplicações no FNO, que era de R$ 204 milhões. Foram aplicados R$ 208 milhões.

A meta do Pronaf também foi superada com folga. Era de R$ 24 milhões e chegou a R$ 37 milhões.

Animado com os resultados, o superintendente Marivaldo Melo destaca que o desempenho foi possível graças as parcerias com o governo do Estado, Sebrae, as federações do Comércio e da Indústria e associações comerciais.

“Não podemos deixar de citar o empenho dos funcionários na operacionalização de crédito”, destaca Melo.

A entrega da premiação será na maravilhosa Porto de Galinha (PE), no período de 24 a 27 deste mês.

Vista coletiva

Decisão sobre o fuso
na quarta que vem

Ficou para a próxima quarta-feira a decisão sobre a aplicação do resultado do referendo do fuso horário.

O presidente da CCJ do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), concedeu pedido de “vista coletivo” aos integrantes da comissão.

A reunião da CCJ, transmitida ao vivo pela TV Senado, foi marcada pela troca de farpas entre os senadores Sérgio Petecão (PMN) e Jorge Viana (PT).

Viana lembrou que essa é uma questão de interesse nacional e não apenas do Acre.

Como blog havia adiantado, o senador petista se posicionou favorável ao cumprimento do que foi decidido no referendo.

“Não acredito que alguém possa se levantar contra a vontade popular. Tenho o dever de fazer valer a decisão do povo”, disse.

O senador petista, porém, ponderou sobre o risco que uma decisão precipitada pode trazer. Chegou a propor que Petecão apresentasse uma lei para mudar a lei em vigor. Se prontificou a fazer a defesa.

Petecão, é claro, não aceitou.

Na próxima semana tem mais. A população passará mais algumas horas ouvindo a lenga-lenga.


Presidência do Incra

Paraense irá presidir o órgão

O ex-secretário de Agricultura do Pará Cássio Alves Pereira será o próximo presidente do Incra nacional.

O martelo foi batido ontem durante reunião da bancada paraense com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

O cargo foi recusado pelo secretário de Fazenda do Acre, Mâncio Lima Cordeiro.


Frase do dia

Perdoe seus inimigos, mas não
esqueça os seus nomes”. John Kennedy

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Navalha na grana

Corte de emendas
ultrapassa R$ 100 mi

A navalha utilizada pela presidenta Dilma Rousseff para cortar gastos no Orçamento-Geral da União acertou os cofres do Acre em R$ 108,1 milhões.

Foram navalhados R$ 97,6 milhões de emendas de bancada e outros R$ 8,4 milhões de emendas individuais de deputados e senadores.

Considerada de suma importância para o desenvolvimento industrial do Estado, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) não constará com R$ 29,1 milhões para implantação da sua infraestrutura. O dinheiro viria por meio da Suframa.

Também entrou no corte a liberação de R$ 24,9 milhões para investir na aquisição de equipamentos para o escoamento da produção agrícola e florestal do Vale do Juruá.

A deputada Perpétua Almeida (PC do B) foi a que mais sofreu cortes. Neste caso utilizaram a foice para atingir R$ 4,2 milhões das suas emendas. A de maior valor (R$ 3 milhões) seria para a implantação de uma Área de Livre Comércio em Rio Branco.

Perpétua Almeida é seguida pelo ex-deputado federal Fernando Melo (PT), que ficou sem aprovar R$ 1,8 milhão. O petista, porém, destinou R$ 900 mil para o Embrapa de Cruz das Almas, na Bahia.

Marina Silva foi a única senadora atingida pela navalha de Dilma. O corte golpeou R$ 1,2 milhão de suas emendas.

Os outros parlamentares atingidos foram: Sergio Petecão (R$ 200 mil), Gladson Cameli (R$ 200 mil), Henrique Afonso (R$ 700 mil) e Ilderlei Cordeiro ( R$ 150 mil).

A divulgação dos valores foi feita pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, que é responsável pela análise das propostas orçamentárias concebidas pelo Executivo.


O governo justificou os cortes alegando que: os recursos reservados pelos parlamentares seriam insuficientes para cobrir os custos dos projetos beneficiados e assegurar sua conclusão dentro dos prazos estipulados no Plano Plurianual


Segunda justificativa é de que diversas emendas foram incluídas em ações que, de acordo com a LDO, não podem sofrer contingenciamento.

Veja a que as emendas se destinavam

Emendas de bancada – valor total R$ 97.665.388,00

Especificação

Valor R$

Sistema de resíduos sólido em Cruzeiro do Sul

6.095.804,00

Aquisição de equipamentos para apoio ao escoamento da produção

19.215.847,00

Implantação da infraestrutura na Zona de Processamento de Exportação do Acre

29.153.847,00

Aquisição de equipamentos para o escoamento da produção agrícola e florestal no Vale do Juruá

24.913.288,00

Ampliação e revitalização da infraestrutura física das unidades da Embrapa

11.661.539,00

Ampliação e reforma de mercado em Rio Branco

6.625.874,00

Emendas da deputada Perpétua Almeida – valor total R$ 4,2 milhões

Especificação

Valor R$

Estruturação da rede de serviços da proteção social especial

150.000,00

Fomento e projetos em arte e cultura no Estado

200.000,00

Estruturação da rede de serviços da proteção social especial

700.000,00

Estruturação da rede de serviços da proteção social especial

150.000,00

Apoio ao projeto da Área de Livre Comercio de Rio Branco

3.000.000,00

Emendas do deputado Fernando Melo – valor total R$ 1,8 milhão

Especificação

Valor R$

Fomento a projetos em arte e cultura no Estado

200.000,00

Transferência de tecnologia para a inserção social

500.000,00

Transferência de tecnologia para o desenvolvimento do Agronegócio em Cruz das Almas, na Bahia

100.000,00

Ampliação e revitalização da infra-estrutura física das unidades da Embrapa em Cruz das Almas, na Bahia

800.000,00

Estruturação das redes de serviços da proteção social especial

200.000,00

Emendas da senadora Marina Silva – valor total R$ 1,2 mil

Especificação

Valor R$

Construção do edifício-sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em Brasília

100.000,00

Estruturação da rede de serviços da proteção especial em Rio Branco

600.000,00

Estruturação da rede de serviços da proteção social especial em Rio Branco

500.000,00

Emenda do deputado Gladson Cameli – valor total R$ 200 mil

Especificação

Valor R$

Fomento à elaboração e implantação de projetos de inclusão digital em Rio Branco

200.000,00

Emendas dos deputado Henrique Afonso – valor total R$ 700 mil

Especificação

Valor R$

Instalação de espaços culturais em Feijó

500.000,00

Promoção da inclusão produtiva em Rio Branco

200.000,00

Emenda do deputado Ilderlei Cordeiro – valor total R$ 150 mil

Especificação

Valor R$

Estruturação da rede de serviços da proteção social especial de Rio Branco

150.000,00

Emenda do deputado Sérgio Petecão – valor total R$ 200 mil

Especificação

Valor R$

Transferência de tecnologia para a inserção social em Rio Branco

200.000,00