segunda-feira, 16 de maio de 2011

Poronga de domingo

“Se a pobreza é a mãe dos crimes,
a falta de espírito é o seu pai.”

Jean de La Bruyère

Chegou a hora
Finalmente, as comissões de Constituição e Justiça, Relações Exteriores e Assuntos Econômicos do Senado irão se reunir para deliberar sobre o fuso horário do Acre. A reunião será na terça-feira. Os acreanos estão contando as horas.

Caráter terminativo
Aprovado nas comissões, onde tramita em caráter terminativo, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. Só passará no plenário do Senado se houver recurso assinado por pelo menos nove senadores.

Pesquisa Vox
A pesquisa encomendada pelo governo para avaliar os primeiros meses de administração traz uma série de dados interessantes. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi, um dos mais conceituados do Brasil.

Universo de entrevistas
Foi feita uma pesquisa ampla em Rio Branco, no Vale do Acre, no Juruá e no Vale do Purus. Foram entrevistadas 1.350 pessoas nos 22 municípios do Estado.

Grau de satisfação
O acreano gosta de morar no Estado. Nada menos do que 92% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a vida que levam. É um percentual considerável.

Melhora de situação
Nada menos do que 64% dos entrevistados acreditam que a vida no Acre vai melhorar nos próximos anos. Outros 28% creem que ficará do mesmo jeito. Somente 6% acham que vai piorar.

Vida da família
O clima de otimismo aferido na pesquisa chega ao seio familiar. 84% vislumbram melhora na sua vida e na da família. 14% acham que ficará do mesmo jeito. O pessimismo atinge apena 1%.

Problema grave
O problema mais grave que deve ser enfrentado pelo governo de Tião Viana não é segredo para ninguém: a saúde, com 78%.

Aprovação de Tião
Tião Viana (PT) permanece com a confiança da população. Até o dia da pesquisa, 76% dos entrevistados aprovam a forma como o petista vem governando o Estado. 13% não aprovam e 11% não têm opinião formada.

Avaliação do governo
De um modo geral, 67% consideram ótimo ou bom o desempenho de Tião Viana à frente do governo. 26% consideram regular positivo. 12% julgam que está regular negativo, ruim ou péssimo.

Vários números
O levantamento do Vox Populi traz mais uma série de números interessantes, que serão destrinchados ao longo da semana. Tem, por exemplo, a aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff, que não foi bem votada no Estado.

Apenas balizador
Como todas as pesquisas, a do Vox Populi deve servir apenas para balizar a turma do governo. É um raio-x do momento. Em vez de se acomodar, o pessoal tem que aumentar a vigilância e o compromisso.

Telefonema anônimo
Os covardes voltaram a disparar telefonemas anônimos na tentativa de intimidar o colunista. Dessa vez telefonaram à minha mãe, na noite de sexta-feira, avisando que os “encapuzados” da Polícia Militar iriam me pegar e dar uma surra. Também foi feita ligação com o mesmo teor a um dos meus irmãos.

Senhora idosa
A mãe do colunista é uma senhora idosa. É quase octogenária. É claro que ficou apreensiva e nervosa com o telefonema. O colunista continuará fazendo o seu trabalho, sem recuar e sem temer. Se cair, será fácil encontrar o responsável. Ele certamente é um dos líderes do movimento dos militares.

Coisa de bandido
Prefiro acreditar que os telefonemas recebidos pela minha mãe e pelo irmão são coisas de desocupados que ficam passando trote. Digo isso porque agir dessa forma no anonimato e andar encapuzado é coisa de bandido e não de policial.

Polícia e política
Os militares que estão na luta por reposição salarial deveriam tomar cuidado para não estar sendo utilizados como massa de manobra por grupo partidário. A história demonstra que a mistura de política com polícia quase sempre descamba para a violência.

Agressão à repórter
O clima belicoso desse movimento de militares ficou ainda mais visível nas agressões sofridas pela repórter Rose Lima (TV Gazeta) e sua equipe na noite de sexta-feira. É demonstração de que tem gente se comportando no mesmo nível daqueles a quem têm a missão de combater.

Posição do Sinjac
O presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sinjac), Marcos Vicentti, repudiou a postura dos agressores. Irão se posicionar oficialmente amanhã. O caso será levado além das fronteiras do Acre.

Semana fria
Esta semana será de poucas novidades produzidas a partir da Aleac. A maioria dos nobres deputados está afivelando as malas rumo a Florianópolis (SC), onde participarão do encontro da Unale. A entidade será presidida pelo gaúcho José Luiz Tchê (PDT).

Retrocesso histórico
Se levar a cabo a proposta de tentar fazer com que as eleições na Aleac sejam secretas, o deputado Walter Prado contribuirá para um retrocesso histórico. O Legislativo acreano foi o primeiro do Brasil a ter votação aberta, graças a um projeto de autoria do hoje deputado federal Marcio Bittar (PSDB).

Ciúme de você...
Em vez de juntar, a vinda do deputado Duarte Nogueira ajudou a ampliar o ciúme na oposição. Veja o que escreveu o ex-deputado Luiz Calixto: “Deselegante, desnecessário, desagregador e burrice são os termos apropriados para classificar o tratamento dispensado ao senador Petecão”. O ciúme cresce contra o deputado federal Marcio Bittar (PSDB).

Marcio como alvo
Sem citar nome, Calixto atira em Marcio Bittar quando afirma que a intenção de ignorar solenemente a presença do senador e de outras lideranças da oposição foi planejada e deliberada por meio dos outdoors espalhados em pontos estratégicos de Rio Branco pelo deputado federal.

Ciscando para fora
Calixto avalia que são procedimentos como os de Bittar que contribuem para “espatifar o ninho da pata, o que satisfaz o ego daqueles que se acham a última bolacha da lata e fazem política ‘ciscando para fora’ para beneficiar o PT”.

Além do horizonte
Uma última brincadeirinha com os flamenguistas: a turma do urubu aprendeu que, além do Horizonte, um Ceará montado numa carroça desembestada.

Paulista diferente
Vale a pena ler a entrevista feita pelo colunista com o empresário Duarte José do Couto Neto, o Duda, publicada nesta edição. Trata-se de um paulista diferente, que veio para o Acre e apostou na floresta em pé.

Dia de racha
Afinadíssimos na Secretaria de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães e Fábio Vaz racham hoje. O primeiro é corintiano doente. O segundo é santista em coma. Que vença o time que jogar o futebol mais sadio.

Nenhum comentário: