terça-feira, 12 de abril de 2011

Poronga de hoje

É impossível ensinar um gato
a não pegar passarinho.”
(Albert Einstein)

Aniversário na roça
Domingo, Tião Viana (PT) fez questão de visitar, acompanhado do secretário Mauro Ribeiro, o produtor rural Alonso Santiago, que completou 90 anos. Ele mora no ramal Nova Aldeia, em Senador Guiomard. Em seu perfil no twitter, o governador falou da felicidade e da lucidez do aniversariante, que, entre outras histórias, relembrou a passagem de Lampião na região de Aracati, no Ceará, onde morava. O petista posou ao lado do aniversariante e de sua mulher Maria Izaura.

Ameaça de Marina
Se o PV continuar se comportando da forma que se comporta agora, a ex-senadora Marina Silva não subirá em palanques para ajudar candidatos a vereadores e a prefeitos do partido. Essa é a informação publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

Nova fórmula
Segundo a reportagem, Marina Silva teria dito que não pode falar à sociedade de uma nova fórmula política se dentro do PV há uma velha fórmula, onde a discussão é cerceada e as pessoas não podem se manifestar. A querela da ex-senadora com dirigentes retrógrados do partido ainda vai render novos capítulos.

Marido de Antonia
Cresce a possibilidade de a deputada federal Antonia Lúcia trocar o PSC pelo PSD. Domingo, seu marido, Silas Câmara, que também é deputado federal pelo Amazonas, anunciou que irá mudar de mala e cuia para a legenda criada por Gilberto Kassab. O casal deve ficar junto na alegria e na tristeza.

A luz do Pelé
O Programa Luz para Todos tem novo coordenador no Acre. Trata-se de Petronilo Lopes Rodrigues Filho. Você não sabe quem é? Fica mais fácil se for chamado de Pelezinho, candidato a vereador nas eleições de 2008.

Coordenação de campanha
Dilma Rousseff completou 100 dias de governo no domingo, mas aqui no Acre já tem coordenador de campanha do senador Aécio Neves, possível adversário da petista em 2014. Quem se encarregou dessa missão foi o deputado federal Marcio Bittar (PSDB). Essa turma é apressada.

Saída negada
Por meio de sua assessoria, Marcio Bittar mandou avisar aos aliados e adversários (internos e externos) que não deixará o PSDB. Diz que a chance de isso acontecer é zero. Olha, olha...

Consulta ao TSE
Marcio Bittar pode até não estar pensando em mudar de ninho. Mas, semana passada, a coluna publicou informações sobre consulta feita por ele ao TSE, na qual indagava questões acerca de infidelidade partidária. O ministro Arnaldo Versiani não respondeu questionamento por falta de elementos embasadores.

Sem convite
Mostrando o sentimento que norteia o PSDB nacional, Bittar revelou que não foi convidado para a recepção a Gilberto Kassab. Mesmo que tivesse recebido o convite, não iria. “O Kassab está criando um partido que nasce com o objetivo de enfraquecer as oposições em todo o Brasil e que estará seguindo a cartilha da petista Dilma Rousseff.”

Kassab na pelada
Idealizador de uma das maiores peladas nacionais, Gilberto Kassab foi levado pelo aliado Sérgio Petecão para assistir aos peladeiros do Bancrevea em ação no último sábado.

Simbologia do Acre
Lideranças paulistas, amazonenses e de outros Estados se unem a favor de Sérgio Petecão por um motivo só: derrotar o governo do PT e da FPA. Nacionalmente, o Acre tem pouca importância para a economia e a política. O Estado vale pela simbologia de ser o local onde os petistas governam há mais de 12 anos. O jogo será pesado.

Preço da gasolina
Leitor, responda se souber: por que os preços dos combustíveis subiram tanto no Acre, se o governo federal ainda discute se haverá majoração ou não no âmbito nacional? O pessoal do Ministério Público bem que poderia explicar a situação à sociedade.

Cartel aberto
Por mais que tentem escamotear a situação, não dá para esconder o cartel formado pelos proprietários de postos de combustíveis no Acre, principalmente em Rio Branco. O pior é que os responsáveis pela fiscalização não agem.

Gladson paquerado
Aquilo que a coluna havia publicado em primeira mão se confirmou com a vinda de Gilberto Kassab a Rio Branco: o deputado federal Gladson Cameli (PSD) está sendo paquerado para ingressar no PSD com a promessa de que será o candidato do partido ao Senado.

Controle do partido
Por enquanto, Gladson Cameli não parece disposto a trocar de legenda. Trabalha fervorosamente para assumir o controle do PP no Acre. Atualmente a direção progressista é mais afinada com o vice-governador César Messias.

Decisão em Brasília
Ontem à noite, convencionais acreanos participaram da eleição da direção nacional do PP. Trataram do diretório no Acre.

Influência amazônica
Jovem e ousado, Gladson Cameli é mais um político eleito no Acre que é bastante influenciado pela política do Amazonas, Estado em que seus familiares mantêm a maioria dos negócios.

Gosto de Kassab
Sérgio Petecão declarou que Gilberto Kassab não gostou do que viu na periferia do Acre. Nem poderia gostar. O prefeito de São Paulo nasceu no tradicional bairro Pinheiros e não costuma ter contato com a pobreza. Mesmo assim, poderia levar o senador acreano para ver se ele gosta das favelas na maior cidade do país.

Santo na família
Político, Kassab certamente não age como santo para atrair tantos aliados. O prefeito, porém, tem um dos tios-bisavós nessa condição: Nimatullah Youssef Kassab Al-Hardini é um santo da Igreja Maronita. Foi canonizado no dia 16 de maio de 2004 pelo papa João Paulo II.

Enquete feijoense
Há uma enquete muito suspeita no site da Rádio FM de Feijó (http://www.radiofmfeijo.com). Parece coisa para vitaminar popularidade de políticos locais. A Justiça Eleitoral pode dar uma passada pela página para verificar se há alguma irregularidade.

Nenhum comentário: