segunda-feira, 30 de maio de 2011

Poronga

Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado muito tempo ou perdido várias oportunidades de ser feliz...”
Roberto Shinyashiki

Sede no Centro
Neste local funcionam muitas coisas nos dias de hoje. Há restaurante, estacionamento pago e até espaço para jogatina com aposta. Só não é posto em funcionamento como clube. Mas esta é a imagem da sede social do Rio Branco em 1949.

Ambiente de 2002
O Acre vive um ambiente político muito parecido com o de 2002, quando os juízes do TRE decidiram cassar a candidatura do petista Jorge Viana à reeleição para o governo. Há um clima de radicalismo muito acirrado.

Expectativa de poder
Naquele ano de 2002, a oposição ainda tinha expectativa de chegar ao governo, apesar do favoritismo de Jorge Viana. Após o resultado eleitoral do ano passado, os adversários da FPA passaram a acreditar mais.

Quem é quem
Esses momentos são importantes para se ficar sabendo quem é quem. Nos primeiros movimentos ficou claro que há um exército formado por pessoas dispostas a desertar dentro da FPA. Nessas horas é possível indicar quem é quem.

Fatia ideológica
Se quiserem manter-se fortes, as lideranças da FPA necessitam aumentar a fatia ideológica dentro da coligação. Estacas nesses sentidos devem ser fincadas. Essa é a lógica que permeia a política

Anúncio de reajuste
Assessoria de Tião Viana confirmou ao colunista que o governador pode anunciar o percentual de reajuste dos servidores públicos do Estado nesta segunda-feira. Fala-se em percentual linear de 15% para todo mundo.

Relação humana
Reajuste salarial é bom e todo mundo quer, mas o problema não é apenas financeiro. Os funcionários também querem que os chefes tenham melhores modos no tratamento. A relação humana é segredo para muita coisa.

Show de criticismo
Passados doze longos anos, a oposição acreana não conseguiu construir um projeto alternativo para apresentar à sociedade, a fim de contrapor o governo do PT e da FPA. Os opositores limitam-se à política do criticismo, sem apresentar soluções para os problemas.

Paraíso na terra
Pelo que é vendido pela oposição, a impressão que fica é de que, tão-logo assumam o governo (caso vençam), eles consigam acabar com as filas nos hospitais, não haverá crime e os funcionários públicos irão ter salários nos níveis suíços. As coisas não são bem assim...

Fofoca e boato
Mais pelos erros do governo do que pelos próprios méritos, a oposição vem conseguindo conquistar espaço em cima do boato e da fofoca. Essa é uma estratégia que não tem sustentação no longo prazo. Uma hora as coisas caem por terra.

Madeira legal
Diariamente, equipe formada por servidores da Secretaria de Indústria e Comércio e do Imac está percorrendo as marcenarias do Estado. O trabalho consiste em licenciar os empreendimentos e orientar onde a madeira legalizada pode ser comprada.

Troca vantajosa
Graças aos deuses do futebol, o Botafogo fez uma contratação decente. O Glorioso repatriou o ex-santista Renato, que estava há várias temporadas jogando na Espanha. A felicidade é pela troca vantajosa: antes quem jogava na mesma posição era o Fahel

Bira e Wanderlei
Comentário nas ruas de Xapuri sobre a prefeitura: “As coisas estão paradas demais. Na época do Wanderlei Viana tinha pelo menos confusão. Nem isso o Bira Vasconcelos está fazendo”.

Cor do sofá
As coisas no interior são diferentes. Os moradores gostam de saber qual é a cor do sofá do prefeito. Em Xapuri o pessoal não sabe a tonalidade do assento do Bira.

Abertura de empresas
Nos primeiros cinco meses deste ano foram abertas mais de 600 empresas no Acre. Os registros foram realizados na Junta Comercial. Esse é sinal de que a economia não está tão desaquecida como alguns propagam.

Secretários candidatos
Pelos menos 10 secretários estaduais serão candidatos a deputado nas eleições de 2014. O próprio governador Tião Viana (PT) já declarou que o seu governo é político. Foi-se o tempo em que a turma preferia ficar atrás da mesa sem se expor publicamente.

Tratamento de servidor
Como serão candidatos, esses secretários certamente terão tratamento diferenciado para os servidores públicos sob sua responsabilidade. Naturalmente terão um tratamento mais humanizado. É a lógica,

Viva Mâncio!
Amanhã é aniversário de Mâncio Lima. O município completa 34 anos de emancipação política e administrativa com motivo para comemorar. O prefeito Cleidson Rocha (PMDB) e o vice-prefeito Eriton Maia (PC do B) vêm fazendo um belo trabalho.

Caminho errado
Experiente observador político das coisas do Acre analisa que o ex-deputado Fernando Melo tomou o caminho errado ao optar pelo PMDB. Reforça o argumento dizendo que a legenda peemedebista, capitaneada pelo deputado federal Flaviano Melo, foi a que mais “queimou” lideranças nos últimos anos.

Exemplos queimados
Entre as lideranças “queimadas” no PMDB, podem ser citadas Said Filho, Adalberto Ferreira, Edilson Cadaxo, Regina Lino, Rodrigo Pinto e até o ex-deputado João Correia. Nada em torno de Flaviano Melo cresce.

Fim de mandato
O mandato do atual presidente do PP, João Pereira, encerra-se esta semana. Depois, o deputado Gladson Cameli deve assumir o comando da legenda.



Nenhum comentário: