quarta-feira, 23 de abril de 2008

Manifesto: 'Por um Processo
Democrático e Igualitário
na Eleição para Reitor da Ufac
A reivindicação de eleições diretas para reitor foi uma bandeira que unificou as forças progressistas e democráticas no interior da universidade brasileira desde o início da década de 1980. Em sincronia com as demais lutas travadas por diversos segmentos sociais tinha como objetivo maior demolir o autoritarismo imposto pelo golpe militar de 1964, democratizando a sociedade e o Estado.

Na Universidade Federal do Acre (Ufac), a exemplo do que ocorreu na maioria das universidades brasileiras, o processo de escolha do reitor, pelo voto da comunidade universitária, se deu pela primeira vez no ano de 1984. No entanto, longe de expressar os anseios de democratização real, essa primeira eleição foi marcada por uma série de restrições e imposições de regras arraigadas no autoritarismo que cerceavam a ampla participação nas diferentes instâncias decisórias.

A partir de 1988, em função da pressão e mobilização de movimentos estudantis e sindicais, bem como das conquistas e dos avanços dos debates acadêmicos no sentido da democratização da universidade, conquistamos politicamente o direito de eleger o reitor pelo voto proporcional paritário. Esse voto garantia a ampla participação de todos os estudantes, servidores técnico-administrativos e professores, sem confundir as especificidades ou desqualificar a importância e o papel de cada uma dessas categorias na construção e nas ações diárias da universidade.

Leia mais no blog do Braña.

Nenhum comentário: