terça-feira, 5 de julho de 2011

Poronga

“Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão.”
Papa João Paulo II

Chega de vereadores
Não é apenas no Acre que o aumento do número de vereadores está sendo debatido. Esse é um assunto que agita vários municípios. Em Jaraguá do Sul (SC), porém, os moradores não parecem querer aumentar a representação. Veja os outdoors que foram espalhados na cidade. Se a moda pega...

Na frente

Hoje o governo encaminha à Aleac o projeto de lei que estabelece o reajuste salarial dos funcionários representado pelo Sinteac e pelo Iapen, categorias que fecharam acordo econômico com o Estado. Os proventos do mês de julho já incorporarão o reajuste negociado.

Anúncio de greve
Sindicatos ameaçam grevar a partir de amanhã. Terão que convencer os funcionários, haja vista que, até agora, não conseguiram mobilizar a turma para fazer manifestação de grande impacto nas ruas de Rio Branco.

Vozes tucanas
Pode até ser coincidência, mas as categorias mais agitadas têm vinculação com o PSDB. Os militares são liderados pelo deputado Wherles Rocha, o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Antonio Daniel, concorreu a uma cadeira na Aleac pelo partido e o assessor do Sindicato dos Médicos é o tucano Réssine Jarude. É um ponto a ser analisado.

Eleição tucana
Ainda na presidência do PSDB, Tião Bocalom convocou eleição para o diretório estadual do partido. O pleito está marcado para o dia 30 deste mês. Resta saber se haverá ou não, uma vez que o deputado federal Marcio Bittar tem a bênção do tucanato nacional para assumir o comando da legenda.

Mudança de plano
A ascensão de Marcio Bittar ao comando do PSDB no Acre obrigará as lideranças oposicionistas a mudar de plano. As chapas para a prefeitura de Rio Branco e das eleições de 2014 estavam praticamente prontas.

Apêndice do senador
Partidários de Bittar afirmam que o PSDB caminhava para ser um apêndice do senador Sérgio Petecão (ainda no PMN). Os tucanos fundamentam o argumento lembrando a nomeação do dirigente da legenda Normando Sales no gabinete do parlamentar.

Certeza da vitória
O que ocorre no ninho tucano é que eles têm a certeza de que vencerão as eleições municipais de 2012. Esse pessoal deve lembrar que certeza demais na política atrapalha mais do que ajuda.

Serra presidente
Não é demais lembrar que os tucanos e demais oposicionistas, em julho de 2010, tinham certeza de que José Serra seria eleito presidente da República. Chegaram a lotear os cargos federais no Acre. Um ano depois a petista Dilma Rousseff estava na dianteira e foi eleita.

Força nacional
Primeiro foi Gladson Cameli, que tomou o comando do PP para si. Esta semana será a vez de Marcio Bittar no PSDB. O que aconteceu no partido é o exemplo acabado da força em nível nacional que tem um deputado estadual.

Poder nos partidos
Flaviano Melo comanda o PMDB, Gladson Cameli dá as cartas no PP, Marcio Bittar vai mandar no PSDB, Antonia Lúcia é a senhora absoluta no PSC, Henrique Afonso tem bastante influência nos destinos do PV e Perpétua Almeida ajuda a manter a estrutura do PC do B. São seis exemplos de quem realmente tem poder nos partidos.

Festa maçônica
Maçons do Acre estão em festa com a eleição do acreano Vanderlei Freitas Valente para o cargo de secretário-geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMBS). O pleito foi realizado ontem, em Aracaju (SE).

Ainda o Coêlho
Afirmando que o colunista não foi honesto no tratamento da notícia, o professor Carlos Augusto Coêlho enviou e-mail negando ressentimentos. Disse que sua nota não contém rancor, porque no seu coração não há lugar para ódio e rancor. “O que não tolero é a injustiça. O que fiz foi responder as agressões e os insultos que foram assacados conta a minha pessoa, no dia do ato de desagravo do PT.”

Eu sozinho
Coêlho admite que ficou sozinho na luta para conquistar o mandato de senador na Justiça. Afirma, porém, estar tranquilo e consciente por ter exercido o seu direito. “Por outro lado, como democrata que sou, aceitarei a decisão que for proferida quanto ao julgamento do Agravo Regimental que em agosto será julgado pelo Plenário do STF.” Resta esperar.

Varal na Biblioteca
O ex-deputado federal Marcos Afonso informa que assumiu a direção da Biblioteca da Floresta. Pretende transformar o belo espaço num verdadeiro Varal de Ideias.

Neymar do Acre?
Vendido como o “Neymar do Acre”, o atacante Jô, que foi artilheiro do Campeonato Acreano com 18 gols, deverá ir para o Atlético Paranaense. O atleta jogador faz parte da empresa Gênio Esporte. Ele embarca amanhã para o Paraná.

Vaga de desembargador
Começou a valer ontem o edital publicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abrindo inscrição para os advogados que pretendem se habilitar ao cargo de desembargador. As inscrições ficarão abertas até o dia 25.

Volta à rotina
Tião Viana reassume o governo esta semana. O governador passou alguns dias no exterior. Com seu retorno, a rotina normal de governo também deve regressar. É que muitos secretários aproveitaram para também descansar. Não é para ser assim.

Silêncio verde
Marina Silva está de malas prontas para deixar o PV. Tudo bem: a notícia não é nova. O que causa estranheza, porém, é o silêncio dos verdes no Acre. Não se vê ou ouve qualquer manifestação.

Saída na quinta
Matéria assinada pela jornalista Daiene Cardoso (Agência Estado) afirma que Marina Silva anunciará a saída do PV na quinta-feira, em São Paulo. Com ela sairão várias lideranças, como os empresários Guilherme Leal e Roberto Klabin, além do ex-deputado federal Fernando Gabeira.

Mandou...
... e não chegou. A lentidão dos Correios para entregar correspondência foi a responsável pelo insucesso do ciclo de conciliação realizado pela Justiça do Acre no período de 20 a 24 de julho. Das mais de 700 intimações enviadas pela 2ª Vara Cível, menos da metade chegou ao destinatário. Foram realizadas apenas 192 audiências, que resultaram em 55 acordos.



Nenhum comentário: