quinta-feira, 24 de março de 2011

Poronga de hoje

Debate da reforma
Membro da Comissão de Reforma Política no Senado, Jorge Viana (PT) vai aprofundar discussão sobre o tema no Estado. Em parceria com o companheiro de bancada e de partido Anibal Diniz, patrocinará seminário sobre o assunto amanhã, no auditório da Biblioteca Pública, às 16 horas. Na ocasião, o especialista em legislação eleitoral Thales Machado, advogado do Senado, fará palestra, além de outros debatedores. A imagem demonstra que o parlamentar está bem à vontade no novo local de trabalho.

Compromisso de campanha
Durante a campanha, quando era apontado como virtual senador, Jorge Viana assumiu o compromisso de entrar forte no debate da reforma política. Enxergava nesse tema uma forma de melhorar o sistema eleitoral brasileiro.

Código florestal
Afinados no Senado, Jorge Viana e Anibal Diniz também deverão debater com a sociedade acreana o Novo Código Florestal. Esse é um assunto que diz respeito à população do Acre e da Amazônia.

Três comissões
Publicamente, José Sarney (PMDB-AP) propaga ser favorável ao retorno do antigo horário do Acre. Nos bastidores, porém, o morubixaba adota outra postura. Tanto que mandou o projeto que restabelece o antigo fuso transitar em três comissões. Sérgio Petecão (PMN), que se diz amigo do presidente da Casa e do cacique alagoano Renan Calheiros (PMDB), poderia usar a propalada amizade para apressar as coisas.

A quem prejudica?
É muito estranha essa tramitação do projeto. José Sarney sabe muito bem a quem essa demora prejudica politicamente. Deixou de ser segredo há muito tempo que o velho cacique e seu amigo Renan Calheiros têm as lideranças políticas do PT no Acre como adversários. Quem tem relação boa com a dupla é Sérgio Petecão e o deputado federal Flaviano Melo (PMDB). Será que estão em conluio?

Tramitação conjunta
O projeto de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT) vai tramitar nas seguintes comissões: Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos e Relações Exteriores. Ficou decidido que a tramitação será conjunta.

Na biografia
Depois de ter acusado o governador Tião Viana de ter divulgado um dossiê contra o peemedebista que provocou a crise dos atos secretos no Senado, em 2009, José Sarney minimizou as críticas a Viana, que também se pronunciou sobre o assunto.

Tião responde
Tião Viana respondeu ao peemedebista e sua frase foi parar nos principais jornais do país. “Dossiê não é coisa para novato, e sim para especialista. E Sarney é um superespecialista. A minha geração democrática não pertence a esse submundo.”

Sarney minimiza
Depois da resposta do governador do Acre, José Sarney tentou minimizar. O morubixaba disse que a acusação é uma “coisa pequena” entre as 624 páginas do livro. “São quatro linhas. Eu e o senador Tião Viana sempre tivemos boas relações. Jamais seria uma coisa dessas que iria cortar essa relação. Ele está fazendo um bom trabalho no Acre”, afirmou.

Jorge indignado
Jorge Viana não deixou barata a acusação de José Sarney a Tião Viana. Fez declarações duras em defesa do governador. Em entrevista ao jornal O Globo, o senador disse que a biografia exige reparos “se tem algum compromisso com a verdade.”

Uma vítima
O senador afirmou à reportagem que Tião Viana foi vítima e não algoz no processo sucessório de 2009. Ele declarou: “Acho lamentável que a disputa eleitoral no Senado conste dessa biografia e perpetue essa grande injustiça. O Tião foi vítima do esquema de poder em Brasília. Não criou nem difundiu dossiês.”

Curso de auditoria
Parceria do TCE e o TCU garante a realização de um curso de auditoria para servidores da corte de contas acreana. O treinamento terá duração de 15 dias. A prefeitura de Rio Branco e a Controladoria Geral da União também são parceiras.

Conselho gestor
Falando em TCE, a sessão de hoje deve trazer surpresas em relação aos conselhos gestores das unidades de saúde. O principal deles é o da antiga Fundhacre.

Greve na Ufac
Servidores administrativos da Ufac anunciam greve geral para a próxima segunda-feira, 28. A deliberação da paralisação pode ser confirmada durante encontro nacional marcado para este fim de semana, em Brasília. Esse é o típico evento que deveria fazer parte do calendário escolar da instituição. Todo ano acontece.

Fim das coligações
Se depender dos senadores que compõem a comissão de reforma política do Senado, as coligações proporcionais acabarão. A decisão foi tomada anteontem. A proposta necessitará da aprovação no plenário.

Cidade vermelha
Animados com o retorno de Nilson Areal (PR) e Jairo Cassiano (PDT) para a prefeitura de Sena Madureira, partidários da dupla passaram a exibir dezenas de bandeiras vermelhas em seus quintais. O município ficou vermelho.

Cabra ruim
Pelo apelido dá para sentir a índole do sujeito flagrado no cultivo de maconha na região de Manuel Urbano. O cidadão nasceu Francisco das Chagas dos Santos, mas há muito tempo atende pela alcunha de “Cabra Ruim”. Não pode ser gente boa mesmo.

Maconha e farinha
No linguajar da malandragem, maconha é feijão, e a cocaína, farinha. “Cabra Ruim” inverteu as coisas e estava prensando a cannabis sativa numa casa de farinha. Estava claro que a fumaça chamaria a atenção dos vizinhos.

Pastor pedófilo
Faltava acontecer pouca coisa em Tarauacá. O escândalo mais recente envolve o pastor evangélico José Elias Galvão. O senhor evangélico é acusado de crime de pedofilia. Em sua casa, em vez da Bíblia, foram encontrados acessórios de sex shop. Valha-me, Deus!

Roda caída
Indignada, moradora de Acrelândia telefonou para o jovem repórter da Rádio Difusora Acreana Luciano Tavares para fazer uma reclamação pertinente. Ela afirmou que somente nos últimos dias a roda de um ônibus utilizado para fazer transporte escolar caiu três vezes. Pense no risco que os alunos correram. O atual prefeito, Clóvis Moretti (PMN), deve lembrar que dois prefeitos já caíram da cadeira onde ele está sentado.

Data querida
Os 45 anos de fundação do PMDB passaram em brancas nuvens no Acre. Deve ser porque os peemedebistas acreanos passaram a viver à sobra do 45 do PSDB.

Desafio do Sérgio
Acusado em um site local de envolvimento em malversação do dinheiro público, o ex-subsecretário de Gestão da Saúde Sérgio Roberto Gomes publicou nota dura negando a acusação. O texto está reproduzido no blog http://www.leonildorosas.blogspot.com.

Hora do planeta
Daqui a pouco, às 9 horas, haverá entrevista coletiva para falar sobre a hora do planeta. Será na sala de reuniões do gabinete do governador Tião Viana. O pessoal da WWF estará presente.

Nenhum comentário: