quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Futuros motoristas

Hora na contramão

Em qualquer relógio do mundo, uma hora corresponde a sessenta minutos.

No das autoescolas (agora sem o tracinho, por ordem da nova reforma ortográfica), porém, ela equivale a cinquenta minutos.

Dizem que é uma determinação do Detran. Ou seja, o aluno paga vinte horas regimentais para ter acesso à sonhada CNH, mas usufrui, de fato apenas dezessete. Alguém, que não é ele, esta auferindo dividendos com essa estranha aritmética.

Feita uma conta rápida, mas dentro da velocidade permitida pela calculadora, chega-se a conclusão de que o futuro chofer paga vinte horas, mas pratica tão-somente dezesseis horas e quarenta minutos.

Essa turma, para auferir lucro fácil, tem uma rapidez de piloto de Fórmula 1.

Se faz urgente frear o tempo furtado.

2 comentários:

Antonio Franciney disse...

Parabéns pela abordagem, Leonildo. Realmente esses caras, a maioria digo, agem como mercenários e capitalistas sem limites. Se faz necessário frear essa ganância.

Jose Porfiro disse...

Rio, 04/03.
Bom dia,
passando por aqui, vi seu protesto, concordo literalmente.
Como professor, também lidamos com essa polêmica de Carga Horária x Hora Aula.
Neste caso, esse pessoal está com razão, vejamos porque. A Resolução 285, de 29jul2008, do Denatran, diz, em seu anexo, que o CURSO DE PRÁTICA DE DIREÇÃO VEICULAR deve ter Carga Horária Total: 20 (vinte) horas aula.
Quando eles meteram a palavra aula nessa expressão, talvez de propósito, complicam a situação. Daí eles precisaram definir o tempo de uma hora aula, assim: Considera-se hora/aula o período igual a 50 (cinqüenta) minutos.
Caso lá em cima não tivesse a palavra aula na expressão carga horária total, essas aulas de 50 minutos deveriam somar 20 horas. Como consta, o serviço está resolvido com apenas 20 encontros de 50 minutos.