quarta-feira, 26 de março de 2008

Aleac sitiada Hoje pela manhã, a Aleac foi sitiada por policiais militares. Foi uma ação de paz.

A tropa foi acompanhar a aprovação dos projetos que fixa o efetivo da Polícia Militar em 4.616 homens e o que reformula o quadro organizacional da instituição.

As aprovações, embora criticadas por parte da corporação, foram consideradas avanços.

Amplamente debatidos com os representantes dos policiais, os projetos não seriam aprovados sem os votos da base aliada.

Mas, curiosamente, a única deputada aplaudida foi Idalina Onofre (PPS), que fez críticas ao governo.

As palmas querem dizer muito mais do que se imagina. É um aviso da insatisfação nos quartéis.

Não deixa de ser estranha tanto insatisfação. Afinal, nos últimos 25 anos, foram feitos apenas dois concursos para contratar soldados para a Policia Militar. Ambos no governo Jorge Viana.

Viana contratou 700 homens. Ocorre que muitos largaram a farda. Passaram em concursos que paga melhor e têm menores riscos.

Reduzido, o efetivo será reforçado agora com a contratação de mais 1.000, sendo 400 policiais voluntários, que realmente desenvolveram as atividades para as quais serão contratados.

Há mais notícia boa para as polícias Semana que vem deverá chegar à Aleac o projeto que garante autonomia para os quartéis e delegacias. Será como na Educação e na Saúde.

É um modelo de gestão descentralizada. Será um avanço gigante, ma dará mais responsabilidade aos gestores. As unidades terão mais autonomia e capacidade de interagir com o cidadão.

Em meio à noticias boas, vem a preocupante. Até o fim do governo de Binho Marques, as remanescentes da primeira turma de policial militar feminino se aposentarão. Será mais uma baixa no efetivo.

A foto é de Damião Castro


Nenhum comentário: