quinta-feira, 27 de março de 2008

Amor gay

Casal homossexual formaliza
contrato de união estávelO sociólogo Germano Marino, 29, e o nutricionista Denis Cláudio Tuesta, 23, se conheceram durante um congresso em Manaus (AM). Representavam seus respectivos estados num evento que debatia questões relacionadas aos gays, lésbicas, travestis e transexuais.

Ativistas engajados, logo perceberam que tinham algo em comum além da causa que defendem. Depois de muita conversa, se apaixonaram. Estão juntos há seis meses.

Nesta sexta-feira, 28, a partir das 10 horas, Marino e Tuesta vão dar mais um passo para formalizar a união. Irão ao cartório central de Rio Branco assinar o primeiro contrato de relação estável do Acre por pessoas do mesmo sexo.

“Essa é uma forma de garantir os nossos direitos. É um contrato que especifica os nossos bens comuns e não-comuns”, explica.

Marino adianta que esse é um primeiro passo para que os dois requeiram na Justiça o reconhecimento da união estável, pleito este que já foi reconhecido em outros estados brasileiros, tendo como ponto de partida o Rio Grande do Sul.

Segundo Marino, para o reconhecimento da união estável é necessária uma série de provas, que vão desde as testemunhais às documentais, como a comprovação de dependência na declaração no Imposto de Renda.

Mas, mesmo assinando o contrato, Germano Marino e Denis Cláudio Tuesta não passarão a morar sob o mesmo teto imediatamente. O nutricionista é funcionário da Funasa em Tabatinga (AM). A previsão é que isso ocorra dentro de dois meses, quando deverá sair a sua transferência para Rio Branco.

“Por enquanto, nos encontramos de dois em dois meses. Caso não conseguia a transferência, ele pedirá a demissão, haja vista que seu contrato é provisório”, revela o sociólogo.

Marino, que é presidente do Núcleo de Direitos Humanos e Combate a Homofobia, explica que ele e o seu parceiro resolveram tornar a decisão de tornar pública a assinatura do contrato para mostrar o caminho às outras pessoas do mesmo sexo que mantém relações estáveis, mas não conhecem os caminhos para procurarem os seus direitos.

“É importante que essas pessoas tomem conhecimento, por meio dos veículos de comunicação, que seus direitos e a suas cidadanias podem ser garantidas por meio da lei”.

Marino revelou que irão passar a lua-de-mel em Rio Branco.


Um comentário:

Lamlid Nobre disse...

Meu caro amigo Léo.
Estou dando uma olhadela em seu blog.
Gostei muito do layout e dos textos também. Variados e curtos. Impossível interromper a leitura completa após a primeira frase.
Não faça como eu. Não deixe de mantâ-lo atualizado.
ABS
LAMLID NOBRE