terça-feira, 1 de março de 2011

Poronga de hoje

O alcoolismo
A imagem é triste, pois mostra um homem a caminho do fundo do poço. O alcoolismo corrói, destrói, humilha, castra sonhos, vira pesadelo. As palavras são supérfluas diante da fotografia captada pelo jornalista Tião Vitor. O leitor não acha?

Discurso e prática
Tião Viana (PT) tem conseguido coisa rara nos políticos: alinhar o discurso com a prática. O petista se elegeu governador falando sobre a necessidade de o Acre produzir e se industrializar. Suas principais ações nos dois primeiros meses de governo têm sido voltadas exatamente para os setores produtivo e industrial. Ele não esqueceu, é claro, de setores como Saúde e Segurança Pública. Esse é o caminho.

Custo das obras
Não poderia ser mais oportuno o seminário para debater as obras de infraestrutura realizadas no Acre. Foi uma oportunidade ímpar para técnicos do governo do Estado e do TCU expressarem seus pontos de vista. São de domínio público os constantes questionamentos da corte de contas federal sobre os custos da estradas acreanas.

Direito de legislar
Deputados estaduais de três Estado irão ao Congresso Nacional levar uma PEC que lhes garanta a prerrogativa de legislar sobre temas como trânsito, transporte, direito agrário, licitações e contratações. Atualmente, os parlamentares são como “rainhas” da Inglaterra - têm poder, mas não mandam em nada.

Mais médicos
Dilma Rousseff quer mais vagas nos cursos de medicina. Ela determinou um estudo ao ministro da Educação, Fernando Haddad. A presidente quer saber onde a carência de profissional é maior. O Acre é uma dessas localidades.

Obrigatório ou facultativo
Você é contra ou a favor do voto obrigatório? A obrigatoriedade do voto será um dos pontos a ser estudado pela comissão de reforma política do Senado. Os senadores têm pontos divergentes sobre o tema.

O voto passou a ser obrigatório no Brasil por meio do Código Eleitoral de 1932. Sua eficácia foi ratificada pela Constituição de 1943. A ideia primária era impedir que os representantes fossem eleitos sem uma quantidade significativa de sufrágios.

Índios na Funasa
Passou dos 100 dias a ocupação da sede da Funasa por índios. Fica a impressão de que a situação foi incorporada à paisagem, mas não deveria ser assim. Passa da hora de uma solução ser encontrada. Não é normal um prédio público ser invadido, os animais domésticos serem criados no ambiente e pessoas desfilarem enroladas em toalhas em pleno horário de expediente.

Os servidores da Funasa não têm a menor tranquilidade para trabalhar. E não poderia ser diferente. A ameaça é real e constante. Não pega bem para ninguém a demora para encontrar um fim ao impasse.

Nada de revolta
Não há revolta entre os partidos nanicos. Essa é a informação obtida junto a dirigentes partidários de três agremiações. Segundo as fontes da coluna, quem está querendo apagar fogo com gasolina é Julinho Zuza, presidente do PRP. Vai ficar isolado.

Prova de que não há pressão dos partidos por cargo, segundo os dirigentes, é que a reunião marcada para ontem foi completamente esvaziada. Também não procede a informação de que os parlamentares do PSDC e do PRP têm embarcado no grupo de revoltosos.


A insatisfação de Julinho Zuza vem desde a montagem da equipe de governo. Ele queria ser secretário, mas não emplacou. Chegou a tentar peitar o governador Tião Viana (PT). Levou um chega-pra-lá e pediu desculpas. O petista deixou claro que não aceita chantagem ou pressão.

Semana da publicação
Esta semana será publicado o acórdão do TSE que restitui Nilson Areal (PR) e Jairo Cassiano (PDT) para a prefeitura e vice-prefeitura de Sena Madureira, respectivamente. A publicação é esperada com ansiedade.

Nomeações na Aleac
A mesa diretora da Aleac deve iniciar esta semana as nomeações dos cargos comissionados do Legislativo. É imensa a apreensão nos corredores do Poder. Nessas horas todos acorrem aos seus padrinhos. Ninguém sonha em ficar pagão.

Papo de secretários
Nesses primeiros dias de cargo, o primeiro e o segundo-secretário da mesa diretora da Aleac têm conversado bastante. Ney Amorim (PT) e José Luiz Tchê (PDT) demonstram afinação. Terão que chamar o presidente Elson Santiago (PP) para reger bem a orquestra.

Negociação na prefeitura
Está marcada para hoje nova rodada de negociação de assessores do prefeito Raimundo Angelim (PT) com representantes dos sindicatos. A prefeitura deverá apresentar nova proposta de reposição salarial.

Pista do aeroporto
Ainda vai demorar bastante para que as obras na pista do Aeroporto Internacional Plácido de Castro sejam concluídas. Quem garante são fontes da Infraero e do 7º Batalhão de Engenharia de Construção.

Adequação ao horário
Enquanto essa novela do fuso horário não chega ao fim, o governo poderia se antecipar e modificar o horário de chegada e saída nas repartições públicas estaduais. A medida, com certeza, agradaria a gregos e acreanos.

Nosso lar
Dirigentes da Câmara de Vereadores de Rio Branco procuram imóvel para locar e instalar o Legislativo municipal. Ao menos três prédios foram vistoriados, mas não foi fechado negócio. Os parlamentares e funcionários estão há um bom tempo sem teto.

Nenhum comentário: