sexta-feira, 25 de março de 2011

Poronga de hoje

Educação no trânsito
Por meio do Detran, o governo resolveu investir na educação do trânsito. Acertada, a medida deve vir casada com ações duras contra os motoristas mal-educados e infratores. Infelizmente, o condutor acreano acha que tem um balaio de direitos e poucos deveres. É a triste e lamentável verdade.

Bicicleta e moto
O processo de educação não deve atingir apenas os motoristas de carros e os pedestres. É primordial que os ciclistas e os motociclistas sejam alcançados, pois raro é o acidente em que essas categorias não estejam envolvidas.

Se dirigir...
... não beba. Se beber, não dirija. O alerta serve a todos os motoristas, mas os ocupantes de cargos comissionados devem segui-lo à risca. Quem não agir dessa forma pode sentir a ressaca de ver a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado.

Reforma política
Antes de embarcar de Brasília para Rio Branco, Jorge Viana telefonou ao colunista para fazer dois convites. O primeiro é para o café da manhã que oferecerá à imprensa. O segundo, para participar de um debate sobre reforma política, a partir das 16 horas, na Biblioteca Pública.

Debate aberto
O debate será aberto à sociedade. Personalidades do meio político acreano foram convidadas. Jorge Viana é membro da comissão que elabora proposta de reforma política no Senado. Os eventos estão sendo realizados em parceria com o também senador Anibal Diniz.

Bem e mal
Como tudo na vida, a decisão do STF sobre a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa trouxe coisas boas e más. Uma boa, por exemplo, é a ascensão do amapaense João Alberto Capiberibe (PSB-AP) ao Senado. Uma muito ruim é que o paraense Jader Barbalho (PMDB) também irá ter assento na Casa.

Nada a ver
Tem gente fazendo confusão sobre a situação do ex-deputado N. Lima (DEM). Ele não será beneficiado nem prejudicado pela decisão acerca da Lei da Ficha Limpa. O ex-parlamentar teve a sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral acreana por abuso de poder econômico e recorreu ao TSE. É outra situação.

Solução caseira
Torcedores flamenguistas consideram ter achado a “solução” de um técnico para o Fluminense. Sugerem que seja contratado o acreano Gilmar Sales. “Conhece de futebol e é torcedor tricolor fanático”, argumenta um urubu. Essa turma...

Fila do toque
Virou piada a quantidade de marmanjos que procuram médicos do programa Movimento pela Saúde Masculina, que está atendendo em frente do Palácio Rio Branco. Um gaiato comentava que é a primeira vez que registrava tamanha fila de homens para fazer o exame do toque. É melhor deixar de preconceito. Prevenção é quase tudo.

Produção legislativa
José Luiz Tchê (PDT) e Helder Paiva (PR) viajaram para a China. Ontem, nos corredores da Aleac, tinha gente perguntando se os deputados foram tentar negociar a exportação da produção legislativa com a turma dos olhos puxados.

Santo nome
Atenção, católicos! Há espertalhões visitando empresas e empresários pedindo doação em nome do reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, padre Mássimo Lombardi. Não doe nada. É golpe. O que estão fazendo pode ser classificado como o usar o santo nome em vão.

Ataque nas igrejas
Ladrões não estão respeitando os templos religiosos. Nos últimos dias, várias igrejas católicas foram visitadas pelos amigos do alheio. A Diocese, infelizmente, descobriu que a proteção divina não garante a segurança no reino terrestre.

Abacaxi enorme
Será que a democrata Marilete Vitorino tem noção do tamanho do abacaxi que herdou na prefeitura de Tarauacá? O fruto é pesado e difícil de descascar. Eleita vice-prefeita em 2008, ela irá assumir a titularidade com a perda do mandato do prefeito Vando Torquato (PP).

Tragédia de Berna
Na Copa do Mundo de 1954, o Brasil foi humilhado pela Hungria de Puskas. Perdemos por 4 a 2, num passeio futebolístico que ficou conhecido como a Tragédia de Berna. Quarta-feira à noite, o Fluminense escapou de ser eliminado da Libertadores das Américas porque o goleiro Ricardo, que tem o sobrenome da cidade suíça, foi uma tragédia. Tomou dois gols frangos. Se não fosse o Deco...

Até os dentes
Policiais cumpriram mandado na casa do vereador Valdor do Ó (PSDB) em Tarauacá e descobriram que o tucano tinha um pequeno arsenal bélico doméstico. O tucano estava armado até os dentes. Foi acusado de efetuar disparos em via pública. É essa forma violenta de fazer política que alguns açougueiros querem implementar no Acre.

Horário escolar
Perfeito. O secretário de Educação, Daniel Zen, anunciou que os alunos da rede pública de ensino do Estado passarão a entrar na escola às 8 horas (correspondente às 7 horas do horário antigo). É uma das decisões mais acertadas do ano. Talvez se essa medida tivesse sido adotada quando da mudança do fuso, não teria havido tanta confusão. Nunca é tarde para corrigir os ponteiros.

Meio antenado
Essa questão do fuso horário dá horas e horas de debate. Está no Senado para ser decidido. No meio político ficou cristalino o que realmente está por trás da história. Tem gente dizendo uma coisa em público, mas adotando comportamento inverso no âmbito privado. Tudo para levar vantagem eleitoral.

Vereadores em Boca
Vereadores de Rio Branco pegaram a estrada até Boca do Acre. Receberam convite da Câmara do município amazonense e foram debater sobre a contaminação do Rio Acre que recebe dos acreanos dejetos jogados de forma in natura. A turma do Amazonas reclama que está consumindo água inadequada. É cada uma!

Na correnteza
Nesse raciocínio dos vereadores de Boca do Acre, o debate teria que vir na correnteza. O Rio Acre nasce no Peru e vem descendo por várias cidades. Não há conhecimento de que a haja tratamento de esgoto nas localidades banhadas.

Conselho suspenso
O plenário do TCE acatou relatório do conselheiro Antonio Malheiro e votou pela suspensão das atividades do Conselho Gestor da Fundhacre. O entendimento é de que o órgão agia como uma empresa privada, apesar de gerir dinheiro público.

Recomendações do TCE
O TCE também vai recomendar à Secretaria de Estado de Saúde a suspensão das atividades de todos os conselhos gestores que operaram nos moldes do da Fundhacre.

Nenhum comentário: