domingo, 5 de junho de 2011

Poronga

“A terra prometida está
sempre do outro lado do

Ratinho e Eike
Um grande negócio na área ambiental está em curso no Acre. A transação envolve o apresentador Carlos “Ratinho” Massa e o bilionário Eike Batista (foto) e envolve uma área de 150 hectares na BR-364, sentido Tarauacá-Cruzeiro do Sul.

Madeira e carbono
Segundo a fonte da coluna, Eike Batista não está comprando a área da Radan Administração e Participação Ltda., que tem Ratinho como sócio. O bilionário vai adquirir apenas o negócio, que envolve madeira certificada e crédito de carbono. O valor da transação não foi divulgado.

Licenciamento
Há mais de dois anos a empresa conseguiu o licenciamento do IBAMA. Os planos de negócio e manejo florestal preveem a instalação de uma indústria de beneficiamento de madeira. Foram apresentados e analisados e receberam aval da Secretaria de Florestas e Extrativismo.

Poli position
Jorge Viana (PT) buscou exemplo na Fórmula 1 para dizer como se sente ao ser escolhido para relatar o Código Florestal. Acha que fez a poli position em Mônaco, um dos mais tradicionais e perigosos grandes prêmios do circuito.

Comissão de mérito
Quinta-feira à noite, Jorge Viana recebeu telefonema do presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Foi informado que o relatório da Comissão de Meio Ambiente é o que será levado a votação no Plenário. É a dita comissão de mérito.

Visita ao governador
Amanhã, Jorge Viana vai visitar Tião Viana. Apesar de serem irmãos e do mesmo partido, a visita será institucional. Como vai necessitar conversar muito no Senado o se vai trocar experiências. “Também quero a ajuda do povo do Acre nessa missão”, disse.

Longa entrevista
Por telefone, Jorge Viana concedeu uma longa e demorada entrevista ao colunista. O material está sendo publicado na edição de hoje.

Nome na Frente
Por telefone, o ex-deputado federal Osmir Lima informou que não há movimento para lançar o deputado-apresentador Edvaldo Souza (PSDC) a prefeito de Rio Branco pela oposição. Segundo ele, a candidatura será apreciada no âmbito da FPA. Lima é do PTB.

Muita pressa
Talvez por estar chegando agora na coligação, algumas pessoas tenham muita pressa. Não é de praxe a FPA lançar candidatura antes do momento certo. Nem o PT, que está na prefeitura, lançou nome.

Política grande
A conclusão que se pode tirar dessa movimentação de partidos chamados nanicos é que eles, se continuarem agindo da forma que agem, estarão cada dia mais longe de fazer a política grande.

Comunicação é fé
A Diocese de Rio Branco, por meio da Comissão Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, vai celebrar missa hoje, a partir das 19 horas, para celebrar o Dia Mundial da Comunicação. O ato religioso será na Catedral

Número de vereadores
Ainda sem-teto, a Câmara de Vereadores de Rio Branco deve debater, esta semana, o aumento da quantidade de parlamentar para o próximo ano. Em 2009, o Senado aprovou para que a capital do Acre passasse a contar com 23 edis. A farra esbarrou no Judiciário.

Qualidade e quantidade
Certamente o problema na Câmara não é de quantidade. É de qualidade mesmo. Há muito tempo não era vista uma legislatura tão fraca. Há gente achando que o Legislativo municipal é, na realidade, um cabide de emprego bem remunerado.

Chances maiores
A proposta de chegar a 23 vereadores talvez nem seja aprovada, mas os nobres irão construir um caminho do meio. Decidirão pelo número 18. Com isso, acreditam que terão mais chances de conseguirem renovar o mandato.

Hora da hora
Terça-feira, 7, o Senado dará uma situação definitiva sobe o fuso horário do Acre. Após a votação em caráter terminativo nas comissões, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados. Em 30 dias tudo voltará como antigamente.

Novo plebiscito
A coluna arrisca a dizer que a questão do horário ainda terá muitas voltas no ponteiro. Não vai demorar muito para outro político apresentar projeto propondo um plebiscito nos Estados do Acre, Amazonas e Pará. Há movimentação entre os amazonenses e paraenses nesse sentido.

História e estória
Na política há história e estória. Uma dessa estória é que o assessor político Carioca Nepomuceno recomendou aos funcionários públicos que não estivessem satisfeitos que pedissem a conta.

A verdade
A história verdadeira, revelada por quem estava presente, é que Carioca Nepomuceno, de fato, se dirigiu com termos parecidos a um funcionário do Pró-Saúde, que estava fazendo questionamentos fora do contexto em que o debate transcorria com os sindicalistas.

Regime diferenciado
Para quem não sabe, o Pró-Saúde é uma paraestatal. Os seus funcionários são contratados pela CLT e podem, sim, ser demitidos a qualquer momento pelo patrão, que é o governo. Os demais servidores do Estado são estatutários e não pediria as contas por recomendação de um assessor do governo.

Bola rolando
Jornalistas bons de bola e pernas-de-pau trocam a caneta pela chuteira a partir de hoje. Começa daqui a pouco o campeonato da imprensa de futebol soçaite. Esse colunista, com alguns quilos a menos (mas ainda gordinho), vai defender as cores da TV 5.

Um comentário:

João Maurício da Rosa disse...

oi léo, vc não está enganado quanto ao tamanho da propriedade envolvendo o Eike?
150 ha é uma colonha