terça-feira, 13 de maio de 2008

Notícia no UOL

Para Greenpeace, Marina travava
uma briga com Mangabeira

Thiago Varella
De São Paulo


O pedido de demissão da ministra Marina Silva da pasta do Meio Ambiente foi recebido com surpresa pelo Greenpeace. Para o diretor executivo da instituição, Frank Guggenheim, a ministra travava uma briga política com o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

"O governo Lula deu o Plano Amazônia Sustentável (PAS) na mão do Mangabeira Unger. Isso obviamente foi uma tapa na cara da ministra. O Mangabeira, quando visitou a Amazônia, disse algumas barbaridades como o plano de construir um duto dali para o Nordeste", avaliou.

Mesmo surpreso, Guggenheim disse saber que Marina sofria muitas pressões à frente do ministério. "As forças mais destrutivas para a Amazônia exigiam a saída dela. Ela sempre dizia 'perco a cabeça mas não perco o juízo', e saiu", contou.

O diretor do Greenpeace se mantém cético quanto à escolha do substituto de Marina. Guggenheim chegou a afirmar que Marina era "o ultimo anjo da guarda do meio ambiente" no governo.

"Agora o governo vai colocar uma pessoa sacra que não vai ser vista como empecilho para as obras que se pretende fazer na Amazônia", disse Guggenheim, com quem Marina sempre teve um relacionamento de muito respeito.

Nenhum comentário: