quarta-feira, 23 de março de 2011

Poronga de hoje

Sibá e o Basa
Fonte informa que o deputado federal Sibá Machado (PT) se articula para emplacar um aliado na presidência do Banco da Amazônia (Basa). O preferido do deputado federal petista seria o atual superintendente da Caixa Econômica Federal no Acre, Aurélio Cruz.

Sindicatos na pindaíba
Sindicatos acreanos estão na pindaíba. Tudo porque a juíza Regina Longuini decidiu a favor de uma entidade de Minas Gerais, denominada União Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil (UNSP). O imposto sindical de 2010 da turma do Acre foi parar na conta dos mineiros. A CUT está convocando o pessoal à luta.

Conta judicial
O dinheiro do imposto sindical estava depositado numa conta judicial. Após a decisão da juíza da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco, a grana voou para um sindicato de base nacional que nunca fez uma assembleia no Acre. Sem contar que foi fundado em 2006, muito depois da fundação da maioria dos sindicatos acreanos.

Muito dinheiro
A entidade mineira não levou pouco dinheiro. A decisão judicial lhe garantiu mais de R$ 1 milhão. Incentivados pela CUT, os sindicatos do Acre deverão recorrer às instâncias superiores.

Ricardo explica
Ricardo Torres retifica nota publicada na coluna de domingo. O superintendente da RBTrans nega que tenha viajado para conhecer a experiência da Eliseu Kopp & Cia., no período em que respondeu pela Diretoria de Operações do Detran. “Nunca visitei a empresa para conhecer seus equipamentos, quaisquer que fossem”, disse.

Fora da função
Torres também lembra que não estava à frente da Diretoria de Operações quando os contratos foram assinados. Acrescenta que no fim de 2004 foi dado início aos trabalhos técnicos para a identificação de pontos críticos e a elaboração de um termo de referência para a utilização dos radares em locais indicados. Ele assumiu o RBTrans em 2005. A licitação ocorreu no ano seguinte.

Ficha limpa
Ministros do STF voltam a discutir hoje a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010. Está na pauta recurso do deputado estadual Leonídio Bouças (PMDB-MG), barrado das urnas por ter sido condenado por improbidade administrativa, um dos motivos de inelegibilidade previstos na lei.

Jogo empatado
Por enquanto, o jogo envolvendo a Lei da Ficha Limpa está empatado em cinco a cinco. Empossado recentemente, o ministro Luiz Fux pode decidir a partida. O resultado é esperado por dezenas de candidatos e pela população em geral.

Impasse constitucional
A validade da Lei de Ficha Limpa parece esbarrar no artigo 16 da Constituição. Nele está estabelecido que novas regras eleitorais só podem entrar em vigor até um ano antes da votação. Essa lei foi publicada em junho de 2010. O leitor tire suas conclusões.

Marina e os verdes
Marina Silva continua com dores de cabeça para “refundar” o PV. Capitalizada com 20 milhões de votos nas eleições presidenciais, a ex-senadora não consegue fazer valer o objetivo de tornar a legenda mais programática e menos pragmática. A acreana negou que pretenda se desfiliar.

Fora de pauta
Não está na pauta de hoje da CCJ do Senado o projeto de lei que devolve ao Acre o seu antigo horário. É provável que entre somente na próxima semana.

Precisa confessar?
Lê-se nos jornais que o assassino da assessora parlamentar Ana Eunice, Gleisson Andreola, vai confessar o crime. Pergunto: diante de tanta barbaridade, é necessária essa confissão?

Pastor Edson
Ambos são religiosos, mas a coluna errou ao grafar que o pastor que irá responder pelo PP em Sena Madureira chama-se Celso. Na verdade, o evangélico progressista tem o nome de Edson Cameli e responde pela Igreja Batista Filadélfia. Pelo sobrenome fica fácil saber de quem é parente.

48 horas
Somente hoje, às 10h10 (horário de Brasília), é que se completam 48 horas da publicação do acórdão que devolveu os mandatos de prefeito e vice-prefeito de Sena Madureira, respectivamente, a Nilson Areal (PR) e Jairo Cassiano (PDT).

Quinta-feira
Areal e Cassiano deverão ser reempossados somente amanhã. Isso porque o TSE comunicará à Justiça Eleitoral acreana, que retransmitirá o comunicado para a comarca de Sena Madureira.

Dengue mata
O colunista sentiu na família o quanto a dengue é fatal. Léia Melo, que era prima do escriba, morreu vitimada pela doença na segunda-feira. Não era dengue hemorrágica. Ela faria 55 anos ontem, dia do seu enterro. É uma coincidência triste demais.

Rede particular
Léia Melo não procurou a rede pública para se tratar. Foi atendida na Unimed e morreu no Hospital Santa Juliana. Achava que houvera contraído gripe. Suas plaquetas e a pressão arterial baixaram demais. Ela não resistiu. Sua única filha, Adriana, necessitará de toda força do mundo nesse momento de profunda dor.

Reprovação por falta
Esperada ontem na Aleac, Olinda Batista faltou. Alegou necessidade de viajar. A continuar faltando os compromissos previamente assumidos, a reitora da Ufac terminará sendo reprovada por falta, sem direito a prova de recuperação.

Mulher na Câmara
Não foi apenas Vando Torquato (PP) que perdeu mandato em Tarauacá. Além do prefeito, o vereador Raimundo Furtado foi obrigado a desocupar a Câmara. Em seu lugar assumirá a suplente Maria José (PP).

Vez das mulheres
Coincidência. No mês da mulher, duas integrantes do sexo feminino ganham mandatos em Tarauacá, terra conhecida pelo abacaxi grande e pelas belas mulheres. Marilete Vitorino (DEM) assume a prefeitura e Maria José ganha mandato de vereadora.

Sururu formado
O bom taraucaense professor Accioly postou em seu blog (http://acciolytk.blogspot.com) que o sururu foi formado ontem na Câmara de Vereadores do município. Um dos mais revoltados era o progressista Lulu Neri, que tem muitos cargos na prefeitura e é cunhado do vereador cassado Raimundo Furtado. Há um vídeo tratando do quiproquó no endereço acima mencionado.

Nenhum comentário: