terça-feira, 31 de maio de 2011

Poronga

“Eu não sou pessimista, sou triste”
Fernando Pessoa

Abertura da BR
Tião Viana anunciou ontem, em Mâncio Lima, a abertura do tráfego na BR-364 para esta sexta-feira. Este é o último ano que será necessário este tipo de anúncio. Em outras oportunidades, o governador garantiu que a estrada até Cruzeiro do Sul nunca mais fechará no inverno.

51 anos
A conclusão da pavimentação asfáltica das 364 é a concretização de um sonho que começou no dia 2 de fevereiro de 1960. Há 51 anos, o então presidente da República Juscelino Kubitschek decidiu construir a estrada, durante reunião com governadores da Região Norte.

Duas dezenas
É certo que o asfaltamento estará completo somente no próximo ano. Por coincidência, no dia 15 de março de 2012 completam vinte anos que o governador Edmundo Pinto jogou a última pá de asfalto para interligar Rio Branco a Porto Velho.

Não ao fundamentalismo
Está havendo um fundamentalismo religioso perigoso e desnecessário nesse debate sobre o kit anti-homofobia que foi proposto pelo Ministério da Educação e vetado pela presidenta Dilma Rousseff.

Nome da fé
A história está recheada de exemplos de atrocidades cometidas em nome da fé. Os conflitos fundamentalistas que marcam o Oriente Médio têm como base uma religião que mata e segrega.

Fogueira santa
Esse discurso conservador faz lembrar muito a idade das trevas, onde milhares de pseudos hereges foram levados à fogueira santa por ousarem ter posição que confrontasse com a doutrina da igreja. No século XXI não há espaço para novas inquisições.

Política e religião
A situação toma contornos mais preocupantes quando se vê a intrínseca relação entre a política e a religião. Está claro que há gente querendo fazer da fé o trampolim para catapultar as suas pretensões eleitorais. Isso é pecado.

Dois lados
O debate está sendo feito de forma cega e pouco esclarecedora. É hipocrisia escamotear que não há homossexuais nos meios religiosos, assim como há pessoas de muita fé entre aqueles que têm orientação sexual diferente das formas convencionais.

Código no Senado
Aprovado na Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto do Código Florestal Brasileiro deve chegar ao Senado hoje. O governo terá que travar uma batalha dura para fazer as alterações que pretende.

Anistia e legislação
O que mais incomodou o governo federal no projeto aprovado pelos deputados foi a abertura de uma janela para anistiar os desmatadores multados até 2008 e a possibilidade de os Estados passarem a legislar sobre matérias ambientais.

Bolsa verde
O governo federal quer frear o desmatamento provocado pelos pequenos produtores. É tanto que está em estudo a criação da Bolsa Verde, que consiste em conceder uma ajuda mensal em dinheiro às famílias pobres que vivem em unidades de conservação e assentamentos sustentáveis.

Sem devastação
Em compensação ao recebimento da Bolsa Verde, que pode ser de R$ 100, os produtores assumiriam o compromisso de não desmatar. A novidade pode ser anunciada quinta-feira pela presidenta Dilma Rousseff.

Intervenção na divisa
Foi necessário que mais vidas fossem ceifadas para o governo federal começar a adotar medidas com o intuito de combater os assassinatos por conflitos de terras na Amazônia. Uma dessas medidas pode ser a intervenção federal nas divisas dos Estados do Amazonas, Acre e Rondônia.

Limitação Administrativa
É bom que se diga que não há conflitos e mortes registradas no campo no Acre nos últimos anos. O problema acontece com maior freqüência nos municípios amazonenses de Lábrea e Boca do Acre, bem como Porto Velho (RO). Essas localidades seriam classificadas como pertencentes à Área sob Limitação Administrativa Provisória (Alap).

Olha o boi
Proprietários de 12 frigoríficos voltaram a não assinar um acordo judicial para não comprar carne de áreas ilegais. A minuta do documento foi apresentada aos representantes das empresas, que concordaram num primeiro momento, mas recuaram em seguida.

Ação firme
Sem as assinaturas nos acordos, é certo que os Ministérios Público Federal e Estadual irão entrar com a ação firme contra os frigoríficos. Um novo imbróglio será criado.

Barba de molho
Diante do que está acontecendo pelas bandas do PP, é bom Tião Bocalom (PSDB) começar a pôr as barbas de molho. A ascensão do deputado federal Gladson Cameli ao comando da legenda progressista revela que no ninho socialista Marcio Bittar também pode alçar voos mais altos.

Fuso em debate
Mais uma vez senadores de três comissões do Senado se reunirão hoje para debater sobre o retorno ou não do antigo fuso horário do Acre. Espera-se que haja uma definição.

Confusão em Sena
O PMDB está em plena confusão em Sena Madureira. Tudo porque o ex-deputado estadual pelo PMN Mazinho Serafim se lançou como candidato pelo peemedebê a prefeito da cidade contando com as bênçãos do deputado federal Flaviano Melo. Peemedebista histórico do município, Adalberto Brito avisa que as coisas não serão fáceis.

Aquieta-se, homem!
Mazinho Serafim vai acabar tendo que se aquietar. A sua primeira incursão na política não lhe trouxe sucessos nas atividades empresariais. Deveria pensar duas vezes antes de mergulhar numa candidatura a prefeito.

Acima da inflação
Pode até não se considerado como muito, mas o percentual de reajuste proposto pelo governo aos funcionários públicos é superior à inflação prevista para este ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 6,27% para 6,23% na semana passada.

A forma
O que está pegando é forma como o reajuste pode ser concedido. O governo quer em três vezes. A maioria dos funcionários aceita em duas parcelas. A tendência é que haja um acordo após a equipe econômica fazer um estudo minucioso sobre o impacto na folha.

Nenhum comentário: