sábado, 28 de junho de 2008

Eleições 2008

Um sábado dedicado à democracia
Hoje foi um sábado diferente no Acre inteiro. Pode-se dizer que foi um Sábado da Democracia.

Os partidos reuniram suas militâncias para homologar os nomes dos candidatos a prefeitos e vereadores. Foi uma festa. Como é bom ter a liberdade de escolher os mandatários dos seus municípios e os vereadores!

Raimundo Angelim (PT) e a FPA deram demonstração de força e poderio de fogo eleitoral.

O Centro Empresarial do Sebrae ficou pequeno para receber tanta gente com camisa vermelha. É certo que faltou mais povo. Havia muitos funcionários comissionados presentes. O que é normal.

Os dois lados da Avenida Ceará foram tomados pelos veículos das pessoas que foram à convenção da FPA. Dava para perceber claramente como a vida de muitas pessoas melhoraram.

Essa quantidade de veículos não é apenas porque ficou mais fácil as pessoas das classes populares adquirirem veículos. É porque os salários aumentaram e os comissionados estão ganhando muito bem.

Mais uma coisa tem que ser ressaltada: os guardas da Companhia de Trânsito não pouparam os proprietários dos veículos estacionados em locais impróprios, como nas paradas de ônibus.

As multas foram aplicadas como determina a lei. É pouco provável que haja reclamação. Será encarado como sacrifico de campanha.

Adversário apontado como o mais forte para enfrentar Angelim, o deputado federal Sérgio Petecão (PMN) não teve uma convenção tão grandiosa.

Não teve carros para ser multado. A maioria da pessoas chegou à sede do Rio Branco Futebol Clube de ônibus de linha.

Petecão optou pela caminhada da casa da mãe de Flaviano Melo (PMDB) até a sede de Rio Branco. O candidato a prefeito foi acompanhado de populares, candidatos a vereadores, do companheiro de chapa Edilson Cadaxo, do deputado federal Flaviano Melo e do ex-deputado Marcio Bittar (PPS).

Os idealizadores da campanha de Sérgio Petecão, ao contrário de outros candidatos do passado pela oposição, não abrirão do tocar o hino acreano nos seus eventos. Isso foi o que ficou patente na convenção, que começou com a bela música.

A verdade é que as candidaturas de Raimundo Angelim (PT) e Sérgio Petecão (PMN) caminham para ser polarizadas até dentro de famílias. A Cadaxo, por exemplo, tem representantes nas duas coligações. Outro exemplo é a de Júnior Betão (PR) e da vereadora Bete Pinheiro (PPS).

Para quem compareceu as convenções que homologaram as candidaturas de Raimundo Angelim (PT) e Sérgio Petecão (PMN) a prefeito de Rio Branco ficou evidenciado o perfil dos eleitores de cada um. O petista tem penetração na classe média. O mobilizador, como o slogan aponta, tem eleitores mais populares.

Vai ser uma boa briga.

A foto é de Marcos Vicentti.


Nenhum comentário: