quinta-feira, 13 de março de 2008

Coluna Poronga

“Juízes implacáveis são todos aqueles que certas vezes foram réus.”
Gregório Marañón
Nas paradas
Quando foram construídas, as paradas de ônibus tiveram uma das suas laterais destinadas para a iniciativa privada divulgar seus produtos, mediante o pagamento de uma taxa mensal. O dinheiro seria utilizado para a manutenção do espaço. Isso não aconteceu. O local é usado para afixar cartazes de diversos tipos e de forma desordenada. Como se vê, faltaram interesse dos empresários, fiscalização do poder público e zelo do contribuinte.

Contramão
Caminhou na contramão a concretização do negócio milionário entre a Real Norte e a ETCA. Depois de tudo quase fechado, a primeira descobriu que teria que arcar com uma despesa de R$ 1,7 milhão com a indenização dos 290 funcionários. O Ministério Público do Trabalho está de olho.

É monopólio
Atualmente, a Real Norte tem 52% das linhas em Rio Branco. Ficará com 86% caso o negócio seja concretizado. Pelos acertos prévios, a compradora daria 51 ônibus novos para os proprietários da ETCA, em troca de 51 usados com as respectivas linhas.

Primeira reunião
Está marcada para hoje a primeira reunião do ano da FPA. Lideranças e dirigentes partidários começarão a fazer o desenho para as eleições nos diversos municípios acreanos. Não será fácil equacionar os vários interesses em jogo.

Decreto dos bares
O procurador da República Marcus Vinicius Aguiar está pedindo a inconstitucionalidade da portaria que disciplina o fechamento dos bares em locais considerados de risco. Antes de qualquer coisa, cabe perguntar se realmente uma proposição dessas beneficia o conjunto da população. Os dados demonstram que a violência diminuiu.

Ação mundial
O fechamento de bares com problemas de segurança em todo o mundo é uma ação que se complementa com outras de caráter preventivo. Exemplos estão na Inglaterra e na Colômbia. No Brasil, existe Diadema (SP), onde índices de violência diminuíram em mais de 50% nos seis primeiros meses dessa política. É melhor o procurador refletir com mais sobriedade.

Mau atendimento
Por que será que há servidor público que atende tão mal os contribuintes? A coluna recebeu e-mail criticando a postura do pessoal da Procuradoria Jurídica e do CIEFI da Secretaria de Fazenda. Quando o contribuinte perguntou por que a demora para expedir uma certidão da dívida ativa para que pudesse participar de um pregão, recebeu a seguinte resposta: “Temos dez dias para fazer isso”. O cidadão informou que vai enviar carta ao secretário Mâncio Cordeiro.

Filme novo
Com insônia diante da ameaça de ter uma bomba preste a explodir na sua administração, o prefeito de Tarauacá, Vando Torquato (PP), resolveu contra-atacar. Decidiu produzir um filme para comparar sua administração à do ex-prefeito petista Jasone Silva. Diante dos aliados, aproveitou para dizer aos seus tripulantes que tem garantias de que o governador Binho Marques não vai subir em nenhum palanque.

Defensores em pauta
Ontem, foi realizado mais um encontro entre membros do governo e defensores públicos. As negociações avançam, mas os “advogados dos pobres” devem tomar cuidado para os interesses políticos de seus membros não colocarem tudo a perder. A Defensoria faz parte do Programa de Inclusão Social do governo.

Idéia de Binho
Nessa história de reestruturação da Defensoria Pública, não é demais lembrar que foi o então vice-governador Binho Marques quem pensou o atual formato do órgão. Agora, como governador, ele acompanha tudo de perto.

Menos defensor
Nos bastidores, há defensor público contrário à contratação de novos profissionais. Sabem que isso impediria o aumento salarial desejado. Nessa negociação com o governo, a questão salarial não será o carro-chefe. O que puxará serão as condições de trabalho para que o maior número possível de pessoas seja atendido. Virá uma estrutura de assessores.

Binho na Apadeq
Binho Marques foi convidado pelo deputado Donald Fernandes (PSDB) para visitar a Apadeq. O governador garantiu ao parlamentar oposicionista que irá fazer a visita. Falta apenas agendar o dia.

Sessão santa
Deputados e vereadores irão trabalhar na Semana Santa. Farão sessões na terça e quarta-feira. Na quinta-feira começarão a rezar. As orações serão maiores entre os vereadores, que concorrerão à reeleição.

Duas indicações
Cansado de não ter seus pleitos atendidos, o vereador Juracy Nogueira (PP) resolveu inovar na forma de fazer indicação. Agora faz duas: uma vai para o prefeito e a outra, para o secretário. E ele é da base aliada.

Cerco fechado
O anúncio do apoio do PT ao prefeito de Senador Guiomard, Celso Ribeiro (PR), não tem apenas o objetivo de indicar um petista como vice do republicano. Tem tudo a ver com o processo eleitoral mais amplo. Os petistas irão querer retribuição do apoio na capital, por exemplo.

Baixada fechada
Parece despropositada essa manifestação marcada para hoje na Estrada da Sobral. As obras caminham num ritmo lento, mas irão ser concluídas. Não é prudente político querer tirar proveito da situação.

Tropa de Elite II
Há quem jure ter visto a comercialização do CD com o Plano de Segurança do Estado pelos camelôs, no Calçadão da Benjamin Constant. O disco foi distribuído anteontem aos deputados por Walter Prado (PSB). Foi comparado ao campeão de bilheteria Tropa de Elite.

Nenhum comentário: