terça-feira, 21 de junho de 2011

Poronga

“É melhor galgar um metro e parar, mesmo quando
você quer percorrer um quilômetro.”

Hubert H. Humphey

Veneno de cobra
Na política há muitas pessoas como essa bichinha “capturada” sobre uma árvore pelo repórter fotográfico Regiclay Saady. São seres lisos, sorrateiros e bastante venenosos. É recomendável ficar atento para não ser picado e, se for, contar com a proteção do soro antiofídico.

Emenda à inicial
Está no site do STF. O ministro Antonio Dias Toffoli leu e releu as 26 páginas do mandado de segurança impetrado pelo Tribunal de Justiça contra o governo do Estado do Acre e não entendeu o que o Judiciário realmente quer. Tanto que determinou que fosse feita uma emenda ao pedido inicial.

Dez dias
O despacho de Dias Toffoli foi publicado na sexta-feira. Ele concedeu 10 dias para que o advogado contratado pelo Tribunal de Justiça, Jorge Araken Filho, explique melhor o que realmente pretende. O causídico terá que queimar pestanas.

Caiu mal
O fato é que não caiu bem a iniciativa do Judiciário de contratar uma banca de advocacia para defender seu pleito. O correto, salvo melhor juízo, seria solicitar os trabalhos da Procuradoria-Geral do Estado, que é a responsável por essas questões.

Hora de ouvir
O colunista conversou por telefone com o relator da LDO, deputado Geraldo Pereira (PT). O petista falou sobre a reunião de ontem na Comissão de Orçamento e Finanças da Aleac com três juízes e quatro técnicos do Poder Judiciário. O parlamentar não emitiu juízo de valor. Limitou-se a declarar que esse é o momento de ouvir os poderes.

Próxima semana
Geraldo Pereira, porém, deixou escapar que o tempo para a audição não será tão demorado como querem alguns. Segundo ele, a previsão é de que seu relatório esteja pronto na próxima semana. Pereira foi ex-secretário de Fazenda e entende do negócio.

O outro lado
No fim da tarde, Pereira teve reunião com o secretário de Fazenda Mâncio Cordeiro, com o assessor especial do Executivo Carioca Nepomuceno e com o líder do governo na Aleac Moisés Diniz. A pauta não podia ser outra: LDO. O deputado foi ouvir a opinião do lado do Executivo. Detalhe: o encontro foi na sala do secretário Mâncio Cordeiro.

Votos de Fernando
Fernando Melo embarca no PMDB apontado como provável candidato do partido à prefeitura de Rio Branco. A expectativa é grande, mas é sempre bom confrontar a fama como a quantidade de votos. Nas eleições de 2010, quando não conseguiu renovar o mandato, o ex-deputado federal pelo PT obteve 6.919 sufrágios na capital.

Votação de Correia
Oponente direto de Fernando Melo no PMDB, o ex-deputado João Correia concorreu ao Senado e obteve 57.301 votos na capital. E olha que nem fez campanha. Passou o tempo brigando e fazendo greve de fome.

Quadro diferente
É claro que os menos de sete mil votos obtidos por Fernando Melo não significam que será mal-sucedido numa eventual disputa para a prefeitura. Mas não deixa de ser uma sinalização de que o novo peemedebista necessitará de bastante suplemento eleitoral.

Bichos de pena
Os bichos de pena não se deram bem na semifinal do Campeonato Acreano de Futebol. O Galo (Atlético Acreano) não aguentou o Plácido de Castro. Na segunda partida a Águia (Juventus) sucumbiu diante do Rio Branco. Se quiserem voar até a final, os derrotados necessitam melhorar a performance no próximo domingo.

Idade de dama
É regra da boa educação não revelar a idade de uma dama. Quando a revelação é feita de forma equivocada, é quase imperdoável. Foi o que aconteceu com a coluna, ao publicar que a desembargadora Miracele Lopes Borges irá se aposentar porque completará 80 anos. O erro gritante adicionou mais uma dezena de anos à magistrada. Mil perdões.

Pelo interior
Conduzido de forma biônica à presidência do PP no Estado, o deputado Gladson Cameli fez um périplo pelo interior. Foi acompanhado de dirigentes partidários conversar com as bases.

Perda de patente
Com a ascensão de Cameli ao posto de general, o ex-presidente do PP João Pereira foi rebaixado de patente. Agora é vice-presidente. Pereira é ligado ao vice-governador César Messias.

Diretórios fixos
Entre as primeiras medidas adotadas por Gladson Cameli na presidência do PP está a de instalar diretórios fixos em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Brasiléia. São municípios com os maiores colégios eleitorais.

Recomendação do TCE
Não é de exclusiva iniciativa da mesa diretora da Aleac a mudança de regras para a cota de passagem e do uso da verba de gabinete. Essa é uma recomendação expressa do TCE. O assunto vem sendo tratado desde o início do ano e já consumiu muitas horas de conversa.

Ajuste na Câmara
O que a Aleac fará vem sendo feito há mais tempo na Câmara de Vereadores de Rio Branco. Os parlamentares municipais foram obrigados a se ajustarem à legislação por recomendação da corte de contas.

Dono de partido
Flaviano Melo veio a público declarar que o PMDB não tem dono. É preocupante quando um presidente de legenda age dessa forma. Afinal, essa questão de propriedade de legenda lhe é imputada há muito tempo.

Caravana santista
Vários santistas embarcam hoje para São Paulo. Vão assistir à final da Libertadores amanhã, no Pacaembu. A espinha da turma do peixe pode ficar engasgada na garganta se o Peñarol do Uruguai resolver engrossar o caldo.

Dia de conversa
Ontem, a tarde foi intensa pelas bandas da Secretaria de Assuntos Institucionais. Representantes dos servidores públicos debateram muito com a equipe de governo. Não está longe o entendimento.

Governador em Sena
Tião Viana (PT) hoje praticamente madruga em Sena Madureira. Lança, às 8 horas, o Programa Ruas do Povo. Serão pavimentadas 19 ruas, perfazendo quase quatro quilômetros. O lançamento será no bairro Eugênio Augusto Areal.

Terceira visita
Sena Madureira vem merecendo atenção especial do governador. Em menos de três meses, essa será a terceira vez que o governador visita o município.

Aniversário da Diocese
Católicos do Acre, preparam-se para uma grande festa. Quinta-feira terá a celebração de Corpus Christi e a abertura do ano jubilar. Será comemorada a passagem da Prelazia para a categoria da Diocese em Rio Branco. O evento religioso acontecerá na Praça da Revolução, a partir das 5 horas. A instalação da Diocese ocorreu no dia 29 de junho de 1986.



Nenhum comentário: