Equipe de governo
aprende a se comunicar
Secretários estaduais e assessores participaram no último sábado de um curso rápido sobre como se relacionar com a imprensa.
O curso foi realizado na Usina de Artes João Donato, no antigo Distrito Industrial.
Veio um profissional de outro Estado explicar aos membros do governo como eles devem tratar a informação e os jornalistas.
A atitude demonstra a preocupação do governo em fortalecer o diálogo com os “filhos da pauta” e, consequentemente, com a população.
Este repórter certamente não tem o conhecimento do profissional importado, mas vai dar algumas dicas adicionais a turma.
Vamos a elas:
· Os secretários e assessores devem ter claro que a informação é um bem público. Não uma propriedade do governo;
· A informação é um direito e não um favor;
· A informação é um requisito básico para o exercício de outros direitos como o de escolher, de julgar, optar e participar;
· A informação deve ser clara, pronta e precisa;
· É proibido mentir ou tergiversar;
· Responda no mérito e de modo objetivo às críticas da mídia;
· Corrija de modo cortês os equívocos de informações da imprensa;
· Se detectar calúnia, injúria ou difamação atue com firmeza;
· Não faça patrulhamento ideológico;
· Trate com igualdade todos os jornalistas de todos os veículos;
· Receba o jornalista amistosamente, mesmo que o assunto em questão não seja agradável;
· Não deixe o jornalista esperando muito tempo na recepção;
· Procure entender muito bem a pergunta antes de respondê-la.
· Em caso de coletiva de imprensa, procure fazer antes uma breve exposição sobre o tema;
· Evite entrevistas por telefone, mas quando isso for inevitável tome alguns cuidados: fale pausadamente, seja breve, repita números e nomes;
· Quando a entrevista não puder ser concedida, tente explicar ao jornalista os motivos da recusa;
· Só fale em “OFF” quando o jornalista for conhecido. Jamais peça “OFF” em coletiva;
Há outras dicas importantes, mas o repórter espera que o “professor” contratado tenha repassado os ensinamentos aos aplicados “alunos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário