sábado, 17 de janeiro de 2009

Caminhos das Índias

Nossa estrela indianaAcreanos e acreanas que gostam de novela têm um motivo extra para assistirem, a partir de segunda-feira, o folhetim Caminhos das Índias. Além de ser escrita por Glórias Perez, a trama conta com a participação de bela Brendha Haddad, que interpretará a indiana Rani.

Na imagem ela aparece vestida de noiva, pronta para casar com o jovem Komal, interpretado por Ricardo Tozzi. A moça, realmente, é linda.

Cheiro de golpe

Sistema do TCE nas prefeituras
Prefeitos eleitos e reeleitos estão sendo visitados por representante de uma empresa que diz ter à sua disposição um sistema que conta com um programa de folha de pagamento recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Esta é uma denúncia que chegou ao blog e merece ser apurada.

Segundo a denúncia, para que o vendedor tenha maior poder de convencimento, é feita uma ligação para um funcionário do TCE, que confirma ser o sistema recomendado pela corte.

O custo do sistema, que vai com o funcionário do TCE incluso, gira em torno de R$ 5 mil. Algumas prefeituras já teriam, de acordo com a fonte, entrado no golpe.

Eleição no Senado

Tião: "Vamos ao voto"
Tião Viana (PT) afirmou que não teme enfrentar José Sarney (PMDB-AP) na disputa pela presidência do Senado. É o que informa o jornalista Josias de Souza. Instigado sobre o assunto, o acreano teria dito: “Não tenho o menor receio. Ele é senador como eu. Vamos ao voto".

A entrevista do petista está no blog do Josias -
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Itaan sai

Binho faz mudanças
na Comunicação
O jornalista Itaan Arruda deixará a assessoria do governador Binho Marques.
Arruda voltará a comandar o jornalismo da TV Aldeia.

Para o seu lugar, Binho Marques nomeará a também jornalista Tainá Pires, que atualmente está desempenhando a função que será exercida por Arruda.

Este remanejamento já havia sido anunciado, há cerca de um mês, pelo jornalista Altino Machado –
www.altino.blogspot.com -, mas fora desmentido pela turma do governo.

A equipe de comunicação da administração estadual foi comunicada da decisão de Binho Marques.

Outra mudança é que o jornalista Anibal Diniz retornará para a Secretaria de Comunicação.

Jorge Henrique, o atual secretário, comandará o Sistema Público de Comunicação.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Confusão na Caixa

Exonerados na prefeitura
ficam sem o FGTS
Esta quarta-feira será de muita confusão nas agências da Caixa Econômica Federal em Rio Branco.

Funcionários da instituição estão se recusando a pagar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos ocupantes de cargos comissionado exonerados da Prefeitura de Rio Branco.

A recusa é pautada na alegação de que o prefeito Raimundo Angelim fez um decreto de exoneração genérico, sem nomear as pessoas exoneradas.

O pessoal do banco exige decretos nominativos para cada uma das pessoas que ficaram sem emprego, mesmo que por pouco tempo, como são os casos dos secretários.

O pior é que o pessoal queria receber o FGTS para fazer frente à várias despesas pessoais.
Para que o impasse não seja maior, é melhor a direção da Caixa fazer o uso do velho e sempre recomendado bom senso.

Mandato do partido

Retorno do Judiciário e
a Merla na política
Com o fim do recesso forense, a partir de hoje, as expectativas ficam por conta da decisão que o Pleno do Tribunal de Justiça tomará acerca do mandato que foi do prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT). Atualmente, a vaga está sendo ocupada na Aleac pelo petista Merla Albuquerque, por meio de um mandado de segurança.

A verdade é que, ao entender que o mandato pertence ao partido, o desembargador Feliciano Vasconcelos, literalmente, jogou Merla no ventilador da política.

O desembargador defende uma tese nova, inédita e, caso seja mantida nas instâncias superiores, irá mudar muito as composições das assembleias legislativas brasileiras.

A tese defendida por Feliciano Vasconcelos é a da irredutibilidade das bancadas.

Se ela vingar, 25% da atual composição da Aleac terá que ser alteradas porque, antes de entrar em vigor as regras da fidelidade partidárias, em março de 2007, vários parlamentares trocaram de legenda.

Numa hipótese da liminar concedida por Feliciano Vasconcelos ao PT ser mantida, os seguintes deputados, casos os seus partidos reivindiquem os mandatos, perderiam assento no Legislativo: Luiz Calixto, que deixou o PDT; Donald Fernandes e N. Lima, que foram eleitos pelo PPS, mas se filiaram no PSDB e DEM, respectivamente; Helder Paiva, eleito pelo PSDB, mas se filiou ao PR; Mazinho Serafim, expulso do PT e se filiou ao PSDB e Josemir Anute, que entrou na vaga da ex-petista Naluh Gouveia.

Com a eventual perda dos mandatos dos seis deputados que trocaram de legenda, entrariam os seguintes suplentes: Chico Batista (PDT), Tarcisio Pinheiro (PPS), Francisco de Jesus (PPS), Rafael Lemos (PSDB), Tanízio de Sá (PT) e Gilvandro de Assis (PT).

Pela atua lógica imposta por um dos membros do Judiciário acreano, o PT, que elegeu sete deputados em 2006, ainda pode brigar por duas vagas: as ocupadas por Mazinho Serafim e Josemir Anute. Isso acontecendo, o presidente regional da legenda, Leonardo de Brito, passaria a ser o primeiro suplente.

Eleição na Aleac

Data marcada
Está definido. A eleição para a próxima mesa diretora da Aleac será no dia 2 de fevereiro, numa segunda-feira.
Com quem se parece? Essa imagem foi tomada emprestada da Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br. É de autoria do craque Sérgio Vale. Trata-se de uma escultura de José Plácido de Castro.

A obra, assinada pela artista plástica Christina Motta, está exposta no local onde tombou o comandante da Revolução Acreana.

Este Plácido está parecido com outro personagem da história recente. Veja o cavanhaque e tire as suas conclusões.