terça-feira, 17 de maio de 2011

Poronga de hoje

“A única diferença entre um santo e um pecador é que o santo tem um passado, e o pecado


Doka Madureira

O acreano Doka Madureira foi eleito o melhor jogador da temporada búlgara 2010/2011. Foi escolhido por jogadores profissionais da Bulgária. O ex-jogador do Rio Branco recebeu o prêmio das mãos do primeiro-ministro Boyko Borisov. A premiação foi entregue no Hotel Sheraton. Ele jogou 20 partidas, marcou nove gols e fez cinco assistências.


Força nacional

Quem lê o bate-papo no blog dos militares logo percebe que a categoria ficou “indignada” com a convocação da Força Nacional pelo governo do Estado. Eles, melhor do que ninguém, deveriam saber que cada ação corresponde a uma reação.


Segurança da população

O governo não poderia ficar de braços cruzados esperando a boa vontade dos policiais militares e dos bombeiros. É função de todo e qualquer governante garantir a segurança mínima dos cidadãos. Isso independentemente de greve ou não de militar.


Paralisação de intimidação

Pelo contrário do que é apregoado, a paralisação de sexta-feira desencadeada pelos militares não foi de advertência. Foi de intimidação. A ideia era dizer que sem eles o Estado para e o crime encontra campo aberto para prosperar.


Auxílio federal

Ficou cristalino que a manifestação dos militares atentou contra a lei e a ordem e pôs o controle da segurança pública em perigo. É nesse momento que o governador pode requisitar a Força Nacional. É um auxílio oferecido pelo governo federal.


Garantia da imunidade

Animados pelo deputado Wherles Rocha (PSDB), muitos militares não se deram conta de um detalhe: o tucano tem imunidade assegurada pelo mandato. O mesmo não pode ser dito em relação aos “praças”, que terão de responder administrativamente pelos seus atos.


Artigo do Moisés

Sobre essa paralisação dos militares, vale a pena ler o artigo escrito pelo líder do governo na Aleac, Moisés Diniz (PC do B). O texto foi publicado no endereço eletrônico http://moisesacre.blogspot.com.


Educação e Esporte

Desde sexta-feira, a pasta comandada pelo advogado Daniel Zen passou a ser chamada de Secretaria de Estado de Educação e Esporte. A parte esportiva saiu do Turismo e Lazer.


Secretários em conflito

Desde o início do governo a secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Rodrigues, vinha trombando com o secretário adjunto de Esporte, Mauro de Deus Morais. A separação ocorreu para não haver mais trombadas. Mas é bom o pessoal do governo ficar de olho no que acontece na pasta administrada pela socialista.


Quem não deve...

... não teme. Isso é que vem demonstrando a ex-senadora Marina Silva, quando afirma que pedirá ao MPF para que a investigue e também o marido, Fábio Vaz de Lima. É assim que deve agir quem não tem rabo preso com a ilegalidade.


Aldo arrependido

Pelo que foi publicado na imprensa nacional, até o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) mostrou-se arrependido por ter ofendido Fábio Vaz. O comunista anunciou que pedirá desculpas a Marina Silva e ao marido dela.


Gaúcho de coração

Na biqueira para ser eleito presidente da Associação Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), o deputado José Luiz Tchê (PDT) telefonou ao colunista para fazer uma observação: “Sou gaúcho de nascimento, mas sou acreano de coração”.


Não é turismo

É maldade dizer que o encontro da Unale serve apenas para turismo. Trata-se de um evento que tem debates e palestrantes muito bons. É um encontro que reúne deputados de todo o país, numa estimulante troca de experiências. Antes que algum gaiato possa fazer qualquer tipo de ilação, vai um recado: o colunista não foi convidado e, se fosse, não poderia aceitar.


Ilha isolada

Quem faz críticas a eventos como o da Unale é do tipo que acha que o Acre é uma ilha isolada do resto do mundo. As coisas não são bem assim. O contato com membros de legislativos de outros Estados pode, inclusive, ajudar os deputados acreanos a melhorar o desempenho.


Torcida do Nauas

Ewerdan Souza é um amigo do colunista e um ótimo observador das coisas do Acre. Domingo passado ele telefonou para fazer uma pergunta capciosa: “Por que será que os funcionários das Assembleia Legislativa não vão mais para o estádio torcer pelo Nauas?”. Será que é porque o presidente não é mais o ex-deputado Edvaldo Magalhães (PC do B)?


Choque de torcida

Domingo à noite, após a vitória do Santos sobre o Corinthians, um grupo de santistas saiu em carreata pelas ruas de Rio Branco. Quando os campeões paulistas chegaram a determinado trecho da Avenida Ceará se encontraram com os vice-campeões corintianos. Houve tumulto, mas felizmente sem proporções maiores.


Ponteiro ligado

Todo mundo do Acre deve ficar ligado hoje no Senado. Às 9 horas (horário de Brasília), os senadores das comissões de Constituição e Justiça, Relações Exteriores e Assuntos Econômicos irão se reunir para debater o projeto que restabelece o antigo fuso horário do Acre.


Decisão do Senado

Por tramitar em caráter terminativo, o que for aprovado na reunião das comissões terá o peso de uma decisão do Senado. Ou seja: não precisará ir ao Plenário. Em seguida é enviado diretamente à Câmara dos Deputados


Nove senadores

O projeto só não será encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados se um recurso assinado pelo menos por nove senadores for interposto. Isso acontecendo, a matéria, obrigatoriamente, vai ao plenário para ser decidida pelos senadores no voto.


Fedentina

Pessoas que frequentaram a Praça da Revolução Plácido de Castro no domingo à tarde foram obrigadas a sentir o cheiro fétido que exalava dos banheiros químicos postos no local pelos policiais militares e bombeiros na sexta-feira. A reclamação era generalizada.


Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante é esperado nesta quinta-feira, 19. Na condição de ministro de Ciência e Tecnologia, participará de encontro na Universidade Federal do Acre (Ufac). Também terá reunião com os companheiros do PT.


Última semana

Um aviso para aqueles que sonham ser desembargadores na cota do quinto constitucional destinada à OAB: esta é a última semana da desembargadora Izaura Maia no cargo. Pelo que foi divulgado, ela se aposenta a partir da próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: