sexta-feira, 8 de abril de 2011

Poronga de hoje


A cura é uma questão de tempo,
mas às vezes é uma
questão de oportunidade.”

(Hipócrates)

Conversa com Carioca
Foi num site local que o vereador Jairo Carvalho saiu do PT para o PTC dizendo não querer conversa com Carioca Nepomuceno. A imagem que ilustra a coluna revela o contrário. O parlamentar de Plácido de Castro foi ontem ao Escritório de Governo com o assessor político para esclarecer os fatos. Disse que exageraram na tinta quando interpretaram a sua fala.

Marina palestrante
Marina Silva (PV) palestrará hoje na Brown University, em Providence (Rhode Island). Na próxima semana, dia 15, a ex-senadora dará o recado em Cambridge para conferência no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Falará sobre mudanças climáticas e políticas inovadoras no Brasil em universidades norte-americanas.

Quanto pior, melhor!
Está cristalina a estratégia de Wherles Rocha (PSDB) ao insuflar a greve na Polícia Militar. Major da corporação, o tucano manobra para empurrar a categoria para uma greve radicalizada, instituindo a quebra do diálogo com o governo. A leitura fica patente quando ele sugere que a classe apresente demandas inexequíveis, face as condições financeiras do Estado e o estatuto da corporação. Aposta no quanto pior, melhor!

Desordem geral
Analisando de forma racional, expressivo grupo de militares ainda não concebeu qual o alicerce que sustenta a estratégia do militar-deputado. Fonte da coluna foi ao âmago da questão: Rocha, apostando no caos, planeja insuflar a caserna a tal ponto de as autoridades constituídas recorrerem ao Exército para a manutenção da ordem e a salvaguarda da segurança da sociedade. Diante do caos generalizado, entende que a desordem sobreporia a razão.

Preceito elementar
Novato na política, o deputado já deveria saber que o diálogo é a ferramenta universalmente utilizada para que agentes públicos busquem o consenso, preservada a racionalidade e também os interesses da sociedade. Os policiais militares, por sua vez, devem entender que até nos momentos de conflitos a conversa funciona.

Voe TAM
Jorge Viana recebeu ontem em, seu gabinete em Brasília, o presidente da TAM, Marco Antonio Murilo de Aragão. Conversaram sobre os serviços aéreos no Brasil.

Qualidade das viagens
O senador acreano decidiu estudar e encontrar soluções para melhorar a qualidade das viagens aéreas e baixar o preço das passagens. Ele quer saber por que as tarifas são tão caras no Brasil. Jorge Viana disse que vai apresentar sugestões para melhorar as condições de funcionamento dos aeroportos.

Kassab vem
Somente a vontade de montar um partido para trazer um paulistano da estirpe de Gilberto Kassab ao Acre. O prefeito virá a Rio Branco sábado. Os ônibus do senador Sérgio Petecão se encarregarão de transportar a plateia.

Chance de explicar
Essa vinda de Kassab pode ser uma chance para Petecão explicar melhor sua saída do PMN para entrar no PSD. O senador pode tentar convencer o eleitorado revelando o porquê de rugir como um leão contra o PT no Acre e miar como um gatinho para o mesmo partido em Brasília.

Especulações mil
A forma como Petecão se comporta abre margem para as mais diversas especulações. A principal delas é essa suposta influência que o governador do Amazonas, Omar Aziz, teria sobre seu mandato.

Honda Amazônia
Tião Viana recebeu o diretor comercial da Honda Amazônia, Roberto Akiuma. A pauta trouxe possibilidades de mais investimentos. A ZPE também foi debatida. O empresário classifica a iniciativa como a consolidação de investimentos de projetos na região. Akiuma estava acompanhado do representante da multinacional no Acre Osvaldo Xavier.

Boa surpresa
Akiuma falou da surpresa que teve ao conhecer a capital acreana, por ser uma cidade limpa, que valoriza o lazer do cidadão, com seus parques. Tião Viana, por sua vez, comentou sobre o interesse de empresários chineses em também instalar empresas no Acre.

Candidatura avulsa
Se depender dos 15 senadores que compõem a comissão de reforma política do Senado, qualquer cidadão pode lançar candidatura avulsa para prefeito e vereador. Caso seja aprovada no plenário, a proposta dispensa a filiação partidária.

Percentual de apoio
O candidato avulso, porém, terá que obter apoio de ao menos 10% do eleitorado do seu município para ter direito de registrar a candidatura e receber o aval da Justiça Eleitoral.

Janela fechada
A comissão fechou possibilidade de abrir janela partidária para que políticos eleitos troquem de partido às vésperas das eleições. As regras de fidelidade partidária foram mantidas.

Empregada doméstica
Dia 27 é o Dia da Empregada Doméstica. A Câmara de Deputados prepara anúncio de bondade para a categoria. A CCJ aprovou, por exemplo, a eliminação da exigência de atestado de bons antecedentes criminais e o estabelecimento de um prazo de dez dias para a efetivação da contratação na carteira de trabalho. Essas trabalhadoras merecem muito mais.

Volta ao picadeiro
Sérgio Petecão gravou em seu site vídeo de apoio ao ex-deputado Luiz Calixto. Só há uma explicação para isso: o senador tenta trazer o aliado de voltar às luzes e ao picadeiro da política. Até onde se sabe, o ex-líder da oposição não sofre ameaça de ninguém.

Representação improdutiva
Jornalista em repouso, mas advogado atuante, Suede Chaves levantou um questionamento pertinente sobre os deputados com assento na Alec. Ele quer saber qual o parlamentar que tem como bandeira a causa da produção. A coluna responde: nenhum.

Na Correia vai
Os peemedebistas mais históricos acreditam que dessa vez o PMDB lançará candidato a prefeito de Rio Branco. Creem que João Correia não abrirá mão de concorrer. Ainda faltam quase dois anos para a eleição e tudo pode acontecer.

Bancada lenta
Está no ritmo de cágado a representação acreana na Câmara dos Deputados. Os parlamentares estão lentos para demonstrar serviço. Os únicos que ainda se movimentam são Perpétua Almeida (PC do B), Gladson Cameli (PP) e Flaviano Melo (PMDB) - o trio que sonha em chegar a postos mais altos.

Força do Purus
Tanízio de Sá, que concorreu a deputado estadual em 2006 com o slogan “A força do Purus”, deixou o PT. Entregou a carta de desfiliação ao presidente do partido em Manuel Urbano, Rubens Martins. Saiu atirando.

Nenhum comentário: