quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

JN no Acre

Matéria da Globo vista
de uma forma positiva
No ano passado, o governo federal encomendou do Instituto Meta Pesquisa de Opinião uma pesquisa sobre hábitos de informação e formação de opinião pública da população brasileira.

No levantamento realizado em todas as regiões do Brasil foi comprovado o que é de domínio público: a Rede Globo de Televisão é o canal preferido de 69,8% da população.

Também foi constatado que o Jornal Nacional é o telejornal assistido por 56,4% dos telespectadores, seguido pelo Jornal da Record, com 7,4%.

Como não poderia deixar de ser, o editor e apresentador do Jornal Nacional, Willian Bonner, foi considerado o repórter/comentarista/apresentador mais confiável do Brasil. 33,7% da população acredita piamente no que ele diz.

Bonner é seguido pela sua companheira de bancada, cama e mesa, Fátima Bernardes, que goza da confiança plena de 18,1% dos telespectadores.

Na noite de quarta-feira, o Acre foi à tela da Globo na voz do casal do Jornal Nacional. Foi apresentada a matéria sobre os casos de dengue registrados em Rio Branco, capital que goza do incômodo título de campeã nacional de pessoas infectadas. Raro foi o acreano que não assistiu.

Sinceramente, a matéria produzida pela equipe do JN no Ar não trouxe novidade para ninguém. É de domínio público que o mosquito aedes agpypti está tirando o sono das autoridades e de boa parte da população. É por isso que uma verdadeira guerra começou a ser travada.

Essa não é uma situação nova. É fruto de uma combinação de pouca eficiência da gestão pública com a falta de conscientização de parcela significativa da população. Ambas deixaram de fazer os respectivos deveres de casa. O mosquito se alojou nesse vácuo.

Ficou claro que nem precisava a equipe se dar ao trabalho de viajar tanto para fazer a reportagem. Ela já havia sido feita pelo bom repórter acreano Jefson Dourado, da TV Acre. Veja a reportagem
aqui.

Sou daqueles que consegue enxergar coisas positivas onde a maioria mira apenas no negativo.

Como o problema realmente existe, o governo e a prefeitura deveriam aproveitar o material levado ao ar pela Rede Globo para incentivar o maior número possível de pessoas a entrar no exército de combate ao mosquito da dengue.

É a questão de utilizar a credibilidade do telejornal e dos seus apresentadores em favor de uma causa maior chamada vida.

A dica está dada. Segue quem quiser.

Em tempo: o governo do Estado poderia providenciar um curso de media training para os seus secretários e assessores. Não ficou bem para a secretaria de Estado de Saúde aparecer em rede nacional dizendo que o Acre vai vencer “essa parada”. Gíria não fica bem num momento desses.

Nenhum comentário: