quinta-feira, 30 de junho de 2011

Poronga

“Nada parece interessante se
pertence a você - só quando não pertence.”
Natalie Babbit

Padeiro na FPA
Veja bem esta foto. Não é um peão qualquer que pegou o boca-de-lobo para cavar buraco. Trata-se do prefeito de Bujari, Edvaldo Padeiro (PMDB). Bem direto, ele enviou contragolpes ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), e ao senador Sérgio Petecão. Também confirmou o que muito se comentava: vai para a FPA. É um homem trabalhador que a oposição perde. Tem mais informação no site www.contilnet.com.br

Prazo curto
Os deputados entram em recesso no dia 15. Têm, portanto, duas semanas para votarem o projeto de lei que garante o reajuste de 20% aos funcionários públicos proposto pelo governo do Estado. A matéria deverá ser encaminhada à Aleac na próxima semana. O prazo é curto.

Fora da folha
Os sindicatos que não negociarem deixarão o reajuste de seus filiados fora da folha de pagamento. A primeira parcela de 5% sairá apenas para quem fechou acordo com a equipe de negociação.

Posição formal
Está claro que o governo não aumentará o percentual de reajuste. Diante dessa situação, seria oportuno que os sindicalistas descontentes apresentassem uma posição formal, por meio de documento, à equipe de negociação, rejeitando o reajuste.

Ponto em comum
Aparentemente, médicos e policiais militares não têm ponto em comum para fazerem reivindicação salarial em conjunto. Mas têm. Os homens de farda são liderados pelo tucano Wherles Rocha. Os homens de branco, por sua vez, são assessorados pelo também tucano Réssine Jarude.

Olha o sangue!
Cena deveras interessante na fraca manifestação de terça-feira. No mesmo ambiente estavam médicos e um açougueiro. Todos queriam ver sangue.

Análise do fracasso
Cabisbaixos, sindicalistas reuniram-se ontem na sede do Sindicato dos Médicos para analisar o fracasso da manifestação de terça-feira. O diagnóstico encontrado: sem apoio da base o movimento está em coma.

Perto da base
Mais experiente, o vereador e sindicalista Marcelo Jucá (PSB) disse na reunião o que a coluna vem avisando há um bom tempo. Leia a frase do socialista: “Quando se vai a uma greve, tem que se ver como estão as bases. Não podemos anunciar uma greve sem combinar com os servidores”.

Vizinhos de biqueira
O Sindicato dos Médicos é quase vizinho de biqueira da Secretaria de Assuntos Institucionais, onde as articulações políticas do governo são feitas. Foi lá onde os demais sindicalistas se reuniram. Talvez não estejam falando o mesmo idioma porque entre os prédios há uma escola de línguas.

Fim das coligações
O fim das coligações proporcionais foi aprovado na CCJ do Senado. Se a matéria for aprovada em Plenário, será um duro golpe nos partidos considerados nanicos. O relator foi o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que se manifestou favorável.

Força dos grandes
Uma Proposta de Emenda Constitucional como essa tem amplas chances de ser aprovada em Plenário porque conta com o apoio dos partidos considerados grandes, como PSDB, PMDB e PT.

Com os pequenos
Dentre os senadores que votaram contra a PEC está Sérgio Petecão, que foi dono do nanico PMN no Acre durante anos e trabalha para formar o PSD. Segundo ele, nem tudo que aconteceu de ruim na política pode ser creditado aos partidos pequenos. Será que não?

Cartão Calamidade
Até o fim do ano, os municípios e Estados em situação de emergência ou calamidade pública passarão a dispor do Cartão de Pagamento de Defesa Civil. Será um instrumento para que os recursos federais sejam usados no atendimento à população vitimada.

Menos burocracia
O “Cartão Calamidade” vai diminuir a burocracia. O gestor poderá debitar em conta específica, aberta em agência de banco oficial, as despesas com a compra de alimentos, remédios e colchões, entre outras coisas indispensáveis.

Alô de Jorge
Jorge Viana (PT) teve um encontro com o vice-presidente da Oi, José Luiz Simão. Aproveitou para reivindicar oferta de serviços de telecomunicações eficientes no Acre para viabilizar a criação de um call center e gerar cerca de 10 mil empregos no Estado.

Disposição e apoio
Viana disse ao dirigente da OI que o governador Tião Viana está disposto a fazer investimentos no treinamento de pessoal e conta com o apoio do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

Facilidades de Bittar
A mesma facilidade que tem para ganhar votos, o deputado federal Marcio Bittar (PSDB) tem para perder aliados. Em poucos dias a coluna contabilizou dois. Ambos fizeram questão de registrar o que classificaram de “ingratidão” em textos publicados na net.

Lixo eletrônico
A baixa mais recente no exército é o blogueiro Acreúcho. Ele postou em seu blog rosário de lamentações. Insatisfeito, classificou os releases enviados pela assessoria de Marcio Bittar para sua caixa de mensagens como “lixo eletrônico”. Leia mais no seguinte endereço: http://blogdoacreucho.blogspot.com/.

Marineiros liberados
A Folha de S. Paulo de ontem trouxe a informação de que Marina Silva autorizou que seus aliados busquem abrigos temporários em outras legendas para disputar as eleições do próximo ano. Os “marineiros” vão se espalhar por vários partidos.

Espírito da Coisa
Antonio Alves captou o espírito da coisa no artigo assinado pelo deputado federal Sibá Machado (PT) e publicado no Página 20 de terça feira. Tanto o texto petista quanto o do jornalista foram reproduzidos no blog www.leonildorosas.blogspot.com. É uma interpretação de quem entende como as coisas funcionam nas entranhas petistas.

Ensinamentos de Sócrates
Na mesma coluna, Antonio Alves reproduz um texto do grego Xenofonte, discípulo de Sócrates, narrando o encontro do filósofo com um jovem postulante ao governo da cidade. Essa é uma leitura obrigatória, principalmente para a turma que pretende chegar à prefeitura de Rio Branco.

Início do carnaval
Deputados estaduais realizaram sessão ontem à noite em Brasileia. Há quem considere que o evento marcou o início do carnaval fora de época no município, também chamado de Carnavale. O que não falta nesta legislatura é parlamentar carnavalesco e carnavalizado.

Vevé Valente

Esta foi uma semana de perdas para o Atlético Acreano. Além de ficar fora da disputa do título do estadual de futebol, o Galo Carijó perdeu um dos seus mais tradicionais torcedores: Vevé Valente. A coluna se solidariza com os seus filhos Nonato Moleza, Aurélio e Pimpolho.

Nenhum comentário: