domingo, 20 de fevereiro de 2011

Jorge e Anibal


Começo pelo Alto Acre
As 10h45 o avião Caravan da empresa Rio Branco Taxi Aéreo decolou do Aeroporto Internacional Plácido de Castro rumo a Assis Brasil, município distante a 330 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre. Era a primeira viagem oficial ao interior do Estado dos senadores petistas Jorge Viana e Anibal Diniz.

Durante os 50 minutos de viagem, os a dupla mostrou afinação. Viajaram um ao lado do outro, falaram sobre como pretendem atuar conjuntamente no Senado e acessaram as redes sociais e por meio do Twitter.

“Vamos inspirar os nossos mandatos no do senador Tião Viana, que hoje é governador”, avisou Anibal Diniz.

Viana e Diniz foram a Assis Brasil convidados pelo governador Tião Viana, que, na quinta e sexta-feiras, levou toda a equipe de governo aos municípios do Alto Acre.

Em cada um dos municípios a equipe de governo debateu com a população problemas e soluções, anunciou investimentos no setor produtivo, plantio de mudas de seringueiras e mudanças na política ambiental, principalmente quanto às multas aplicadas aos produtores rurais pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac).

O encontro em Assis Brasil foi realizado em um galpão coberto de alumínio cheio máquinas agrícolas e potes para armazenar água, no Parque de Produção Municipal, no Ramal do Icuriã.

Do lado de fora mais de 10 homens trabalhavam na feitura de tijolos para pavimentar as ruas do município. “Vamos pavimentar seiscentos e vinte e um quilômetros de ruas em todos os municípios do Acre. Serão necessários mais de trezentos e quatro milhões de tijolos, Assis Brasil está fazendo a sua parte”, comentou Tião Viana.

Conhecida como a “Cidade das Três Fronteiras”, por estar no limite territorial do Brasil com o Peru e a Bolívia, Assis Brasil guarda ligação familiar com os irmãos Jorge e Tião Viana.

No início do século passado, o avô do senador e do governador, Virgilio Viana, foi um dos desbravadores da localidade chamada Vila Paraguaçu. O pai da dupla petista, o ex-deputado federal Wildy Viana, passava até trinta dias 30 dentro de um barco subindo de varejão para chegar à localidade.

“Ele viajava com o seu amigo Vanju Evangelista para uma vila que tinha menos de dez casas”, lembrou Jorge Viana.

Diante de uma platéia composta basicamente por produtores, a prefeita Eliane Gadelha resumiu o ato: “A maioria das pessoas que estão aqui nunca tinha visto tantos secretários e autoridades juntas”.

Foi aplaudida efusivamente.

“O Tião Viana está dando aula de como será o seu governo, A simbologia de um ato, às vezes, tem mais efeito do que o ato”, destacou Anibal Diniz,

Também foi bastante aplaudido.

O município de Assis Brasil foi criado no dia 1º de março de 1963, pelo primeiro governador do Acre eleito pelo voto direto, José Augusto de Araújo. O seu desmembramento de Brasileia, porém, só veio acontecer no dia 14 de maio de 1976.

O começo da caminhada – Em 1998, quando se preparava para disputar o governo pela segunda vez (havia disputado sem vencer em 1990), o jovem engenheiro florestal Jorge Viana decidiu começar a sua caminhada por Assis Brasil.

Era um período invernoso. Chovia muito. Não tinha como chegar ao município de carro porque a estrada repleta de buracos, curvas e ladeiras impedia qualquer aventura.

Também não era possível chegar de avião. A pista de pouso e descolagem do município fora construída numa localidade imprópria. Tinha até ladeira, o que não é recomendado em termo de segurança.

Sem alternativas, Viana viajou para o município de barco. Estava acompanhado do então deputado Ronald Polanco, que hoje é presidente do Tribunal de Contas do Estado, e do então vereador Zico Bronzeado, dentre outros.

“Foi aqui que começou a caminhada vitoriosa da Frente Popular”.

Naquele ano, Jorge Viana se elegeu governador no primeiro turno. Repetiu o feito quatro anos depois, quando se reelegeu da mesma forma, Sempre manteve laços próximos com o município.

“Compartilho da ideia de que Assis Brasil é o começo do Brasil”, declarou.

Durante os oito anos de Viana como governador, Assis Brasil saiu do isolamento. A parceria com o governo federal possibilitou a pavimentação dos 100 quilômetros que separam o município de Brasileia, Há uma pista de pouso e decolagem construída dentro dos padrões exigidos pela segurança e o rio praticamente não é mais utilizado como via de saída e chegada.

Antes de a Frente Popular chegar ao governo municípios considerados isolados como Assis Brasil passavam até quatro anos sem receber a visita de um governador. Até secretários de Estado eram poucos os que se aventuravam a encarar a empreitada.

“Assis Brasil se prepara para a integração por meio da Rodovia Transoceânica”, salientou Anibal Diniz.

“Assim como fiz quando queria ser governador, chamei o Anibal para começarmos a nossa caminhada por Assis Brasil. É aqui que o Rio Acre nasce para banhar os outros municípios. Queremos beber de fonte limpar para honrarmos os nossos mandatos”, disse Jorge Viana.

Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente mais popular da história do país também iniciou sua caminhada até chegar à Presidência da República por Assis Brasil.

Em 1993, Lula começou a 2ª Caminhada da Cidadania no município. Foram percorridos cerca de seis mil quilômetros. Naquele ano o petista foi derrotado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, o presidente que se aliou ao petista Jorge Viana no projeto da Estrada do Pacifico que tirou a população de Assis Brasil do isolamento.

Região de mártires - Os demais municípios do Alto Acre receberam investimentos dos governos federal e estadual. Em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri foram entregues patrulhadas mecanizadas adquiridas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio de emenda parlamentar de autoria do governador Tião Viana, quando este era senador da República.

Cada município recebeu 10 máquinas. O valor total do investimento foi de R$ 7,7 milhões.

A relação do PT e de outros partidos que formam a Frente Popular com o Alto Acre vai além de investimentos públicos e institucionais. Na região foram plantadas a sementes da resistência para a construção de um modelo de desenvolvimento econômico focado no uso racional e inteligente do potencial florestal, sem destruir a natureza.

Por ser contrários á devastação e a ocupação desenfreada nas décadas de 1970 e 1980, líderes da importância do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Brasileia, Wilson Pinheiro, foram derrubados covardemente pela forças das armas dos jagunços.

As armas derrubaram em emboscada personagens do quilate de Ivair Higino, cujos responsáveis pelo crime nunca foram punidos.

Para que o Acre chegasse ao status de ser o Estado detentor da melhor legislação ambiental do mundo foi necessário o sacrifício de muitos anônimos, que acreditaram na floresta como uma guardiã do desenvolvimento.

Eram 20 horas quando a entrega das patrulhas mecanizadas terminou. O evento foi realizado na Casa Paroquial da Igreja São Sebastião. Xapuri é a terra que deu Chico Mendes para o mundo. Ele é o inspirador de tudo o que está acontecendo no Acre.

A sua morte aconteceu de forma covarde, mas não foi em vão.

Nenhum comentário: