terça-feira, 22 de março de 2011

Poronga de hoje

Encontro de prefeito
Esta imagem foi captada em 1967. Trata-se do primeiro encontro de prefeitos do Acre, realizado em Rio Branco. É possível identificar os prefeitos de Tarauacá, Tupanir Gaudêncio da Costa, e de Feijó, Alcimar Nunes Leitão. A foto foi postada no blog http://tarauacanoticias.blogspot.com, editado por Reginaldo Palazzo.

Vando afastado
Demorou, mas aconteceu. Finalmente Vando Torquato (PP) foi afastado da prefeitura de Tarauacá. Somente ontem os vereadores tiveram coragem de cumprir a determinação da juíza Andréia da Silva Brito, que sentenciou a extinção do mandato do progressista. O agora sem-mandato está longe de ser um homem ínclito.

Anos de atraso
Essa perda de mandato chega com anos de atraso. Torquato havia sido condenado antes da eleição de 2008, quando disputou a reeleição e venceu o comunista Chagas Batista. Nesse caso a Justiça tardou e, consequentemente, falhou.

Boa discussão
Quem assumirá o mandato de prefeita de Tarauacá será a vice Marilete Vitorino (DEM). Mas será que o correto não seria o segundo colocado nas eleições de 2008? É um assunto para gerar boa discussão nos tribunais.

Acórdão publicado
O Diário da Justiça de ontem trouxe a publicação do acórdão dos ministros do TSE que devolve Nilson Areal (PR) e Jairo Cassiano (PDT) para o cargo de prefeito e vice-prefeito de Sena Madureira, respectivamente. A dupla deve reassumir os postos esta semana.

Pastor Celso
Mudança de comando no PP de Sena Madureira. Agora quem fala pelo partido no município é o Pastor Celso. O religioso conta com o aval do vice-governador César Messias e do deputado federal Gladson Cameli.

Fim da reeleição
Membros da comissão de reforma política do Senado decidiram pelo fim da reeleição. Caso passe em plenário, a regra servirá apenas para as eleições de 2018. Os atuais ocupantes de cargos poderão pleitear renovar o mandato.

Fé e política
Sábado, o Instituto Fé e Política conseguiu juntar num mesmo ambiente mais de 80 pessoas de várias denominações religiosas para debater o papel da religião na política. Com tolerância ao contraditório é que se constrói uma sociedade melhor e mais democrática.

Alfinetada eletrônica
Sem mandato, o ex-deputado Luiz Calixto (PSL) se ocupa no seu blog a criticar o governo e, de vez em quando, alfinetar lideranças da oposição. Numa de suas recentes postagens, ele critica quem defende o critério da pesquisa para definir o candidato oposicionista à prefeitura de Rio Branco. Quem falou sobre isso nos últimos dias foi o deputado federal Marcio Bittar (PSDB).

Contradição na largada
Wherles Rocha (PSDB) concedeu entrevista a um jornal da cidade no domingo. O tucano derrapa na contradição já na primeira resposta. Diz que seu partido é democrático, por isso terá três chapas na disputa do diretório municipal. No mesmo parágrafo, porém, declara que estão construindo uma chapa de consenso.

Enquadrada nacional
Não é por vontade dos dirigentes locais que os tucanos buscam o consenso. Essa costura está ocorrendo por conta de uma enquadrada nacional. O secretário nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro, não veio a Rio Branco semana passada apenas para palestrar e comer pato-ao-tucupi. Veio enquadrar.

Rocha e a segurança
Ainda sobre Wherles Rocha: o deputado fala muito sobre segurança pública. Ora, se ele se importasse tanto com o setor não estaria incentivando uma greve dos policiais militares. É algo a ser refletido pela população, que será a maior prejudicada com a anunciada paralisação.

Petecão e Kassab
Após dar largada à criação de um novo partido, o PSD, Gilberto Kassab anunciou que fará novos atos para consolidar a legenda. O Acre está no roteiro do prefeito de São Paulo, que conta com o senador Sérgio Petecão (PMN) como um dos seus aliados.

Motivo da mudança
Até agora, Sérgio Petecão não veio a público desmentir ou confirmar se pretende seguir Kassab. Se o senador ratificar a mudança de partido, a pergunta a ser feita é: qual é o motivo? Ideológico é que não é.

Situação ajustada
Membro da mesa diretora adiantou ao colunista que a situação sobre as nomeações na Casa está perfeitamente ajustada. Os deputados chegaram ao entendimento de que o peso da caneta tem que ser compartilhado. A previsão é de que tudo se resolva até o fim da semana.

Dia da Floresta
Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Floresta. É a nossa maior riqueza. Cabe-nos saber utilizar com racionalidade, sabedoria e equilíbrio. O Acre tem uma das maiores coberturas florestais do país. Vamos preservar o que é nosso.

Expulso de casa
Entenda se puder. Corre boato de que Tião Bocalom pode concorrer a prefeito de Rio Branco pelo PMDB. É uma conversa estranha demais. Afinal, até onde se conhece, ele é presidente regional do PSDB. Será que estão querendo expulsar o paranaense da sua própria casa?

Investimento da produção
Em menos de 100 dias de governo, Tião Viana (PT) deu demonstrações inequívocas de que os investimentos na produção serão prioridade durante sua administração. Diversos foram os anúncios nos primeiros meses do ano. Fonte da coluna garante que novas ações serão encaminhadas nos próximos dias.

Foco nos compromissos
O ponto fundamental é que Tião Viana mantém o foco nos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2010. Tem investido prioritariamente na produção, na segurança pública e na humanização da saúde, sem perder o foco no processo de industrialização do Estado.

Praga de Dindim
Leitor identificado como Pedro postou comentário na coluna online dizendo que o prefeito de Feijó, Dindim Pinheiro (PSDB), levou a boca ao microfone de uma emissora de rádio local para soltar o verbo contra seus adversários. Airado como sempre, o tucano teria rogado a Deus para que todos os petistas contraíssem dengue. A praga não é difícil de pegar. Afinal, há informações de que o mosquito aedes aegypti está fazendo a festa no município.

Povo injusto
No mesmo comentário, o leitor revela que o prefeito tucano classificou os feijoenses de “injustos”. Como pode ser acusado de ter cometido injustiça um povo que deu o mandato usufruído pelo prefeito?

Nenhum comentário: