quarta-feira, 16 de março de 2011

Poronga de hoje

Um alô com a realidade
Quem tem talento está sempre em linha aberta com a realidade. Perceba o olhar do craque da reportagem fotográfica de Marcos Vicentti nesta fotografia. É uma obra do artista plástico Tiago Pereira da Silva Gomes, 28, conhecido no mundo da arte e pelos amigos como “Tosh”. Obras como essas estão em vários pontos de Rio Branco e são críticas ao caótico sistema de telefonia da capital acreana. A Oi precisa dar uma alô às necessidades da população.

Jorge e a ponte
Jorge Viana (PT) lidera uma jornada pela construção da ponte sobre o Rio Madeira, em Rondônia. Hoje, o senador petista vai conversar com o diretor do DNIT, Luís Antônio Pagot, para tratar da questão. Irá acompanhado dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Aníbal Diniz (PT).

Bancadas unidas
A presença de Valdir Raupp na reunião é fundamental porque uma das propostas de Jorge Viana é unir as bancada federais de Rondônia e do Acre na Câmara e no Senado para lutar pela obra. Somente a junção de forças poderá garantir os recursos necessários à obra.

Projeto pronto
É de conhecimento público que existe projeto para a construção da ponte, que terá 980 metros de extensão. No ano passado, o custo total da obra era de R$ 155 milhões. O edital de licitação chegou a ser publicado, mas foi suspenso pelo TCU.

Sintonia total
Essa iniciativa de Viana e dos outros dois senadores está em sintonia total com os anseios da população acreana, que sofre no inverno e no verão pela falta da ponte. Ontem, por exemplo, a coluna publicou que a Grande Loja Maçônica do Acre também tinha encampado essa luta. As outras entidades devem tomar o mesmo caminho.

Atualização das leis
José Luiz Tchê (PDT) vai apresentar na Aleac projeto para atualizar e revisar as leis criadas e aprovadas no Acre desde a criação do Estado, que completará 50 anos em 2012. Tem muita coisa engraçada e desatualizada.

Bovinos e ovinos
Entre as situações engraçadas está uma lei de junho de 1969, sancionada pelo então governador Jorge Kalume. O governo foi autorizado a doar animais pertencentes ao patrimônio do Estado à Faculdade de Veterinária do Ceará. Foram doados oito ovinos e quatro bovinos. Já pensou o custo para levar os bichinhos até o Ceará?

Alienação de equinos
Outra lei autorizou a alienação de diversos equinos. Foram alienados uma égua nova com filhote macho, uma égua velha com filhote macho, cinco éguas velhas, duas éguas novas, 12 poldras, um cavalo castanho velho, um cavalo alazão novo, três cavalos novos e dois poldros. Arre égua!

Guincho emprestado
O mesmo governador Jorge Kalume sancionou lei, em junho de 1967, que emprestava ao senhor Pedro Gadelha um guincho do governo do Estado. O tempo do empréstimo era de quatro anos. Findo o período, o bem teria que ser devolvido inteiramente recuperado.

Semana da Borracha
Joaquim Falcão Macedo, meses antes de deixar o governo, criou a Semana da Borracha no Acre. O evento era para ser realizado na última dezena do mês de abril. Macedo deixou o comando do Estado em março de 1983. A festa nunca foi realizada.

Sinal vermelho
Líder do governo na Aleac, Moisés Diniz (PC do B) subiu à tribuna para lembrar aos opositores que as denúncias feitas no Fantástico sobre montagem de esquemas a partir de licitação de radares pelos Detrans nasceram em Estados governados por tucanos do PSDB. Citou São Paulo como exemplo.

Bode na sala
A denúncia do Fantástico pode ser encarada como benéfica pelo governo. Vai possibilitar tirar da esfera administrativa do Estado a empresa Eliseu Kopp & Cia., que foi apontada por muitos como um incômodo bode na sala.

Pressa na nomeação
A mesa diretora da Aleac se apressou para fazer as nomeações ontem por um motivo prático: é necessário fechar a folha de pagamento. Os salários têm previsão para cair nas respectivas contas na próxima segunda-feira.

Lei do Talião
Vendo o que acontece em Acrelândia, fica mais fácil entender o porquê de o tucano Tião Bocalom fazer política exalando raiva. No município mais evangélico do Acre as coisas parecem ainda ser no olho por olho, dente por dente. É a Lei do Talião em vigor em pleno século XXI.

Família junta
Comentário de um colega jornalista sobre a prisão do ex-prefeito de Acrelândia Paulinho Araújo: “Ele tanto fez que acabou se juntando ao filho e à esposa na prisão. Agora, a família está novamente junta”.

Excesso de moderação
Marcio Bittar (PSDB) não é visto com olhos carinhosos por boa parte da cúpula oposicionista, já que é tachado de “moderado em excesso”. Os queridos são aqueles que gostam da política açougueira, representada pelo folclórico Ruy Birico.

Sem palanque
Ser preso era tudo que o advogado Sanderson Moura poderia querer. Se acatasse o pedido da polícia, a Justiça daria o palanque ideal para o causídico. O hoje deputado Wherles Rocha usou as grades como principal cabo eleitoral.

Aula no Inpe
Marina Silva (PV) ministrou aula magna no curso de pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP). A ex-senadora abordou “O papel da Ciência na Política Ambiental” para os alunos do curso e dos demais programas de pós-graduação do INPE, além de professores e pesquisadores do instituto.

Doze pra um
As 7.400 ovelhas e 600 carneiros adquiridos pelo governo para distribuir a produtores estão a caminho. O que chamou a atenção foi a proporção que irá para cada pasto. Cada criador receberá um macho e doze fêmeas. O carneiro terá que pular muito para dar conta do recado.

Movimento de Angelim
Observem bem a movimentação de Raimundo Angelim (PT). Ele não se comporta como quem pretende entregar a prefeitura de Rio Branco de mão beijada à oposição. O petista demonstra animação excessiva para quem caminha rumo ao sétimo ano de mandato. É bom ficar ligado nos próximos lances de um jogo que ainda nem começou para valer.

Nenhum comentário: