quinta-feira, 7 de abril de 2011

Poronga de hoje

Sem elegância no coração,
não há elegância”
(Yves Saint Laurent)

Recomeço
O prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, acompanhado do vice Jairo Cassiano, ontem à tarde foi recebido em audiência pelo governador Tião Viana, com quem tratou sobre o município e os termos de cooperação administrativa que serão colocados em prática entre o governo do Estado e a administração daquela cidade, agora que a Justiça reconduziu em definitivo a dupla à gerência do município.

Novos tempos
O governador Tião Viana, numa demonstração de apreço e respeito à população de Sena Madureira, comprometeu-se com o prefeito Nilson Areal em transferir a sede do governo do Estado ao município no próximo dia 15, norteado pelos princípios do programa denominado “Governo Itinerante”.

Arrogância da oposição
Observando o clima reinante entre as lideranças oposicionistas, o que se pode concluir é que a oposição está tão certa de que vencerá a disputa pela prefeitura da capital que se tornou arrogante ao extremo.

Poder divide
Ensina a história que o poder divide. Os oposicionistas nem precisaram galgar o posto de vencedores para se dividirem. Optaram pela divisão somente pela perspectiva de ganharem uma importante prefeitura. Imagine como estariam se tivessem vencido o governo!

Peru de véspera
Antes de cantar vitória fora do tempo, a turma da oposição deveria entender que não se perde nem se ganha eleição na véspera. A própria FPA sentiu isso na pele nas eleições do ano passado. O jogo se ganha jogando.

Ajuntamento
Toda essa confusão entre os oposicionistas apenas confirma que a oposição no Acre nunca se une. Ela, no máximo, junta-se a cada período eleitoral. Até hoje não conseguiu montar um projeto de governo alternativo ao da FPA.

Jorge no pinga-fogo
Com pouco mais de dois meses no Senado, Jorge Viana (PT) vai ganhando espaço no Senado e na mídia nacional. Terça-feira, o senador acreano esteve no quadro “Pinga-Fogo” do Jornal da Globo. Junto com o paraense Flexa Ribeiro (PSDB), Viana falou sobre a posição da OEA na Usina de Belo Monte.

Posicionamento infeliz
Para Jorge Viana, o posicionamento da OEA foi, no mínimo, infeliz ao querer a suspensão da obra. Já o oposicionista Flexa Ribeiro classificou a tentativa de intromissão como absurda.

Área de crise
Inteligente é quem tira proveito até em situações adversas. Foi o que fez a diretoria do Sinjac com o episódio em que os jornalistas foram impedidos de acompanhar a desocupação das casas no bairro Ilson Ribeiro II. Os profissionais da imprensa em breve terão a seu dispor um curso de como agir em área de conflito.

Conversa e parceria
A ideia do curso nasceu de uma conversa do presidente do Sinjac, Marcos Vicentti, com o subcomandante da Polícia Militar, Paulo César. Formatado nos moldes estabelecidos pela ONU, o treinamento inclui conhecimentos táticos em situações de crise.

40 vagas
Serão oferecidas 40 vagas para jornalistas e 10 vagas para acadêmicos de comunicação social. As inscrições serão realizadas no Sinjac, na primeira quinzena de maio. Os treinandos receberão aulas práticas e teóricas, noções de primeiros socorros e conhecimento de armamentos e segurança. Um jornalista do Rio de Janeiro, que recentemente participou da ocupação do Morro do Alemão, será convidado para falar sobre sua experiência.

Golpe acusado
Acuado pela marca da incoerência, Sérgio Petecão acusou o golpe que atinge sua popularidade. O senador fez uso da sua página na internet para se defender.

Seus eleitores
Por mais que tente, Petecão não conseguirá explicar seu apoio a Dilma Rousseff (PT). Ele votou e apoiou o tucano José Serra. Seus eleitores no Acre não votaram na presidente petista e, por não terem votado, logicamente não concordam com a postura do parlamentar.

Galho em galho
Eleitor algum gosta de político que vive pulando de galho em galho conforme suas conveniências. Quem vive nesse ramo tem que demonstrar fidelidade partidária e princípios ideológicos. Fica feio mudar conforme muda o vento.

Extinção do partido
O PMN caminha para a extinção no Acre. É a conclusão a que se chega com a saída do senador Sérgio Petecão e outros integrantes. Bem que os supersticiosos dizem que 33 é uma idade para morrer no calvário.

Sentimento de realização
Tião Viana deve ter sentido uma sensação diferente quando entregou à população as novas instalações do Hospital de Urgência de Rio Branco. Quando ainda era apenas um jovem médico, por divergir com os governantes da época sobre a precariedade das condições de serviço da unidade, o governador foi impedido de trabalhar naquele nosocômio. E o estabelecimento nem contava com a estrutura que conta agora.

Lage, o animador
O empresário Fernando Lage é o principal animador de uma candidatura de Sérgio Petecão ao governo. O mineiro sonha em herdar quatro anos de mandato no Senado caso o senador obtenha sucesso nas eleições de 2014.

Fórum de Segurança
Xapuri será o primeiro município a receber o Fórum Municipal de Segurança Pública. Será amanhã, a partir das 15 horas, no salão paroquial da Igreja de São Sebastião.

Espaço de discussão
Coordenador do projeto, o subsecretário de Segurança Pública, Ermício Sena, salienta que o Fórum Municipal será um espaço de discussão do tema nos municípios. Segundo ele, a ideia-força da iniciativa é a aproximação dos problemas da sua pasta com os demais setores que tratam do tema, tanto do ponto de vista da prevenção quanto da repressão.

Cem dias
Domingo se completam 100 dias que Tião Viana tomou posse em substituição a Binho Marques. O governador estabeleceu, porém, que a primeira avaliação da sua administração será feita com extados 120 dias.

Nenhum comentário: