terça-feira, 25 de março de 2008

Merla pode melar
unidade da FPA
Ao reivindicar na Justiça o mandato de Josemir Anute (PR), o petista Merla Albuquerque poderá abrir um fosso gigante na FPA, principalmente se a direção do PT não agir com o devido rigor. Pode, inclusive, melar a unidade da coligação no futuro.

Embora o presidente regional do PT, Leonardo Brito, tenha dito que essa é uma ação individual do suplente de deputado, fica uma pequena demonstração do jeito petista de tratar aliados.

Josemir Anute assumiu no dia 30 de janeiro deste ano. Substituiu a ex-deputada Naluh Gouveia, que deixou o PT, o Parlamento e a vida política para assumir o cargo de conselheira de Tribunal de Contas do Estado.

A saída de Naluh Gouveia do PT foi lamentada por todos os seus companheiros, que lhe fizeram várias homenagens. Houveram choros e aplausos.

Anute era o seu suplente imediato.

Infelizmente, embora pareça, Merla Albuquerque não age tão individualmente como teimam em querer convencer os dirigentes petistas.

O senador-suplente Sibá Machado fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitora para saber como seriam distribuídas as vagas dentro de uma coligação, caso um parlamentar de determinado partido pedisse desfiliação. O fato foi amplamente divulgado na imprensa local.

Sibá Machado não é qualquer um. Foi presidente regional do partido até o mês passado. E ele não está sozinho.

Há outros caciques que falam privadamente que o mandato será de Merla Albuquerque. Não vêm a público porque sabem o tamanho do estrago que uma declaração sua poderá causar.

Merla Albuquerque é filho do prefeito de Feijó, Francimar Fernandes.

Uma eventual posse do filho do prefeito é vista como uma forma de resolver o problema eleitoral em Feijó. É uma interpretação equivocada.

Com um deputado na família, Fernandes, que se considera o dono do município que administra, ficará ainda mais forte. A tendência é que fique ainda mais intransigente.

Por outro lado, uma eventual perda de mandato de Josemir Anute terá conseqüências graves no futuro. Ficará difícil o PT arranjar aliados que acreditem nos seus bons propósitos.

E o PT não é tão grande sem os aliados. Isso ficou provado desde 1990, quando o Jorge Viana começou a trabalhar a construção da FPA.

Anute faz parte de uma coligação.É de um partido da FPA.

Quando começou toda essa história, o presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B), se posicionou firme.
Leia aqui.

A direção regional do PT também se manifestou.
Leia aqui.

Magalhães avisou que o mandato de Anute será defendido em todas as instâncias da Justiça. Pela mesa diretora da Aleac.

A mesa diretora é representada juridicamente pela Procuradoria-geral do Estado.

Vai ser interessante ver petistas lutando na Justiça contra procuradores de um Estado governador pelo PT.





Nenhum comentário: