quarta-feira, 22 de junho de 2011

Poronga

“Uma ideia poderosa transmite um pouco
do seu poder ao homem que a contradiz.”

Marcel Proust

Vitória de Aníbal
Amigo de Anibal Diniz (PT) afirma que, para a semana do senador ser perfeita, só falta o Santos vencer o Peñarol hoje à noite e sagrar-se tricampeão da Libertadores da América. O jogo será mais pedreira do que a disputa judicial contra o suplente Carlos Augusto Coêlho (PMN) no STF.

Pedra cantada
Não foram uma nem duas. Em diversas oportunidades a coluna afirmou que a pretensão do professor Carlos Augusto Coêlho de chegar ao Senado por vias judiciais não teria como prosperar. O ministro do STF Celso de Mello se encarregou de ratificar a opinião de um leigo no tema.

Versão de Coêlho
Coêlho mandou e-mail ao colunista. Afirma que foi corajoso e põe a decisão do STF em xeque, quando propõe a quebra do sigilo telefônico de ministros. O texto completo do suplente está disponível no blog www.leonildorosas.blogspot.com.

Massa de manobra
Você pensa que nasceu no seio dos invasores do Ramal Bom Jesus a ideia de sair em passeata pelas ruas de Rio Branco até a Aleac? A história não foi bem essa. As pessoas foram utilizadas como massa de manobra por políticos que foram ao local onde eles estão acampados insuflar a turma.

Minicomício
Segunda-feira, no fim da tarde, o deputado Wherles Rocha (PSDB) e o vereador Luiz Anute (PPS) foram ao acampamento e fizeram uma espécie de minicomício convocando os supostos sem-teto para a manifestação. Quem informou ao colunista foram policiais militares presentes ao local.

Crianças e mulheres
De forma pouco responsável, os políticos incentivaram a presença de crianças e mulheres na manifestação como forma de angariar simpatia popular. Há cerca de duas semanas, o deputado agiu da mesma forma com moradoras do Taquari, que também ocuparam as galerias da Aleac.

Mal de comando
Inocentes na história, os sem-teto deveriam lembrar que Wherles Rocha, embora seja oficial aposentado da Polícia Militar, não é bom no comando. Foi ele quem levou os militares e bombeiros para o confronto com o governo do Estado. Muitos estão complicados, correndo o risco até de perder o emprego.

Incentivos à ilegalidade
O fato é que esses parlamentares, que são legisladores e devem zelar pela lei, resolveram incentivar a ilegalidade. A área de invasão tem proprietário reconhecido pela Justiça, que concedeu a reintegração de posse. Politizar e partidarizar uma questão dessas é trilhar um caminho perigoso e enganoso.

Queimado na base
Quanto a Luiz Anute, o que se tem a dizer é que ele está queimado na sua base da Saúde. Vendo o horizonte da reeleição distante, o vereador aposta no aumento de vagas na Câmara. Quer que a quantidade salte dos atuais 14 para 23. Acha que terá mais chances.

Documentos históricos
O assunto foi abordado pelo senador Jorge Viana (PT) na tribuna do Senado e pelo professor Marcos Vinicius Neve em artigos publicados no Página 20. Trata-se dos tais documentos secretos da História do Brasil. É uma vergonha e um atentado histórico o que querem fazer.

Relações com vizinhos
Defensores do sigilo eterno fazem o uso de argumentos, no mínimo, estapafúrdios. Afirmam que a divulgação dos documentos poria em xeque as relações com os países vizinhos, em particular o Paraguai, em razão da guerra no século 19. Essa turma poderia ser mais original.

Questão do Acre
Mais bisonha ainda é usar a questão do Acre como escaramuça para manter os documentos de maneira sigilosa. Segundo os defensores da manutenção do segredo, a revelação das ações do Barão do Rio Branco durante a negociação que culminaram no Tratado de Petrópolis irão nos comprometer com a Bolívia. É melhor contar outra.

Guerras e tratados
Desde que o mundo é mundo, as fronteiras foram definidas a partir de guerras e tratados. O Brasil não pode ter vergonha do seu passado. A sociedade não pode ser privada de conhecer passagens importantes da nossa história.

Lugar de felicidade
O colunista não lembra precisamente onde, mas leu que a história das nações não é a história do politicamente correto. Elas não são anjos, nem os homens estão voltados necessariamente para o bem, tendo, na mesma proporção, tendência para o mal. Já foi dito pelo filósofo alemão Friedrich Hegel que a história não é o lugar da felicidade.

Postura do Itamaraty
Felizmente, vêm notícias boas sobre esse tema. Uma é que a presidenta Dilma Rousseff não vai se intrometer na decisão do Senado. A outra é que o Itamaraty, após uma varredura nos documentos, declarou que não há nada que constranja o Brasil.

Tempo que voa
Gilberto Kassab e companhia têm até o dia 30 de setembro para conseguir registrar o PSD no TSE. Com métodos pouco ortodoxos, o prefeito de São Paulo foi flagrado usando a estrutura da prefeitura para conseguir as 490,3 mil assinaturas necessárias para a criação da legenda. Em Santa Catarina até morto lascou assinatura.

Partido Frankenstein
O PSD é o que pode ser chamado de “Partido Frankenstein”. Foi definido por Kassab como não sendo de esquerda, nem de direita, nem de centro. Não é nem governo nem oposição. Deve ser por conta dessa colcha de retalhos ideológicos que conseguiu tantos adeptos, entre eles o senador acreano Sérgio Petecão.

Cento de Multimeios
Na Secretaria de Educação do município há uma turma muito interessante no Centro de Multimeios. Os funcionários são responsáveis pela articulação com as escolas, incentivando as aulas de leitura e de história. Ontem, o colunista conheceu melhor o pessoal, que fez uma apresentação na Agência do INSS no bairro Bosque. Os segurados e funcionários ficaram emocionados com a apresentação.

Pessoal potencializado
O secretário municipal de Educação, Márcio Batista, revelou ao colunista que, desde que assumiu, adotou como prática potencializar os funcionários do Centro de Multimeios. Faz muito bem.

Busca da intermediação
Uma comissão de magistrados formada pelos juízes Marcelo Carvalho, presidente da Asmac, Maria Cezarinete, Écio Sabo e Luiz Camolez busca harmonia entre os poderes e restabelecer o diálogo republicano entre Executivo, Legislativo e Judiciário na questão que envolve a discussão da LDO. Para lograr êxito, porém, necessita da anuência do presidente do TJ, desembargador Adair Longuini.

Obstáculo
Semana passada, o grupo de juízes teve encontro com o presidente da Aleac, Elson Santiago (PP), e no início desta semana avançou em conversações com o governador Tião Viana. Ontem, ao buscar reeditar a agenda com o presidente Adair Longuini, não teve acesso ao desembargador. Foram recebidos pelo juiz auxiliar da presidência Laudivon Nogueira.

Um comentário:

vander disse...

rosas seja mais imparcial,noto que em seus comentarios na tv e aqui, ha uma tendencia para a situação,é importante que tenhamos comentaristas sobre politica,leia bobbio,agostinho e outros... minha intenção é criticar para que haja mais qualidade.
não sou filiado a nenhum partido,sou da periferia de rio branco e gosto de politica.