quinta-feira, 24 de abril de 2008

A previsão do TRE
Teve pouca valia a ação do PP querendo impedir que Rio Branco atinja o número de 200 mil ou mais eleitores este ano. Como é sabido, os progressistas apresentaram mais de três mil atestados de óbitos para serem retirados do cadastro eleitoral.

A previsão é que o número de pessoas aptas a votar em Rio Branco chegue a 208 mil até o dia 7 de maio, último dia para a troca de domicílio eleitoral ou emissão de título de eleitor.

Esse trabalho para atrair novos eleitores não está sendo feito apenas pela Justiça Eleitoral. Partidos e candidatos nas eleições deste ano estão dando um grande empurrão para que a meta seja alcançada. A tendência é que o esforço seja intensificado nos próximos dias.

O transporte dos futuros eleitores está sendo feitos de forma camuflada. Os cidadãos são deixados por assessores dos políticos nas imediações dos locais onde o TRE está fazendo atendimento.

Confirmada a previsão da Justiça, a oposição enxerga maior possibilidade de disputar com o prefeito Raimundo Angelim (PT). A idéia é tentar levar a eleição para o segundo turno, quando todas as forças poderão se juntar contra o petista.

Convenhamos, uma eleição com possibilidade de dois turnos fica mais bonita, democrática e participativa. Será uma oportunidade para os candidatos apresentarem suas propostas e o vencedor, realmente, ganhar com a maioria dos votos dos cidadãos rio-branquenses.

Com vários candidatos de oposição, Raimundo Angelim terá uma vida mais fácil no primeiro turno. Os opositores terão que se digladiar numa eleição entre eles. O vencedor é que, caso o petista não vença a disputa já em 5 de outubro, terá a oportunidade de ir para um segundo round. E não será tão fácil.

Nenhum comentário: