domingo, 27 de fevereiro de 2011

Poronga de hoje

Poderes dialogando
Tião Viana recebeu em seu gabinete o deputado Elson Santiago (PP). O governador e o presidente da Aleac dialogam para afinar as relações entre os poderes Executivo e Legislativo. O jovem entre os dois é Elson Santiago Júnior, médico que está terminando a especialização em São Paulo. Júnior é apontado como o sucessor político do pai. É um bom garoto.

Modelo a Rondônia
Experiências bem-sucedidas no Acre na área de gestão pública poderão servir de inspiração para o governo de Rondônia. Semana passada, um grupo de assessores do governador Confúcio Moura (PMDB) veio a Rio Branco trocar figurinhas com os acreanos.

Pró-Saúde
Uma das experiências que será levada e implementada em Rondônia é o Pró-Saúde. O projeto da paraestatal rondoniense foi aprovado pela Assembleia Legislativa daquele Estado.

Enxugada na máquina
A mesa diretora da Aleac terá que dar uma enxugada na máquina administrativa. Serão feitos cortes profundos nas despesas da Casa.

Salário de deputados
Este mês, por exemplo, os salários dos deputados atrasaram dois dias. Tudo porque foi necessário fazer ajustes em razão do aumento salarial dos parlamentares. O risco de superar o percentual da LRF é grande.

Diálogo necessário
Nesses primeiros dias, o presidente Elson Santiago (PP) e o primeiro-secretário Ney Amorim (PT) não vêm se entendendo. Um conselho da coluna: o melhor caminho é o diálogo. Ambos sairão perdendo se não dialogarem.

Obras públicas
O TCE realiza amanhã e terça-feira um seminário com a presença de técnicos do TCU de Brasília. O tema do evento será os custos das obras públicas. É pertinente.

Comunista na Funasa
O comunista Inácio Moreira caminha para ser o comandante da Funasa do Acre. Trata-se de um jovem comprometido e que tem visão que vai além da política. Tem tudo para ser bem-sucedido.

Perto da avaliação
O governo chega ao segundo mês amanhã. Antes de caírem na folia no carnaval, os secretários e assessores não podem perder de vista que serão avaliados nos próximos dias. Quem não corresponde às expectativas, roda.

Indiretas de botafoguenses
Tião Viana pôs um trinca de botafoguenses nas indiretas. Todos são presidentes de partidos. Hedilberto Saraiva (PDT) é subsecretário, José Afonso (PSDC) ficou na extinta Cila e Glaydson Menezes (PTN), na falecida Colonacre.

Confusão do fuso
Quarta-feira tem mais debate na CCJ do Senado sobre o fuso horário do Acre. Os senadores decidirão se os acreanos voltarão ao horário antigo ou se será apresentado novo projeto de lei para modificar a existente. A reunião deve ser transmitida pelo canal 16.

Palpite da coluna
A coluna vai opinar sobre o que vai acontecer na reunião da CCJ: a maioria dos senadores decidirá pela apresentação de novo projeto de lei. Representantes do Acre na comissão, os senadores Jorge Viana (PT) e Sérgio Petecão (PMN) terão trabalho para fazer valer a vontade da maioria da população acreana.

Carnaval do Lhé
Abrahim Lhé Farhat telefonou ao colunista para explicar o porquê de não ter comparecido ao carnaval da Tentamem ontem: “Não fui convidado!”. Lhé também reclamou dos organizadores por terem, segundo ele, barrado sua mãe, Silvia Maluf, na festa do ano passado. “O meu avô foi fundador da Tentamem.”

Presença nas escolas
Empossado recentemente na Secretaria Municipal de Educação, o professor Márcio Batista demonstra não ser um homem de gabinete. Todos os dias, das 7h30 às 9h30, tem visitado as escolas para conversar com funcionários. É um caminho bem didático para outros gestores.

Rodada de negociação
Trabalhadores municipais e representantes da prefeitura voltam a sentar na terça-feira para uma nova rodada de negociações. No encontro será apresentada nova proposta de acordo salarial pelos assessores do prefeito Raimundo Angelim (PT).

Flagrado no hotel
O zagueirão Manoel, do Atlético Paraense, será multada pela diretoria do clube por uma estripulia na capital do Acre. Após jogar os 90 minutos contra o Rio Branco, na quarta-feira, o atleta quis a prorrogação com uma garota de programa contratada para diverti-lo. A farra custou mais cara do que o jogador previa.

Adversários homônimos
O Atlético Paranaense tem adversários homônimos hoje e quarta-feira. Joga hoje contra o Rio Branco do Paraná e contra o Estrelão acreano no meio da semana.

Nenhum comentário: