segunda-feira, 4 de abril de 2011

Poronga de domingo

A guerra é a guerra
dos homens; a paz é a guerra
das ideias.”

(Victor Hugo)

Bola de seringa
A turma de hoje joga futebol com bola Nike, Adidas e outras marcas não menos famosas. O colunista também aproveita esse avanço tecnológico, mas não se esquece do passado. Uma coisa que não dá para ser esquecida, por exemplo, é a bola de seringa. Eu joguei com ela. Modéstia à parte, talvez esteja aí a explicação para a habilidade que tenho. Ela quicava demais e dificultava o domínio. Só os bons conseguem. Ainda há quem fabrique a “redonda”. Um dos fabricantes atende pelo prenome de Aldenor e pode ser visto no Parque Capitão Ciríaco.

Peça chula
Uma peça chula e carregada de baixaria. Essa é a classificação da ação movida pela direção estadual do PMN tentando surrupiar o mandato do petista Anibal Diniz para o suplente Carlos Augusto Coêlho. Os termos usados na peça jurídica diminuem ainda mais a chance de a ação prosperar. A coluna teve acesso ao teor do documento. Pura baixaria!

Representação no MPF
Ao contrário do divulgado, a direção local do PMN não ingressou com a representação no STF questionando o mandato do petista Diniz. O documento foi subscrito e protocolado pelo senador Sérgio Petecão na Procuradoria da República, em Brasília. Foi endereçado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Fonte das denúncias
Curioso na representação é que Carlos Augusto Coêlho e Sérgio Petecão fazem um monte de ilações baseadas numa fonte única: matérias publicadas no jornal O Rio Branco. Saíram do campo jurídico para o gramado pessoal de forma agressiva e torpe. A boa política não é para ser feita assim.

Relação aberta
Sexta-feira, Márcio Batista reuniu-se com diretores de escolas e coordenadores pedagógicos. O secretário municipal estabeleceu uma relação aberta para debater possíveis cortes no orçamento dos estabelecimentos, a fim de garantir, por exemplo, aumento salarial.

Próximo à base
Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação, Márcio Batista passou a adotar a prática de permanecer constantemente próximo à base. Faz visitas periódicas às escolas para conversar com os funcionários. Está agradando.

Forte semelhança
Há uma forte semelhança entre o senador Sérgio Petecão (PMN) com a deputada federal Antonia Lúcia (PSC): ambos foram eleitos com votos do Acre, mas têm ligação profunda com políticos do Amazonas.

Onda conservadora
Toda análise que for feita na política acreana na atualidade necessariamente tem que vir acompanhada de uma observação sobre o conservadorismo. Somente na Aleac há ao menos uma dezena de deputados evangélicos.

Espaço da oposição
Sabedores desse conservadorismo, os opositores entram no meio e prometem o céu na terra. Só não indicam como irão garantir a salvação. É fundamental estar atento a essa movimentação.

Fim dos nanicos
Está muito próximo o fim dos partidos nanicos. Basta que a reforma política em discussão no Congresso Nacional seja aprovada.

Vantagem militar
A eleição de Wherles Rocha (PSDB), por si só, não trará benefícios para os policiais militares. Muito pelo contrário. Ninguém conquista apenas guerreando. O diálogo, quase sempre, é o melhor caminho. O tucano tem preferido o confronto.

Vieira, o exemplo
Exemplo de que os militares não ganham nada elegendo parlamentar de estilo belicoso está na Câmara de Vereadores. Qual foi o ganho da categoria com a eleição do Sargento Vieira? Ele, sim, ganhou com o mandato. No cargo, obteve remuneração salarial a ponto de comprar uma camionete de mais de R$ 100 mil no primeiro mês de mandato.

Incentivo à militância
Plenárias iguais à promovida pelo PT ontem têm como principal motivo envolver a militância na defesa do projeto da FPA. Os encontros serão realizados a cada trimestre.

Tempo de novatos
É tempo de muito novatos na Aleac. Há deputados calouros querendo mostrar serviço à população. Com o tempo, a tendência é de que haja uma esfriada nos ânimos.

Viés atravessado
Tem deputado achando que conseguirá arrancar benesses pessoais do governo na base da pressão. Esse é o viés errado. É zero a chance de o governador Tião Viana (PT) ceder. O petista começou na política no Senado, onde amador não se cria.

Quem loteou...
...dançou. A história do Acre está recheada de exemplos de administradores que lotearam sua administração aceitando pressão de deputado e se deram mal. A coluna vai citar apenas dois: Romildo Magalhães e Mauri Sérgio.

Coisa a mostrar
Tião Viana está compilando todas as informações sobre os primeiros meses da sua administração. Fará um balanço quando o governo completar 120 dias. O ritmo tem sido tão intenso que tem secretário e assessor quase pedindo água.

Nota tucana
O PSDB saiu em defesa de Sérgio Petecão e Carlos Augusto Coêlho. Estranho é o PMN não ter tomado a mesma medida. Será que a legenda já foi extinta no Acre?

Novo ninho
Assinada por Tião Bocalom, a nota pode ser encarada como a possibilidade de o presidente tucano mudar para o PSD caso não consiga viabilizar a sua candidatura a prefeito de Rio Branco.

Repasse do FPM
As prefeituras receberam a mais 12,3% do que fora estimado pela Receita Federal para o FPM em março. O percentual sobe para 14,8% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. O problema é que esse crescimento é sazonal. Há meses em que cai muito e dificulta a vida dos prefeitos.

Nenhum comentário: