quarta-feira, 23 de julho de 2008

A coluna

Poronga
“A adoração do poder ofusca o julgamento político. Quem está vencendo no momento sempre parece invencível.” George Orwell
Modelo Sarah
A novidade no segundo semestre virá da área de saúde. O governo prepara a criação de uma paraestatal baseada no modelo da Rede Sarah Hospitais do Aparelho Locomotor, a mais conceituada do Brasil. O nome da similar acreana será Serviço Social de Saúde.


Ponto importante
Um dos principais pontos do Serviço Social de Saúde será o de agilizar a contratação de especialistas em diversas áreas, dando a eficácia e a velocidade que o setor privado tem para esse tipo de necessidade. Outro ponto importante é que esses profissionais poderão, por tempo determinado, fazer atendimentos no interior do Estado.


Estabilidade
Embora vá ter seu próprio quadro de pessoal, a parestatal não mexerá com os atuais servidores da Secretaria de Estado de Saúde, que têm sua situação funcional estável. Nem os considerados não-estáveis, que foram contratados sem concurso após a promulgação da Constituição, serão atingidos.


Hora da campanha
Ex-presidente do Sintesac, o vereador Luiz Anute (PPS) envereda pelo lado errado quando tenta garantir a reeleição por meio de incentivo à greve dos funcionários em Saúde. O diálogo constante ainda é o melhor caminho para os funcionários conseguirem vantagens salariais e trabalhistas.


Canto de liberdade
Por alguns minutos, 12 detentas do Pavilhão Desembargador Lourival Marques, da Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, sentiram-se livres por meio do canto. Acompanhadas pela Orquestra do Acre e pela cantora Ivana Pacífico, soltaram a voz para cantar o Hino Acreano. Foi o ponto alto da solenidade que marcou a entrada dos funcionários do quadro efetivo do Iapen. Após a apresentação, foram aplaudidas de pé por todos os presentes ao Teatro Plácido de Castro.


Tarde de emoção
O evento do Iapen serviu para mostrar o quanto as pessoas ainda valorizam um emprego público. A maioria dos aprovados levou os familiares. Teve mãe que glorificou a Deus no instante em que a filha assinou o contrato. A tarde-noite de segunda-feira, 21, foi histórica e emocionante. Pena que não tenha merecido o destaque merecido na imprensa.


Cidade cenográfica
A minissérie “Amazônia - de Galvez a Chico Mendes” terminou há mais de um ano. Chegaram a anunciar que as cidades cenográficas seriam transformadas em pontos turísticos. O que está faltando mesmo para isso acontecer, hein?


Ódio e rancor
Candidato à reeleição, o prefeito de Capixaba, Joais Santos (PT), escolheu um slogan que depõe contra sua administração. A frase de campanha é: “Para governar sem ódio e sem rancor”. Quem está governando não é ele mesmo?


Nome da escola
A coluna informou que Binho Marques iria inaugurar a escola Craveiro, sexta-feira, em Cruzeiro do Sul, no bairro da Baixa. A assessoria do governador não confirmou sua presença no município, mas informou que a inauguração, quando houver, será no bairro do Remanso. Valeu!


Assessoria no Judiciário
A maioria dos órgãos do Judiciário acreano não gosta de contratar jornalista para trabalhar na Assessoria de Comunicação. Além do TRE, onde um advogado cumpre esse papel, a Justiça Federal tem uma cerimonialista como assessora. O colunista telefonou para o órgão e perguntou sobre a função da moça. A resposta do telefonista: “Ela não é jornalista não. Só faz assessoria de imprensa mesmo”. O Sinjac é pequeno, mas não pode ter medo de se posicionar contra essas situações.


Eleições limpas
É sorte das candidatas que a Justiça Eleitoral não tem poder para interferir nas eleições da Ufac. O processo eleitoral pode ser tudo, menos limpo. Vale tudo para conseguir chegar à Reitoria. Os exemplos eleitorais oriundos da academia não devem, em circunstância alguma, ser copiados para o conjunto da sociedade.


Bafômetro individual
Atenção, pessoal adepto da bebida alcoólica! Chegou a Cobija o bafômetro individual. A pessoa pode comprá-lo e levá-lo para a mesa do bar para controlar o teor alcoólico ingerido. A cada copo bebido, cabe fazer um teste. A novidade pode ser testada na Expoacre.


Divergência no horário
Quando foi governador, Jorge Viana ficou conhecido por sempre chegar aos eventos atrasado. Por outro lado, seu irmão, o senador Tião Viana, além de ter a pontualidade como marca, é autor do projeto de lei que adiantou o horário do Acre em uma hora. Seria demais querer que combinassem em tudo.


Meta ambiciosa
Os petistas em Rio Branco estão com uma meta ambiciosa na disputa para vereador. Querem aumentar a bancada em 300%. Além de reeleger Maria Antonia, esperam conquistar mais três cadeiras na Câmara de Vereadores.


Vaga de menos
Com os dois do PC do B, a coligação comunistas e petistas pretende eleger seis vereadores. A coligação PMN/PMDB/PPS também fala em eleger meia dúzia. Por essas contas, vai faltar vaga na Câmara de Rio Branco.


Duas pesquisas
O pessoal da FPA fechou duas pesquisas - uma em Tarauacá, outra em Feijó. Na primeira, a situação é favorável ao comunista Chagas Batista. Na segunda, está complicada para o petista Juarez Leitão.


Entrada da tropa
A avaliação dentro da FPA é de que a tropa de elite da coligação tem que entrar com força para ajudar Juarez Leitão. Um desses integrantes da tropa é o ex-governador Jorge Viana.


Dupla filiação
Eluzimar Alencar não foi candidato a vereador porque apareceu com filiação no PMN e no PV. Outra história é desprovida de fundamento. Alencar foi um bom diretor da Emurb e não pode entrar em conversa furada.


Investigação de vândalos
Membros da FPA em Tarauacá entraram na Justiça pedindo investigação contra as pichações em muros com propagandas do adversário Vando Torquato (PP). Há suspeita de que o ato de vandalismo foi provocado pelos apoiadores do progressista.


PPS em campo
Marcio Bittar vai entrar na campanha de Sérgio Petecão. Sábado, o PPS realizará festa para mostrar a força do partido ao deputado federal. O evento será na Aseel.


George e Alysson
George Pires (PP) desistiu de concorrer à reeleição. O vereador, no entanto, vai apoiar a candidatura do odontólogo Alysson Bestene. A conversa que definiu a aliança foi formalizada esta semana.


Dias da largada
Tanto Raimundo Angelim (PT) quanto Sérgio Petecão (PMN) darão a largada oficial de campanha em agosto. O primeiro será dia 13. O segundo, dia 6, no bairro Seis de Agosto.

Nenhum comentário: