quinta-feira, 2 de junho de 2011

Poronga

“Não vou vestir a roupa de ambientalista, mas vou trabalhar para que meio ambiente não saia perdendo”
Senador Jorge Viana

Rabelo na FPA
Peemedebista histórico, o suplente de vereador Rabelo Góes comunicou ao deputado Flaviano Melo que está com a caixa de ferramenta pronta para deixar o PMDB. Caminha para se filiar a um partido da FPA. As portas do PT foram abertas pelo presidente municipal da legenda, André Kamai.

Encontro com Tião
Para demonstrar a disposição de rumar para a FPA, Rabelo Góes reuniu-se ontem com Tião Viana. Disse que o estilo do governador de estar mais próximo dos movimentos comunitários influenciou na sua decisão.

Jantar da base
Tião Viana (PT) assumiu pessoalmente o contato com a base aliada. Terça-feira, reuniu 15 deputados num jantar para ajustar os ponteiros. O encontro foi marcado pela solidariedade e comprometimento político dos parlamentares e do chefe do Executivo.

O ausente
Apenas Walter Prado (PDT) não participou do jantar. Segundo fonte da coluna, o pedetista não foi convidado. Deve ter sido porque ninguém sabe ao certo qual o time que ele está jogando.

Ronivon em casa
Acometido de um infarto na semana passada, o ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP) recebeu alta e está recuperando-se em casa, em Brasília. Teve que pôr dois ‘stents’ coronários (fixação de uma tela de aço inoxidável na parede interna do vaso desobstruído durante a angioplastia, para impedir novo estrangulamento).

Candidatura ao Senado
Acompanhado do seu irmão Carlinhos Santiago, Ronivon falou com o colunista por telefone e brincou: “São as articulações da minha candidatura ao Senado que atinge o meu coração. Acho que também pode ser trabalho do deputado Gladson Cameli para me tirar do páreo”. É um sujeito que não perde o bom-humor, mas precisa se cuidar.

Nova etapa
Entrou numa nova etapa a negociação com o funcionalismo público por reajuste salarial. É um momento de ajustes e de muita conversa. O governo disse o quanto podia pagar e como esse desembolso pode ser feito. Os sindicalistas farão a contraproposta.

Sem radicalismo
Nesse processo de negociação não cabe o radicalismo cego. O cofre estadual não está abarrotado de dinheiro suficiente para atender a todas as demandas. Se o dinheiro existente for destinado apenas ao pagamento do funcionalismo vai falta recursos para suprir as outras necessidades da população.

Lembrando Romildo
Sempre que há uma pressão desse tipo por reajuste salarial é bom lembrar o ex-governador Romildo Magalhães. Pressionado pelos sindicalistas, ele disse: “Vou dar o que vocês querem, mas vai faltar dinheiro para pagar todo mundo”. Resultado: o funcionalismo amargou quatro meses sem salário.

Data histórica
Talvez, inconscientemente, os sindicalistas elegeram o dia 14 para fazerem uma paralisação. Foi nessa data que a Bastilha caiu e também a data em que, tempos depois, o espanhol Luiz Galvez proclamou o Estado independente do Acre.

Feriado prolongado
Outro motivo para a escolha do dia 14, além da busca por reajuste salarial, é que no dia seguinte (15) o Acre comemora 49 anos de sua transformação em Estado. Será numa quinta-feira. Quem enforcar a sexta-feira terá um feriadão para curtir.

Iniciativa privada
Aparentemente, os 15% de reajuste oferecido pelo governo são poucos. Mas basta comparar com a iniciativa privada para mudar de ideia. Qual é o funcionário de empresa que ganha um aumento desses?

Questões da polícia
Além do reajuste de 15%, o governo irá debater questões pontuais com as categorias. Com os militares, por exemplo, deverá haver um bom encaminhamento na etapa alimentação e no risco de morte.

Peixe da Amazônia
Vinte empresários acreanos decidiram mergulhar fundo na piscicultura. Essa turma criou a empresa Peixe da Amazônia S.A. O empreendimento, que conta com o aval do governo do Estado, foi oficialmente registrado ontem na Junta Comercial do Acre. Os investidores estão certo de que pescarão bons lucros num curto espaço de tempo.

Queda na armadilha
Numa esclarecedora e equilibrada entrevista concedida ao jornalista Josias de Souza (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br) - transcrita nesta edição - Jorge Viana apresenta um antídoto contra quem aposta as fichas no enfrentamento. Veja: “Não vou cair na armadilha de opor os dois lados, ambientalistas contra ruralistas. É desnecessário”. Antes, ele havia lembrado ser da terra de Chico Mendes e ter lado.

Floresta, um problema
Para Viana, o Brasil enxergaria um pouco mais a partir da ótica ambientalista. Disse que a floresta não pode ser tratada como se fosse o maior problema do Brasil.

Temas polêmicos
A leitura da entrevista vale a pena porque traz outros temas polêmicos, como a regularização de áreas ilegais, anistia de desmatadores e a necessidade de o Brasil ser visto no exterior como um país que tem preocupação com o meio ambiente.

Fumaça no ar
O verão nem começou para valer, mas já é possível sentir o cheiro forte de fumaça no ar. Há muita gente queimando no campo e na cidade. É fundamental um trabalho preventivo para evitar o fumacê tão prejudicial à saúde e ao meio ambiente.

Plano integrado
Essas medidas preventivas contra a fumaça podem sair a partir de hoje. É que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente vai realizar a “Oficina de construção de Plano Integrado de Prevenção às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais no Estado do Acre”. Será na Escola de Música do Tucumã, a partir das 8 horas.

Regras de suplente
A CCJ do Senado acatou a sugestão da comissão de reforma política e mudou as regras para suplente de senador. Passará de dois para um suplente, caso seja aprovado no plenário. É vedada ao postulante da suplência a condição de cônjuge, parente do titular por consanguinidade, por adoção ou por afinidade, até o segundo grau.

Made in Rock
Esta semana a Ecoacre FM inaugurou a sua programação. Ontem estreou o Comando Geral, sob a batuta de Demóstenes Nascimento, das 10 às 12 horas. Hoje à noite, a partir das 20 horas, a opção é o programa Made in Rock, uma opção de boa música e informação no mundo dos roqueiros. Acompanhe na freqüência 106.5.

Nenhum comentário: