segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aniversário do PT

A roda viva do tempo
Vários discursos chamaram a atenção durante sessão solene na Aleac para comemorar os 31 anos de fundação do PT.

Uma fala em especial merece comentário do repórter: a do senador Jorge Viana.

Viana conclamou aos “bons petistas” para que não percam de vista “a roda vida do tempo”.

O senador alertou para o cuidado que os petistas devem ter por ocuparem o poder, principalmente no governo do Estado e na prefeitura de Rio Branco.

Trata-se de um alerta de quem sabe o que está falando.

Foi com Jorge Viana que o PT acreano começou a sentir o sabor doce do poder.

Ele foi o primeiro prefeito da capital e o primeiro governador. As suas eleições abriram as porteiras para outros voos mais altos.

É importante estar atento para a roda viva do tempo porque o partidos governistas tendem a se enfraquecer organizativamente.

A história tem mostrado que mesmo partidos que se desenvolveram na oposição como instituições fortes, como o PT, quase sempre experimentam um processo de desinstitucionalização quando chegam ao governo.

Um partido que ganhou a dimensão do PT tem nas suas trincheiras os crentes, que são fiéis aos ideários partidários e tanto faz estar no governo como na oposição.

Há também os carreiristas, que são aqueles que dependem de incentivos seletivos materiais ou de status para irem às ruas. São os que gostam de viver próximos a quem está no poder.

O alerta de Jorge Viana serve para identificar quem é quem. É útil também para que o link com os cidadãos-eleitores não seja quebrado. Afinal, são eles que definem quem fica ou quem deixa o poder.

Nenhum comentário: