terça-feira, 5 de julho de 2011

Deu na Folha Online

Câmara aprova mudança

de fuso horário no Acre

DE SÃO PAULO

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou nesta terça-feira, em caráter conclusivo, o projeto que altera o fuso uso horário do Acre e da região sudoeste do Amazonas.

O projeto de lei, do deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), altera de "menos quatro horas" para "menos cinco horas" do fuso horário Greenwich. Na prática, os moradores dessas regiões deverão atrasar seus relógios em uma hora, ficando duas horas atrás do horário de Brasília.

A proposta ratifica o resultado de referendo realizado no Acre, em outubro do ano passado, quando quase 60% dos eleitores rechaçaram o horário imposto pela Lei 11.662/08. Essa lei determinou que a região adiantasse os relógios em uma hora.

À época do referendo, emissoras de televisão se posicionaram contra o atraso em uma hora, que as obrigaria a ajustar a grade de programação exclusivamente para o Estado para se adequar à classificação de horário por faixa etária.

O texto aprovado pela CCJ agora seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo plenário da Câmara.

SENADO

No Senado, projeto semelhante propondo a mudança no fuso horário do Acre e proposto pelo senador Pedro Taques (PDT-MT) foi aprovado na CCJ no início de junho. O texto aprovado, no entanto, altera ainda o fuso horário em outros dois Estados.

Ele determina que o extremo oeste do Pará e a parte do Amazonas localizada a leste de uma linha imaginária que une o município de Tabatinga (AM) e Porto Acre (AC) teriam uma hora a menos em relação a Brasília, enquanto o restante do Pará teria fuso idêntico ao de Brasília.

O texto aprovado no Senado ainda aguarda votação na Câmara.

Com Agência Câmara e Agência Senado

Um comentário:

Mayra Cunha disse...

Olá, Leonildo, trabalho na TV Senado e gostaria de lhe enviar o release do programa Assunto de Estado que vai reunir a bancada do Acre na próxima segunda-feira, dia 8 para discutir assuntos referentes ao estado, ao vivo. Por favor, me envie seu email: mayra@senado.gov.br. Grata!