terça-feira, 15 de março de 2011

Poronga de hoje

Professora Marina
Marina Silva (PV) continua com o prestígio internacional nas alturas. A ex-senadora acreana foi convidada para dar aulas em três universidades no exterior. Uma delas é a tradicionalíssima Harvard

No Esquenta
Domingo, Marina Silva foi a convidada da apresentadora Regina Casé no programa Esquenta. A ex-senadora falou sobre a sua vida, desenvolvimento sustentável e espiritualidade. Chegou a declarar ser um “milagre” de Deus. Foi muito aplaudida.

Sorte na vida
Falando sobre música, a ex-senadora revelou que uma das músicas que mais a agrada é “Sorte”, interpretada por Gal Costa. A melodia, segundo ela, tem a ver com o relacionamento com Fábio Vaz, seu marido. A letra e a música são de Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, respectivamente.

Astério se explica
Astério Moreira (PRP) mandou extensa explicação sobre duas notinhas publicadas na coluna do último domingo. Ele escreveu acerca de um assessor governamental: “Quando falo mudanças feitas pelo povo é porque essa é a única linguagem que os assusta. Pelo visto, não os assustou. Os enfureceu ainda mais”.

Modelo faliu
Membro da base aliada, o deputado isentou os prefeitos do resultado eleitoral de 2010. Segundo ele, “o modelo de relacionamento político adotado pelo governo depois da saída de Jorge Viana faliu”.

Novo modelo
Moreira fala sobre a necessidade de construir um novo modelo de relacionamento de partidos e parlamentares que dão sustentação ao governo e aos prefeitos da FPA. Entenda, na verdade, qual é o modelo que defende: “Pressão por cargos vindos das bases dos partidos pequenos é normal. Basta tratá-los com o mesmo respeito com que os tratavam no período de campanha”.

Tião e a política
O deputado resolveu avaliar os primeiros dias de governo. Disse que o governador Tião Viana está indo muito bem em todas as áreas, com exceção da área política. “Estou de orelha quente com tanta reclamação dos deputados da base”.

Líder espiritual
Na suas explicações, Astério Moreira assegura que as posições do seu líder espiritual, o pastor Afif Arão, nunca impediram que apoiasse à FPA. “Ele diz que sua preocupação não está voltada para a política, mas para a construção do novo templo e de ganhar mais almas para Jesus”.

Audiência pública
Sábado, a coluna informou que o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP) teria vindo à região apenas para gravar um documentário. A história não foi bem assim. O comunista também participou de audiência pública em Boca do Acre para debater o Novo Código Florestal Brasileiro. Matéria sobre o assunto foi publicada na imprensa amazonense.

Verdes municipais
A nova Executiva Municipal do PV será apresentada hoje, a partir das 9 horas, na sede do partido. O presidente será o engenheiro florestal Flúvio Mascarenhas.

Disputa da prefeitura
Historicamente, o PV é aliado do PT e integrante da FPA. Nos dias atuais, principalmente após a candidatura de Marina Silva à Presidência da República, há verde defendendo o lançamento de candidatura própria à prefeitura de Rio Branco. A tese terá que amadurecer.

Bayma encrencado
A acusação de ter se envolvido com o esquadrão da morte parece que não serviu de lição para o delegado Carlos Bayma. É o que dá para concluir quando a autoridade policial se envolve no lamaçal que misturou política com polícia em Acrelândia. A situação agora ficou complicada.

Veia de torcedor
Pelo jeito, Anibal Diniz (PT) está torcendo mais pelo Rio Branco do que pelo Santos. Domingo, o senador cumpriu agenda na capital, mas embarcou para Cruzeiro do Sul, onde foi assistir à partida do Estrelão contra o Nauas, na Arena do Juruá. Dessa vez o parlamentar não comentou.

Jogada dura
Antonio Aquino não irá afrouxar para os árbitros que entraram em greve. Conversando com amigos no último sábado, o presidente da Federação de Futebol revelou que irá procurar os mecanismos legais e disponíveis para garantir a realização do campeonato.

Gesto de coragem
Florindo Poersch agiu com nobreza de espírito ao pedir desculpas pela piada sem graça contra o povo japonês. Agiu como um homem de caráter deve agir. Errar é fácil, difícil é admitir o erro publicamente. Ponto positivo para o presidente da OAB.

Diálogo midiático
Os recados dados pelo deputado Marcio Bittar (PSDB) sobre a necessidade de a oposição dialogar não tem convencido nem os opositores. Leia o que um dirigente partidário disse: “Ele tem que parar de falar de união somente na imprensa. Os debates têm que fluir no campo interno”.

Adversários de peso
Dentro da oposição Marcio Bittar tem ao menos dois adversários de peso. Tião Bocalom (PSDB) e Sérgio Petecão (PMN) não costumam tecer elogios ao deputado federal mais bem votado em 2010.

Maçonaria e a ponte
Maçons acreanos irão entrar na luta pela construção da ponte sobre o Rio Madeira. A bandeira está sendo puxada pela Grande Loja Maçônica do Acre, cujo grão-mestre é o juiz de direito Pedro Longo. Os irmãos de Rondônia também irão abraçar a iniciativa.

Carta aberta
Como passo inicial, a Grande Loja Maçônica deverá encaminhar uma carta à presidente da República, Dilma Rousseff, relatando a história da BR-364 e as dificuldades passadas pelo povo do Acre pela falta da ponte. Cópia do documento deverá ser encaminhada aos políticos do Acre e de Rondônia.

Nenhum comentário: