quarta-feira, 6 de abril de 2011

Poronga de hoje

Se os fatos contradizem
os profetas,
pior para os fatos.”

(Nelson Rodrigues)

O caminhão e os galhos
Que coisa feia é esse caminhão trafegando na AC-40. Não há segurança nem para o motorista nem para os transeuntes. Há legislação específica proibindo esse tipo de transporte no Acre. Nessas horas, infelizmente, nem sempre aparece um agente da lei para coibir.

Guerra aberta
Sinais estão sendo emitidos de ambos os lados. Foi aberta a guerra nos partidos de oposição entre as principais lideranças. Estão em jogo as indicações para os cargos majoritários das eleições do ano que vem e de 2014. Não vai demorar para começarem a meter os dedos nos olhos e chutarem na canela.

Alimentadores da cizânia
Toda a cizânia na oposição é nitidamente alimentada pelo triunvirato formado pelo senador Sérgio Petecão (ainda no PMN), o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) e Tião Bocalom (PSDB).

Três contra um
O trio se uniu para enfrentar o deputado federal Marcio Bittar (PSDB), que manifestou interesse em concorrer à prefeitura de Rio Branco mesmo antes de ter sido eleito com mais de 50 mil votos. O parlamentar está sendo posto de escanteio, apesar de contar com apoio nacional do comando tucano.

Chapa prontinha
Conversas de bastidores informam que Petecão, Bocalom e Flaviano Melo querem rifar Bittar porque são eles que comporão a chapa para a prefeitura, governo e o Senado. O tucano concorreria a prefeito de Rio Branco, o senador iria para o governo e o peemedebista tentaria retornar ao Senado. Esse é o desenho.

Convencimento de João
Para viabilizar a candidatura de Bocalom à prefeitura, além de desbloquear a passagem com a rifada de Bittar, o trio terá que convencer o ex-deputado federal João Correia (PMDB) a não concorrer. Na melhor das hipóteses lhe seria oferecida a vaga para concorrer a vice-prefeito.

PMN e Kassab
Texto publicado no desatualizado site do PMN nacional (http://www.pmn.org.br) sobre o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: “Esclareço que este senhor, Kassab, não tem nenhuma ligação conosco. Nunca participou ou contribuiu com nenhum de nossos projetos”.

Governador e senador
A direção nacional do PMN não poderia mesmo elogiar Kassab. O paulistano está levando para o PSD o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o senador eleito pelo Acre Sérgio Petecão. Partido nenhum gosta de perder detentores de mandatos tão importantes.

Olavo da Farmácia
Vai levar o nome do vereador Olavo da Farmácia o antigo Mercado dos Colonos de Rio Branco. Campeão de votos em 2004, o parlamentar morreu antes de tomar posse. A publicação da homenagem ao sogro e padrinho político de Chico Viga (PT) foi feita ontem no Diário Oficial do Estado.

Fumê em carro
Outros poderes poderiam seguir o exemplo do Executivo e retirar o fumê dos seus carros oficiais. Os veículos do Legislativo e do Judiciário ainda mantêm a película. Sem o dispositivo, tudo fica mais transparente.

Decreto governamental
Pelo lado do Executivo, o governador Tião Viana mandou publicar decreto ontem proibindo o uso de películas ou outro dispositivo que escureça os vidros dos veículos oficiais ou terceirizados contratados pelo governo.

Pescaria no Penicão
Outrora símbolo de fedentina e descaso com a saúde, a Lagoa de Decantação do Conjunto Universitário, também conhecida como Penicão, foi transformada em um lago e, diariamente, é comum ver pessoas pescando no local. A pescaria se dá por meio de tarrafa e caniço. Os pescadores dizem que há uma abundância de tilápias.

Atrito inevitável
Funcionários reclamam dos atritos provocados na saúde. O colunista acredita que isso é inevitável. Não se faz mudança profunda numa área tão nevrálgica como essa sem atritar com aqueles que se acostumaram à zona de conforto.

Pagamento a marajás
Dizem que decisão da Justiça não se discute, cumpre-se. Não deveria ser assim nessa questão dos funcionários considerados marajás da Aleac. CPI instalada na Casa comprovou que a maioria dos ganhos salariais obtidos pelo pessoal se deu de maneira ilícita.

Dinheiro a receber
Em 2004, quando a CPI concluiu os trabalhos, constatou-se que, em vez de pagar, a Aleac tinha a receber quase R$ 5 milhões dos funcionários classificados como marajás. Por isso, é estranha a recente decisão do STJ.

Sales indiferente
Se dependesse do apoio da prefeitura de Cruzeiro do Sul, o Nauas não estaria disputando o Campeonato Acreano de Futebol Profissional. O prefeito Vagner Sales (PMDB) é completamente indiferente ao representante do segundo maior município do Acre. O desabafo foi feito pelo presidente da agremiação no blog do Ornelas (http://www.vozdoacre.com).

Mudou o jogo
O retorno de Nilson Areal (PR) para a prefeitura de Sena Madureira mudou o jogo da disputa eleitoral do próximo ano. O republicano sabe jogar bem. Até seus adversários sabem disso. O escolhido por Areal para sucedê-lo entrará com muita chance no gramado.

No meio do caminho
A vida de sindicalista não foi boa para Celina Ferreira da Costa. Afastada da presidência do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte do Acre e demitida por ordem da Justiça do Trabalho, a motorista de ônibus viu-se obrigada a parar no meio do caminho o curso de Arquitetura que fazia numa faculdade particular. O velho militante Abrahim Lhé Farhat abraçou mais essa luta.

Financiamento público
Os senadores da Comissão da Reforma Política aprovaram no âmbito da Comissão que as campanhas serão financiadas exclusivamente com recursos públicos. Esse é outro tema deveras polêmico e que enfrentará resistência no plenário e na sociedade.

Consulta popular
Mais uma vez os congressistas erram quando ficam debatendo a reforma política apenas entre eles. Seria mais inteligente, sensato e democrático uma consulta popular para que a sociedade opine sobre o sistema eleitoral que deseja.

A última coca-cola
Sempre se achando a última coca-cola do deserto, o blogueiro Altino Machado faz comentários desairosos sobre nota publicada na coluna na edição de ontem. Comenta, maldosamente, sobre informação de que a Câmara de Vereadores iria ocupar o prédio do antigo Anexo do Tribunal de Justiça. O colunista não se considera tão “bom” quanto Machado, mas publicou a informação com base em informações obtidas junto à direção do Legislativo municipal.

Vamos retrucar
Da mesma forma que Altino Machado gosta de fazer comentários maldosos e jocosos contra os colegas jornalistas, o colunista informa que, doravante, irá agir de forma semelhante com ele. Aqui no Acre não há apenas muro baixo. Na verdade não há muro. Ninguém pode se arvorar a palmatória do mundo, principalmente quando tem falhas, defeitos e perversões. Todo mundo sabe quem é quem.

Disputa pelo espaço
É perfeitamente normal que haja interesse no espaço do antigo Anexo pelo Judiciário e pela Câmara de Vereadores. Como o caso envolve duas instituições que têm seus dirigentes comprometidos com a civilidade, por certo chegarão a um entendimento.

Nenhum comentário: